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A Chr. Hansen lança o conjunto de culturas Vega, desenvolvido para bases vegetais fermentadas

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 13/05/2021

6 MIN DE LEITURA

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A Chr. Hansen lança as culturas Vega™, marcando o início de um novo capítulo para soluções de fermentação em base de origem vegetal

Como alternativas sem lácteos ao iogurte, o que a Chr. Hansen chama de vegurts, ganham força em todo o mundo, a concorrência está crescendo entre os produtores que se esforçam para oferecer aos consumidores o melhor. Quem investe nessa categoria deve ser capaz de atender à demanda do consumidor por opções que ofereçam ótimo sabor, estímulo ao bem-estar, garanta frescor, rótulos limpos e uma pegada de carbono mais leve.

Vega™ é a solução da Chr. Hansen para este cenário em mudança, combinando um portfólio de culturas revolucionárias com suporte de aplicações personalizadas no longo prazo, todos projetados para ajudar os produtores a alcançar resultados de fermentação superiores em toda a ampla gama de bases de origem vegetal. O novo Kit de Cultura Vega™ é composto por três categorias de culturas: culturas de fermentação, que garantem sabor e textura personalizados; probióticos para melhorar a saúde e uma cultura bioprotetora para manter a qualidade ao longo do prazo de validade.

Consumidores cada vez mais sofisticados querem que as opções de origem vegetal sejam deliciosas e estão dispostos a pagar por elas

VegurtsA demanda por vegurts e outras alternativas fermentadas aos produtos lácteos tem crescido significativamente nos últimos anos. Os consumidores estão mais conscientes do que nunca em relação à saúde e estão continuamente atentos às opções que percebem como mais saudáveis e sustentáveis, bem como àquelas que são livres de lactose e capazes de garantir uma boa digestão. Pesquisas sugerem que, embora os consumidores estejam dispostos a substituir os alimentos tradicionais por alternativas de origem vegetal, uma percentagem significativa não gosta do sabor desses alimentos. De fato, mais de dois terços dos americanos afirmam que estariam dispostos a incorporar mais opções de origem vegetal em suas dietas se o sabor fosse melhor do que os produtos disponíveis atualmente. Juntas, essas tendências sugerem que um segmento de consumidores dedicados que buscará opções de origem vegetal, independentemente de poderem competir em sabor e experiência culinária, mas uma percentagem significativa dos consumidores tradicionais só fará a troca se acreditar que o produto é tão saboroso quanto as opções à base de lácteos disponíveis.

As empresas que buscam ter sucesso nesses segmentos têm notado mudanças nas preferências. Os produtores estão investindo pesado para trazer produtos artesanais e rótulos mais limpos como alternativas de origem vegetal com autenticidade e melhor sabor. Algumas das principais marcas premium para opções de origem vegetal de melhor sabor projetaram um crescimento cinco vezes maior entre 2017 e 2021, ressaltando a demanda significativa por alternativas com excelência comprovada, mesmo quando são mais caras do que seus semelhantes lácteos tradicionais.

Vega™ oferece um portfólio de culturas veganas projetadas para atuar em toda a variedade de bases de origem vegetal

A Chr. Hansen passou 145 anos construindo uma experiência incomparável em usar o poder das bactérias boas para fazer alimentos naturalmente saborosos e seguros que permanecem frescos por mais tempo. Agora, com o lançamento do portfólio Vega™, ela aplicou essa experiência e expertise para iniciar um novo capítulo de colaboração com a categoria de origem vegetal vegurt.

"Pode ser assustador para os produtores selecionar e fermentar a ampla gama de bases de origem vegetal — como coco, amêndoa, aveia, ervilha, soja e até misturas que combinam essas bases", diz o Dr. Ross Crittenden, Diretor Sênior de Desenvolvimento Comercial da Chr. Hansen. "A filosofia por trás da Vega™ é uma resposta a esse cenário dinâmico que oferece soluções que combinam simplicidade com flexibilidade. Nosso Kit de Cultura Vega™ é o resultado de anos de testes e triagem de cepas que proporcionam desempenho robusto em toda a gama de bases de origem vegetal. O resultado disso é um portfólio de opções resilientes e flexíveis que tiram a preocupação do desempenho da fermentação, permitindo que os fabricantes de produtos com bases de origem vegetal se concentrem em selecionar os recursos que a Vega™ pode proporcionar aos seus produtos.  Essas características estão alinhadas com os principais impulsionadores do consumidor em relação a sabor, textura, saúde e sustentabilidade."

"Uma das maiores inovações que a Vega™ oferece são culturas que podem melhorar significativamente a sensação no paladar e a textura cremosa nos vegurts", continua a Dra. Patrizia Buldo, Cientista Sênior da Chr. Hansen. "Os produtores que usam essas culturas otimizadas vão notar que sua necessidade de aditivos e estabilizadores é reduzida ou eliminada totalmente, permitindo que eles ofereçam aos consumidores um produto final com rótulo limpo."

O Kit de Cultura Vega™ ajuda os produtores a criar vegurts de qualidade superior oferecendo as seguintes vantagens:

  1. Suporte bioprotetor da Vega™ FreshQ®, uma solução de cultura que prolonga o prazo de validade com frescor superior e menos problemas de qualidade por meio da fermentação
  2. Melhor posicionamento de saúde com as culturas Vega™ nu-trish®, que incorporam os probióticos mais pesquisados do mundo, incluindo Lactobacillus rhamnosus, LGG® e Bifidobacterium, BB-12®
  3. A escolha entre sabores leves e ácidos frescos, bem como texturas regulares ou espessas e cremosas de culturas de fermentação especificamente projetadas para bases de origem vegetal

Melhor juntos com o suporte global em campo

Os clientes da Vega™ desfrutam de suporte contínuo e prático da equipe global de especialistas em fermentação baseada em produtos de origem vegetal dedicada da Chr. Hansen e laboratórios de aplicações, desde a ideação até a solução de problemas pós-lançamento. A Chr. Hansen investe em pesquisa de consumo e mercado dentro da indústria baseada em produtos de origem vegetal para garantir o alinhamento entre as necessidades dos consumidores e as características que as culturas Vega™ trazem para produtos de origem vegetal. Isso permite que a Chr. Hansen ofereça suporte adicional por meio de sessões de inovação sob medida, amostras conceito, pesquisa colaborativa e assistência a aplicações. Ao fazer parcerias com clientes em todas as etapas do desenvolvimento de produtos, a Chr. Hansen visa estabelecer um novo padrão de qualidade e atendimento ao cliente, criando de forma conjunta deliciosos vegurts cujos sabores e texturas podem competir com ofertas de lácteos mais tradicionais.

Elevar o nível de excelência e trabalhar para um futuro mais sustentável

À medida que as opções de origem vegetal continuam a conquistar participação de mercado, a categoria será, em última análise, liderada pelos produtores que forem capazes de oferecer opções saudáveis, o melhor sabor e um rótulo limpo. O foco do consumidor em saúde, bem-estar e consumo sustentável continuará a crescer, aumentando a demanda por produtos atraentes dentro desta categoria. 

"Nossa pesquisa de mercado descobriu que ainda há espaço para diferenciar produtos e marcas dentro da categoria vegurt e grandes culturas oferecem aos produtores os meios para isso", diz Crittenden.  "Estamos orgulhosos da simplicidade e flexibilidade que a Vega™ pode oferecer ao mercado. Estamos ansiosos para levar adiante o legado de orgulho da Chr. Hansen de moldar parcerias estreitas com nossos clientes e oferecer culturas de classe mundial para que, juntos, possamos elevar o nível de qualidade e redefinir o que é possível dentro da categoria vegurt."

 

Referências:

Euromonitor International. “The Post-Dairy Era.” 2020, p. 5.

Universidade de Yale, 2020. https://climatecommunication.yale.edu/publications/climate-change-and-the-american-diet/2/

Ibid.

https://www.globalaginvesting.com/kite-hill-raises-another-10m-drive-growth-plant-based-foods-category/#:~:text=Just%20as%20Danone%20foresees%20its,seu%20business%20will%20grow%20fives

Euromonitor International. “Packaged Food: The Rise of Vegan and Vegetarian Food.” 2020, p. 10.

 

Este é um conteúdo de Chr. Hansen.

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