ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem de milho: Aspectos agronômicos fazem a diferença

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 24/01/2018

2 MIN DE LEITURA

0
8

O manejo da cultura do milho não é um dos mais complexos frente as outras culturas agrícolas plantadas no nosso país. Obviamente, a cultura do milho apresenta determinados entraves, mas agricultores não têm enfrentado sérios problemas ao conduzi-la. Contudo, o cenário vivido por muitos pecuaristas tem sido um pouco mais sombrio. Por que? Ocorre que muitas fazendas zootécnicas não possuem equipamentos especializados e mão-de-obra treinada para manejar o milho durante a fase agronômica. Somado a estes problemas, existe também a falta de foco para esta etapa. Ou seja, discute-se muito sobre os aspectos nutricionais da silagem de milho e muito pouco (quase nada) sobre o agronômico.  

Embora os híbridos transgênicos represente a maioria das nossas lavouras, muitos deles necessitam de aplicação de inseticidas ao longo do ciclo, conforme pode ser visto na Foto 1. Por outro lado, algumas pragas não tem controle estabelecido e, desse modo, não há o que fazer (Foto 2). Muitos híbridos também são susceptíveis às doenças de final de ciclo e necessitam de fungicidas. Em muitas áreas, principalmente onde não há plantio direto, as plantas daninhas infestam a cultura e, desse modo, há a necessidade de herbicidas.

Quanto ao programa de fertilização, há a adubação de plantio e, posteriormente, as fertilizações de cobertura, as quais apresentam períodos pré-determinados para serem realizadas. Todos esses aspectos agronômicos (controle de pragas, doenças, plantas daninhas e fertilização) devem ser desempenhados durante o período que mais chove na região central do país. Ou seja, nem sempre que uma praga precisa ser controlada ou um herbicida ser aplicado o manejo ocorrerá, pois há interferência do clima.

Então, silagem de milho com alto valor nutricional e custo reduzido acaba sendo para poucos. Nós criamos um hábito de discutir sobre a silagem de milho, a qual é uma forragem, como se ela fosse um ingrediente concentrado. Muitos nutricionistas que prestam serviço de formulação de dietas simplesmente vão até o painel do silo, coletam uma amostra, encaminham ao laboratório e, posteriormente, criticam o laudo em função do baixo valor nutricional. Faço um convite a esses profissionais a participarem da escolha do híbrido, acompanhar o plantio e todas as demais etapas que cercam a condução da cultura e a produção da silagem. Silagem de milho exige atenção e dedicação intensa, do início até o fim, ou seja, da escolha do híbrido até o cocho. Há a necessidade de ter uma visão macro do sistema.

Portanto, o valor nutricional de um híbrido deve ser discutido posteriormente a análise agronômica do mesmo, ou seja, é segundo plano. Híbridos que desempenham adequadamente durante a etapa agronômica devem ser preferidos pelos pecuaristas, pois a grande dificuldade de produzir uma silagem de milho está justamente neste período. A ensilagem per se (colheita, compactação e etc) é conhecida pelas fazendas zootécnicas e não traz grandes segredos.

Foto 1. Planta de milho atacada pela lagarta do cartucho. 

Aprenda a produzir e utilizar silagem de forma eficiente, participando do curso online disponível no EducaPoint, apresentado pelo Dr. Thiago Bernardes Fernandes. Mais informações: https://www.educapoint.com.br/curso/uso-silagem/.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures