Tecnologia de propagação de palma forrageira em viveiro será tema do Interleite Nordeste

A produção de forragem no semi-árido brasileiro é comprometida em conseqüência do baixo índice pluviométrico e pela ausência ou má distribuição das chuvas durante grande parte do ano. Com a finalidade de amenizar essa situação [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A produção de forragem no semi-árido brasileiro é comprometida em conseqüência do baixo índice pluviométrico e pela ausência ou má distribuição das chuvas durante grande parte do ano. Com a finalidade de amenizar essa situação, a palma forrageira surgiu como fonte alternativa de alimento, pois oferece boa disponibilidade no período seco, bom coeficiente de digestibilidade da matéria seca e alta produtividade.

É de suma importância para o pecuarista conhecer o método de propagação da planta forrageira a ser cultivada na propriedade a fim de evitar prejuízos, pois a produção de mudas é uma das principais etapas do sistema produtivo, uma vez que delas depende o desempenho final das plantas.

Tradicionalmente, a propagação da palma forrageira é feita por meio de parte da planta adulta, mas as mudas devem ser retiradas da parte central da planta adulta, pois as raquetes situadas na base são muito celulósicas e de difícil brotação. Além disso, as raquetes selecionadas para o plantio devem se apresentar com bom vigor e livres de pragas ou doenças.

Outra alternativa de produção de raquetes é a tecnologia de propagação de palma forrageira em viveiro por meio dos fragmentos das raquetes, sob irrigação, onde o produtor rural possa implantar novas áreas, utilizando mudas de alta qualidade, produzidas a partir de pequenas quantidades de raquetes.

Para tratar desse assunto, o Interleite Nordeste traz a palestra “Tecnologia de propagação de palma forrageira em viveiro, sob irrigação, como estratégia para acelerar o aumento da oferta de mudas de variedades resistentes a Cochonilha do Carmim”, que será ministrada pelo agrônomo Márcio Peixoto.

Marcio Peixoto possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado e doutorado em Zootecnia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em Produção Animal e Forragicultura e Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Cactacea, Micropropagação de Plantas, Forragiculta e Pastagens, Biotecnologia e Alimentação Animal.

Atualmente, Márcio é coordenador de pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e trabalha na multiplicação de palma forrageira desde 2003, com as técnicas de micropropagação e fracionamento de raquetes.

A segunda edição do Interleite Nordeste acontece nos dias 05 e 06 de novembro em Salvador/BA. Para ver a programação completa do evento e fazer sua inscrição, acesse: www.interleite.com.br/nordeste



Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

marcos josé almeida de menezes
MARCOS JOSÉ ALMEIDA DE MENEZES

CAPIM GROSSO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/11/2014

Olá, Marcio como não participei do evento por outros motivos, poderia me informar sobre qual o tamanho do viveiro para produçao de mudas para 1ha e quantas raquetes serião nesseçarias, com quanto tempo estarião prontas para o transplante.
Qual a sua dúvida hoje?