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Bayer lança um novo programa de relacionamento com o agricultor e apresenta o primeiro marketplace para o agronegócio brasileiro

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 18/10/2019

6 MIN DE LEITURA

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Orbia e Impulso Bayer representam mais um passo da estratégia da Bayer na transformação digital contribuindo para o avanço da experiência de consumo dos produtores rurais

A Bayer consolida o seu pioneirismo como empresa focada em atender de forma inovadora as necessidades do produtor rural brasileiro. Em breve, os agricultores contarão com um novo modelo digital para apoiá-los durante toda a sua jornada no manejo da lavoura. Trata-se de uma evolução da proposta da Rede AgroServices para duas novas iniciativas: o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento com o produtor, e a Orbia, a plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplace de fidelidade, commodities e insumos.

De acordo com o presidente da divisão agrícola da Bayer, Gerhard Bohne, o acesso à internet, as gerações mais jovens que vêm assumindo a frente do negócio da família no campo e a necessidade de levar o ambiente de compras on line tanto para os produtores quanto aos distribuidores da Bayer foram algumas as principais razões que levaram a companhia a investir neste novo modelo de negócio.

“O novo cenário proposto pela Bayer vai ao encontro da tendência atual, na qual vemos clientes que compram em lojas físicas e virtuais, além de participarem de programas de fidelização”, compara Gerhard. O produtor passará a acumular pontos dentro do Impulso Bayer como programa de relacionamento e os trocará por produtos e serviços na plataforma da Orbia. “A lógica é bastante semelhante ao sistema dos programas de milhagem das companhias aéreas, no qual as pessoas já estão acostumadas a interagir com as duas interfaces com diferentes finalidades. A ideia deste formato é trazer mais benefícios para o agricultor”, acrescenta Gerhard.

O Impulso Bayer é o novo programa de relacionamento com produtores rurais e representa o jeito Bayer de ser. “Nascemos com uma motivação em mente: inspirar e impulsionar os agricultores para o futuro através de experiências exclusivas”, diz Thiago Junqueira, diretor de Experiência do Cliente da Divisão Crop Science da Bayer. O programa prevê a classificação dos clientes de uma a cinco estrelas, de acordo com o nível de relacionamento que ele mantém com a Bayer.  As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como o atendimento personalizado de um concierge para o agronegócio online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. Todas as experiências têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital. “Com a proposta, queremos oferecer algo inovador ao produtor, é um programa de relacionamento inédito no mercado”, explica Junqueira.

Já a plataforma Orbia nasce com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor. Esta nova empresa visa criar uma nova proposta de valor para todos os stakeholders que compõem a cadeia tradicional por meio de três plataformas distintas. “A criação de uma nova empresa foi necessária para possibilitar esta expansão para o mercado”, pondera o CEO da Orbia, Ivan Moreno.

O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. “O modelo gera valor ao cliente final e aumenta de forma significativa a retenção deste cliente para as empresas aderentes”, explica Moreno. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% área plantada do Brasil.

A plataforma para venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando uma plataforma simplificada, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. A nova ferramenta de compra também permite ao produtor maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita às políticas de distribuição estabelecidas pela indústria.

A plataforma para compra e venda de commodities oferece uma ferramenta moderna para a comercialização da produção de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. Além disso, permite a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabiliza que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento. A proposta expande o modelo doMade in Farm, projeto piloto que funciona há mais de 2 anos por meio da venda direta de cafeicultores que comercializam a sua produção.

Transformação Digital

O novo modelo construído pela Bayer visa promover um novo caminho de transformação digital dentro do agronegócio “A companhia vem investindo continuamente em soluções digitais, assim como tem focado em pesquisa e desenvolvimento para novos produtos há mais de um século. As ferramentas digitais transformaram muitos setores e estamos apenas na superfície da importância delas para a agricultura", reforça Bohne.

Além disso, a Bayer tem o cuidado de integrar os novos modelos que vem chegando aos negócios já existentes da empresa no mercado. A proposta de digitalização tem como premissa criar valor para toda a cadeia e oferecer diversas vantagens aos parceiros comerciais e clientes. “O modelo de marketplace ampliará os negócios dos nossos atuais canais de distribuição, suportando a entrada dos mesmos nos meios digitais e possibilitando o acesso a novos clientes”, explica.

O modelo de negócio está ligado à estratégia de inovação aberta que vem sendo adotada nos últimos anos pela multinacional. Para ajudar a promover a transformação digital na agricultura, a Bayer busca estar conectada às startups do agronegócio – as chamadas agtechs – por meio de diversas iniciativas e conta com um comitê de governança do ecossistema de inovação aberta.

O Bayer Growth Ventures, por exemplo, tem permitido a adesão de uma série de empresas ao negócio da Bayer. Exemplos são os investimentos do fundo na empresa de análises Tbit, por meio de uma iniciativa liderada pela Microsoft e o fundo BR Startups, e o aporte direto na Grão Direto, plataforma de comercialização e inteligência para o mercado físico de grãos. São empresas que ajudam a colocar a Bayer na liderança da transformação digital do agronegócio e que apresentam diversas sinergias potenciais entre si e com estas novas ações anunciadas.

Outra iniciativa voltada às startups é a parceria com o AgTech Garage, principal hub de inovação do setor, localizado na cidade de Piracicaba (SP), região considerada o Vale do Silício da agricultura. O objetivo da iniciativa é estabelecer relacionamentos colaborativos entre todos os atores que beneficiam a cadeia produtiva.

“As inovações se estendem a diversas áreas e a Bayer valoriza isso. Boa parte das iniciativas anunciadas pela companhia nos últimos anos demonstram este foco da empresa”, finaliza Gerhard Bohne, presidente da divisão agrícola.

 Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2018, com cerca de 117 mil colaboradores, obteve vendas de € 39,6 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,2 bilhões. Para mais informações, acesse www.agro.bayer.com.br.

 

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