ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cana-de-açúcar: faça cortes semanais na capineira

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 30/04/2018

2 MIN DE LEITURA

10
7

O lançamento de dezenas de variedades e o domínio das técnicas de cultivo provenientes da agricultura otimizam o uso da cana-de-açúcar nas fazendas zootécnicas. Aliado a esses fatos, esta forragem se justifica como ingrediente na dieta dos ruminantes pela sua elevada produtividade e valor nutritivo satisfatório (alta concentração de sacarose nos colmos).

Tradicionalmente, a cana-de-açúcar é utilizada na forma de capineira. Contudo, o corte diário tem sido uma das principais dificuldades quanto ao uso dessa cultura como alimento para os animais. Com o objetivo de contornar este entrave, produtores e pesquisadores estão em busca de estratégias alternativas, as quais possibilitem colher a forragem com menor frequência.

O tratamento da cana-de-açúcar picada com cal micropulverizada foi divulgado, mas não obteve sucesso nas fazendas porque torna o manejo mais complicado. Desse modo, ferramentas de manejo mais simples e de menor impacto econômico devem ser alcançadas para se reduzir os turnos de colheita, migrando assim para um sistema de maior flexibilidade nas propriedades que utilizam a cana-de-açúcar na forma de capineira, especialmente aquelas de pequeno porte. Desse modo, um estudo foi conduzido no Departamento de Zootecnia da UFLA, com o objetivo de avaliar o efeito do tempo de estocagem da cana-de-açúcar com ou sem palhas e ponteiros sobre as perdas de massa e alterações no valor nutritivo.

As plantas maduras de uma capineira (segundo ano de cultivo) foram colhidas manualmente, realizando-se corte nos colmos, rente ao solo. Todo o montante de plantas colhidas foi dividido em duas porções (veja figura 1). Em uma delas, o ponteiro (folhas) e as palhas foram separadas dos colmos, os quais constituíram o primeiro tratamento (sem ponteiro e palhas – SPP). Da segunda porção, nenhum dos componentes (ponteiro e palhas) foi retirado, definindo-se então o segundo tratamento (colmos com ponteiro e palha – CPP). Cada porção (com ou sem os componentes morfológicos) foi separada em feixes, com o objetivo de se avaliar o efeito do tempo de estocagem (2, 4, 6, 8 e 10 dias).

Figura 1. Feixes de cana-de-açúcar estocados sem palhas e ponteiros (SPP) e com palhas e ponteiro (CPP).

Os resultados do estudo mostraram que estocar cana-de-açúcar, por um período de até dez dias, na ausência de ponteiros e palhas é a estratégia mais adequada para aqueles que desejam reduzir frequência de cortes na capineira, pois a presença dos componentes de palhas e, principalmente do ponteiro, potencializa as perdas de massa, ocupa maior área no galpão para a estocagem e reduz o valor alimentício da forragem.

Lembrem-se que esta é uma estratégia para aqueles que cortam cana-de-açúcar manualmente, ou seja, possuem condições de estocar a planta sem picar e ainda de separar as palhas e o ponteiro. Ou seja, esta não é uma estratégia viável para os produtores que realizam corte mecânico.

trofeu agroleite 2018

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/08/2018

Prezado Márcio,

Nós não temos dados sobre esta cultivar. A colaboração do nosso grupo de pesquisa sobre capim-Elefante sob capineira foi dada utilizando Cameron. Estudamos cortes de 1 a 2,6 m de altura e chegamos a conclusão que até 1,4 m não se deve cortar porque a proporção de folhas é estável, ou seja, cresce em produtividade, mas NÃO decresce o valor nutritivo.

A partir de 1,4 m, a produtividade cresce, mas com declínio acentuado do valor nutritivo. Desse modo, cada propriedade deve escolher que altura é mais adequada ao sistemas de manejo que possui em termos de mão de obra, operacional e nutricional.

Att,
Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 16/05/2018

Boa tarde Paulo. Todos as variáveis mencionadas por você foram mensuradas. Como o objetivo do artigo para o site é 'levar' uma mensagem, eu procuro fazer textos curtos, ou seja, que tenham conteúdo, mas sem tomar muito o tempo do leitor.

Att,
Thiago Bernardes
MÁRCIO TROVÃO DUARTE CAVALCANTI

EPITACIOLANDIA - ACRE

EM 31/08/2018

Professor Thiago,

O senhor poderia nos disponibilizar algum artigo ou algo mais que trate mais sobre o tema. Infelizmente, nosso país é carente em protocolos de cultivo e manejo diário de pastos de corte na alimentação de ruminantes por pequenos e médios produtores, ou seja, para aqueles que cortam manualmente.

Tem alguma pesquisa do tipo destinada ao capim elefante da variedade brs capiaçu? Poderia-se cortá--lo de três em três dias por exemplo?

Grato.
MÁRCIO TROVÃO DUARTE CAVALCANTI

EPITACIOLANDIA - ACRE

EM 31/08/2018

Muito bom!

Há alguma linha de pesquisa similar para pastos de corte como o capim BRS Capiaçu por exemplo?
PAULO BITENCOURT TEIXEIRA

VILA PAVÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2018

Já usei cana estocada com ponteiros por mais de vinte dias durante a seca e , apos picada foi totalmente consumida pelos animais, embora não tenha sido mensurado, foi perceptiva a queda de consumo voluntario com o avanço do período de estocagem. É incompreensível a carência de pesquisa nessa área, precisamos de números confiáveis para determinarmos os procedimentos possíveis a serem adotados no sentido de rompermos esse gargalo na utilização da cana na alimentação diária dos bovinos. É preciso que seja quantificado conforme o tipo e tempo de estocagem (no campo, galpão ou a sombra) o consumo animal, perdas por fermentação, queda no valor valor nutricional, e outros. Talvez as perdas sejam aceitáveis tendo como limite os valores das perdas ocorrida no caso da ensilagem.
HÉLIO RANES DE MENEZES

JATAÍ - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2018

Ótimo, realmente precisamos de muitas pesquisas que venha ajudar principalmente o pequeno produtor. Continuem buscando alternativas, para baixo custo de produção. Parabéns pelo trabalho.
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/05/2018

Caros Oderman, Nilton, e Tiago,

Agradeço pelas palavras de incentivo. Fiquem tranquilos que continuaremos a conduzir pesquisas em prol da classe produtora.

Att,

Thiago Bernardes
TIAGO JOÃO TONIN

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 03/05/2018

Interessante a pesquisa. Lembro que quando trabalhava com meu pai, estocávamos cana com folhas e tudo dentro de um galpão, só que deixávamos em pé, para não aquecer.
NILTON BORGES

PERIQUITO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/05/2018

Top. Não tinha ouvido ainda está de estocar Cana neste período sem palhas e ponteio. No meu caso pequeno produtor e com pouca mão de obra disponível. Espero um resultado menos sofridos nesta safra. Parabéns. Por favor continuem com os estudos da Cana. Grato. Nilton Borges.
ODERMAN OLIVEIRA LIMA

ITAPETINGA - BAHIA - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 02/05/2018

Muito bom para o pequeno e médio produtor de leite. Facilita o manejo diário da fazenda.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures