O modelo de balanço de massa é um modelo matemático que possibilita a inclusão de todos os compartimentos de um ecossistema de pastagem, que são a atmosfera, o solo, a planta forrageira, o animal e os insumos utilizados (suplementos, corretivos e fertilizantes). Além disso, possibilita a inclusão do índice pluviométrico e da analise de solo da propriedade em questão, as metas de produtividade em unidades animais/ha ou em litros de leite ou kg de carne/ha; a composição química da forragem e dos suplementos utilizados, a quantidade de suplementos que entram no sistema, as eficiências de conversão dos insumos, entre outros.
Para detalhar esse modelo e apresentar dados técnicos e econômicos de sistemas de produção de leite em pastagens manejadas intensivamente com irrigação, o Interleite Nordeste 2014 traz a palestra “Manejo da fertilidade do solo em área de pastejo rotacionado irrigado”, que será ministrada pelo zootecnista Adilson Aguiar, da Consupec.
O Interleite Nordeste acontece nos dias 05 e 06 de novembro em Salvador/BA e reunirá em sua programação autoridades, pesquisadores, consultores e produtores, apresentando palestras que abordarão desde questões relacionadas ao desenvolvimento econômico da região, como tecnologias aplicadas à produção de leite, sempre com um enfoque prático.
Confira o programa e faça a sua reserva! Vagas limitadas!
Acesse: www.interleite.com.br/nordeste