Clínica do Leite da ESALQ/USP compartilhará sua experiência em seu blog no MilkPoint

O Centro de Excelência em Gestão da Produção e da Qualidade do Leite (Clínica do Leite) do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP que já é parceiro do MilkPoint em outros projetos, terá agora um Blog no site chamado Clínica do Leite - ESALQ/USP o qual trará uma série de resultados de pesquisas interessantes direcionadas à cadeia do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

O Centro de Excelência em Gestão da Produção e da Qualidade do Leite (Clínica do Leite) do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP que já é parceiro do MilkPoint em outros projetos, terá agora um Blog no site chamado Clínica do Leite - ESALQ/USP o qual trará uma série de resultados de pesquisas interessantes direcionadas à cadeia do leite.

A Clínica do Leite tem como objetivo auxiliar a indústria e os produtores a aumentarem a eficiência econômica e a qualidade do leite através da identificação de áreas de oportunidade zootécnica nas fazendas e da avaliação da qualidade do leite para as indústrias. Assim, os principais temas a serem abordados no Blog serão qualidade do leite e gestão, pois são a principal linha de trabalho da Equipe.

Os trabalhos desenvolvidos na Clínica envolvem o desenvolvimento de novas metodologias de avaliação da qualidade do leite e de pesquisas para aumentar a eficiência da sua produção. Além disso, possui cursos de capacitação de profissionais e projetos de criação de ferramentas gerenciais (softwares) com o objetivo de preparar melhor as pessoas envolvidas na atividade e desenvolver sistemas de decisão, baseados em pesquisa científica, para ajudar os produtores de leite a melhorarem o desempenho econômico de seus negócios.

O laboratório realiza um total anual de mais de 4,0 milhões de análises de amostras de leite, que atendem às necessidades de 350 indústrias quanto à avaliação da qualidade do leite proveniente de seus fornecedores. São também analisados o leite de cerca de 35.000 vacas mensalmente. Os resultados servem como dados de pesquisa sobre a qualidade do leite, sanidade e nutrição dos animais.

Em função destas atividades a Clínica é credenciada junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento como um dos laboratórios integrantes da Rede Brasileira de Laboratórios de Análise da Qualidade do Leite - RBQL.

Assim, diante de tantas análises e estudos que envolvem o setor e da seriedade de seu trabalho, a Equipe da Clínica do Leite vê o Blog como uma excelente oportunidade de compartilhar com os leitores do MilkPoint o conhecimento adquirido e os resultados de importantes pesquisas desenvolvidas para a "comunidade láctea".

Para acessar os dois artigos já publicados no Blog basta clicar aqui.


QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Juarez Ribeiro Leite
JUAREZ RIBEIRO LEITE

PIRANHAS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/06/2013

Espero que com este novo Blog, teremos acesso a muitas outras informações importantes.

Parabéns.
José Paulo da Silva
JOSÉ PAULO DA SILVA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 23/06/2013

Parabéns a ESALQ/USP - Setor de zootecnica pela nobre iniciativa. Demonstra o seu comprometimento com a classe produtora de leite, onde a maioria deseja , precisa e quer mudança na obtenção de uma matéria prima com qualidades técnicas satisfatórias , tendo ciencia que somente o conhecimento científco e tecnológico permitem alcançar.

Continuem inovando.
alex campos machado
ALEX CAMPOS MACHADO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 20/06/2013

Caro Renato !



Obrigado pela atenção e carinho pelo comentario.



Alex
Renato Tângari Dib
RENATO TÂNGARI DIB

GOIÂNIA - GOIÁS - ZOOTECNISTA

EM 20/06/2013

Com certeza tem muito a contribuir. Parabéns pela iniciativa.
José Luiz Jorge
JOSÉ LUIZ JORGE

SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/06/2013

Excelente a iniciativa do blog, mais uma canal para acessarmos informação de qualidade. gostaria de sugerir algo sobre a produção de leite de búfalas,
Qual a sua dúvida hoje?