
Do evento, foi publicado o livro "O Brasil e a nova era do mercado de lácteos: compreender para competir". A publicação, de 300 páginas, reúne textos de boa parte das palestras apresentadas, sendo comercializado através do site www.milkpoint.com.br.
"De todos os eventos que já realizamos, esse foi o que tivemos maior público, com lotação total do auditório e um clima muito positivo. O setor está entrando em uma nova era", comemora Marcelo P. Carvalho, coordenador do evento e diretor da AgriPoint Consultoria.
O evento teve um foco considerável nas perspectivas de mercado, sendo levantados os seguintes pontos:
• As perspectivas para o setor de lácteos no mundo são muito boas para a próxima década, fruto da demanda crescente em países em desenvolvimento, da redução dos estoques da União Européia e Estados Unidos e das dificuldades climáticas que alguns exportadores tradicionais estão tendo.
• Os novos patamares de preços, ainda que em parte conjunturais, são provavelmente uma realidade e isso gerará um rearranjo dos exportadores mundiais. Novos países se tornarão competitivos e será necessário conhecer a capacidade de resposta (em volume e custos) dos sistemas de produção atuais, dadas as novas condições. Cerca de 65% do leite exportado hoje no mundo foi estabelecido a partir do teto de US$ 0,20/kg de leite, valor que dificilmente se repetirá (deverá ser mais alto).
• No mundo todo, há pressão de custos em função do aumento dos preços dos grãos, pela produção de energia, terras e mão-de-obra, sendo mais um fator a elevar os custos de produção e forçar os preços para cima.
• O Brasil é o país com maior capacidade de resposta, por possuir ainda baixa produtividade, insumos relativamente baratos e área disponível. O ganho em produção poderá ser obtido com técnicas simples, como o arraçoamento dos animais e o melhoramento genético.
• Haverá desafios, como o aquecimento global, do qual a pecuária leiteira tem alguma contribuição, devendo ficar cada vez mais atenta a pressões de ambientalistas. É preciso uma postura mais pró-ativa nessa questão.
Além das palestras de mercado, o evento abordou questões técnicas estratégicas para a obtenção de competitividade, como estratégias para a compra de insumos, utilização de cruzamentos utilizando raças européias para produção de leite, seleção genética para sólidos, boas práticas de produção associadas a produção de leite, manejo de dejetos e oportunidades para geração de renda com o uso dos dejetos interpretação de índices zootécnicos, assistência técnica com base em resultados econômicos, controle de carrapatos, interpretação de análises de leite visando o manejo nutricional e conceitos sobre suplementação de vacas a pasto.
As palestras do evento também serão comercializadas no formato online, com o vídeo sincronizado com os slides. Mais informações no link www.agripoint.com.br/palestras.
O Interleite 2007 foi patrocinado pelas empresas Itambé, que foi a patrocinadora master, Bayer, Bunge, DeLaval, Genética Sueca, Kera Brasil, Serrana e Schering-Plough.
Entre os apoiadores, estão a CALU, CAPAL, CBCL, Centroleite, Conavet Jr., Cooprata, Embrapa Gado de Leite, revistas Girolando, Balde Branco e Leite Integral, Prefeitura de Uberlândia, Projeta Consultoria, Sebrae-DF, Sebrae-MG (Educampo) e Sindicato Rural de Uberlândia.
Para mais informações, entre em contato pelo email interleite@milkpoint.com.br ou pelo telefone 19 3432-2199.