ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Soro no leite: vulnerabilidades das técnicas para detectar essa fraude

RAFAEL FAGNANI

EM 24/05/2018

4 MIN DE LEITURA

3
7

Mesmo com toda a tecnologia disponível no século XXI, algumas fraudes em leite ainda podem passar despercebidas pela fiscalização. Por isso, o trabalho de pesquisas nessa área é importantíssimo! Entre os maiores desafios da atualidade, está a detecção da adição de soro no leite.

Muitos métodos já foram desenvolvidos para descobri-la, mas todos possuem suas fragilidades. Até pouco tempo, pensava-se que a cromatografia era imbatível nessa questão… mas infelizmente não é. Confira nessa matéria o porquê ainda estamos susceptíveis a essa fraude de origem imemorial!

O principal motivo é que a composição do soro é semelhante à composição do leite. Confira na tabela abaixo os valores médios das características físico-químicas do soro comparando-as com o leite.

É possível notar que o fator limitante para a adição de soro no leite é a diluição da concentração de gorduras e proteínas. Por isso, dependendo da quantidade adicionada, a detecção fica imperceptível nas análises de rotina, como densidade, crioscopia e acidez Dornic.

Assim, é necessário realizar outras provas específicas para a detecção de soro. Aqui, a grande questão é: vale a pena implantá-las na rotina das indústrias de laticínios? Veja quais são elas, suas vantagens e desvantagens:

  • Detecção do ácido siálico

Essa é a metodologia oficial descrita pelo Ministério da Agricultura na Instrução Normativa 68 publicada em 14/12/06. É uma análise simples que envolve ataques ácidos, descarte do sobrenadante e leitura no espectofotômetro. O método é sensível a pequenas adições de soro (acima de 2%).

Na fabricação de queijos, durante a etapa de coagulação do leite, a quimosina contida no coalho cliva a caseína em duas moléculas: (1) a para-kappa-caseína, que faz parte da massa do queijo; e (2) o caseinomacropeptídeo, que é liberado no soro.

Um dos açúcares que compõem o caseinomacropeptídeo é o ácido siálico. Portanto, a presença de ácido siálico no leite funciona como um marcado, sendo indicativo da adição fraudulenta de soro.

A principal vantagem dessa técnica é o baixo custo e a facilidade de execução, mas possui algumas fragilidades. Uma de suas limitações, é que outros fatores também podem aumentar a concentração de ácido siálico no leite, como as enzimas proteolíticas dos psicrotróficos, as mastites e o período final da lactação. Nesses casos, aumenta-se a chance de resultados falso positivos.

  • Eletroforese de proteínas

A eletroforese é uma técnica que permite a quantificação de cada uma das frações proteicas do leite. Normalmente, a proporção entre caseínas e proteínas do soro é de 4:1. Quando há adição fraudulenta de soro nas amostras, é possível detectar alterações nessa proporção e nos padrões individuais de cada fração proteica.

Apesar de ser uma técnica simples, requer um pouco mais de reagentes e maior custo em relação à detecção do ácido siálico. Também é um pouco mais demorada, o que pode ser um fator limitante para implantá-la na rotina. Na figura abaixo, é possível notar alterações abruptas de intensidade nas bandas de α e β caseína e β-lactoglobulina quando há a adição de apenas 0,5% de soro nas amostras de leite.

  • Cromatografia líquida de alta eficiência - HPLC

Essa técnica permite a quantificação do caseinomacropeptídeo nas amostras de leite (aquele fragmento “marcador” da clivagem da kappa caseína pelo coalho). É uma análise bastante sensível, sendo capaz de identificar adições de soro em quantidades menores de 1%.

Como é uma técnica rápida e eficaz, também pode ser implantada na rotina. Porém, extremamente cara, uma vez que requer equipamentos de ponta e técnicos com exímios conhecimentos para realizar as análises (normalmente com nível superior).

A metodologia de HPLC também é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, pela Instrução Normativa 07 de 02/03/2010, a qual descreve com detalhes a sua execução.

Uma das etapas prévias requer o tratamento das amostras com ácido, afim de remover proteínas interferentes na análise. A concentração de ácido é fundamental aqui! Sendo que altas concentrações removem proteínas em excesso (incluído o caseinomacropeptídeo).

Com esse fundamento em mente, podemos imaginar a seguinte situação: e se o soro de leite for propositalmente acidificado antes de adicioná-lo no leite? Será que essa acidificação causaria a remoção do caseinomacropeptídeo atrapalhando sua detecção?

Foi exatamente isso que um grupo de pesquisadores testou: se a acidificação do soro atrapalha a sua detecção pela metodologia de HPLC. A resposta infelizmente é SIM! E os resultados foram publicados esse ano na revista Journal of the Science of Food and Agriculture.

Para chegar nesses resultados, os pesquisadores adicionaram soro acidificado em diferentes proporções no leite. A fraude só foi detectada pelo HPLC quando as concentrações de soro foram maiores que 3,5% (o que corresponde a uma perda de 94% de sensibilidade).

Na pesquisa, foi usado ácido lático para acidificar o soro, porém, a fermentação microbiológica também pode diminuir o pH do soro, causando o mesmo efeito. Dessa forma, fica claro que a acidificação do soro, seja ela inadvertida ou deliberada, pode mascarar a sua adição fraudulenta no leite.

Vimos, portanto, três principais técnicas para a detecção de soro no leite, suas vantagens e desvantagens. Mais uma vez: é fundamental um rigoroso controle de qualidade em toda a cadeia produtiva do leite. E você? Como faz para detectar esse tipo de fraude aí na sua indústria? Para saber mais, entre em contato e deixe seu comentário! Também convido a todos a curtirem a fanpage do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Leite da UNOPAR.

Abraços e até a próxima!

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Referências 

ALVES, Érika de Pádua et al. Milk adulteration with acidified rennet whey: a limitation for the caseinomacropeptide detection by high-performance liquid chromatography. Journal of the Science of Food and Agriculture, 2017. Acessado em 15/05/2015 https://doi.org/10.1002/jsfa.8846

DE AQUINO, Leticia Fraga Matos Campos et al. Applying the SDS-PAGE technique to identify adulteration of milk with cheese whey. Veterinária e Zootecnia, v. 20, n. 2, Supl. 1, p. 220-221, 2013.

RAFAEL FAGNANI

Consultor, professor e pesquisador em produtos de origem animal. Atua na UEL e na UNOPAR nos cursos de med. veterinária e em programas de residência e mestrado.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CESAR FRANCHI

LONDRINA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 21/10/2019

Parabéns prof. assisti seu vídeo no YouTube muito elucidativo com muita clareza e bem argumentado
ANALIALIMA29@LIVE.COM

EM 30/05/2018

alguém pode me dizer porque o leite colocado pra coalhar fica amargo? sempre fiz coalhada e agora ta dificil
ANDRE FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA

JUNDIAÍ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/04/2019

Boa tarde Ana,

Vou responder, apesar do tempo longo da postagem, mas só lí agora:

O gosto amargo é uma consequência do efeito do coalho, que é uma enzima que realiza a proteólise, quebra da proteína, em frações menores, podendo chegar até mesmo aminoácidos, que apresentam o gosto amargo, ou seja o gosto amargo é uma causa do tempo excessivo da ação do coalho.

Caso tenha mais alguma dúvida, posso tentar responder.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures