ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quatro tendências que direcionam a inovação em embalagens de produtos lácteos

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 21/07/2017

3 MIN DE LEITURA

1
0
À medida que os Millennials procuram produtos saudáveis e naturais, os produtos lácteos são muitas vezes posicionados como uma opção atrativa. Estudos recentes indicaram que os produtos lácteos, desnatados ou não, oferecem benefícios para a saúde, desde o combate ao diabetes até o aumento da densidade óssea, melhora da memória e da saúde mental em geral.

A crescente popularidade dos produtos lácteos é um fenômeno global. O crescimento do volume per capita de produtos lácteos na China, por exemplo, é de 48%.

As vendas de iogurte na China devem ver uma taxa de crescimento anual composta de 26% até 2020, e não muito atrás está a Índia, com 16%, de acordo com o Global Packaging Trends Report 2017, produzido pela Euromonitor Internacional e patrocinado pelas principais associações do setor de embalagens.

Ajudando a expandir as vendas da categoria estão as diferentes formas de embalagem disponíveis para os produtos lácteos de hoje. Anteriormente, o leite estava principalmente disponível em caixas de papelão. Hoje, o leite é entregue em garrafas PET portáteis, uma opção atraente para consumidores ocupados. As garrafas de PET são uma das quatro tendências de embalagem que movem a indústria de lácteos, conforme detalhado abaixo.

1. Garrafas PET para lácteos de beber


Alguns dos mais novos leites e produtos lácteos de beber, como iogurtes e smoothies, estão disponíveis em garrafas PET de porção individual. As garrafas PET leves permitem que os produtos lácteos sejam facilmente transportados, abrindo novas opções de consumo.

As garrafas PET permitem que as marcas se diferenciem dos concorrentes nas prateleiras das lojas por vários motivos. O primeiro é que a garrafa PET pode ser moldada em uma grande variedade de formas e tamanhos, oferecendo mais possibilidades do que os cartões. Isso aumenta o reconhecimento da marca.

Em segundo lugar, as propriedades típicas da garrafa PET revelam melhor o produto em comparação com as embalagens de polietileno de alta densidade (HDPE). Isso explica por que a aparência brilhante de garrafas de PET com barreiras ultravioleta (UV) muitas vezes representam qualidade em produtos de longa vida prolongada, uma vez que a transparência semelhante ao vidro está se tornando um padrão para o leite fresco premium.

2. Embalagem flexível



As embalagens flexíveis para produtos lácteos cresceram, uma vez que as principais empresas de queijos como a Kraft começaram a embalar queijos ralados em bolsas que podem ser fechadas novamente. O formato não só oferece a conveniência por poder ser fechado novamente, mas também ajuda a economizar tempo, o que é atraente para um número crescente de moradores urbanos de todo o mundo que vivem em pequenos apartamentos.

A última categoria de produtos lácteos vendida em embalagens flexíveis é o iogurte, especialmente as variedades para crianças. As crianças são atraídas pelo fato de poderem apertar a embalagem.

Mas os adultos também entram na diversão. Por exemplo, a Arla ampliou recentemente a sua linha Arla Protein com o lançamento de lanches à base de iogurte denominados Protein Pouches.


3. Tamanhos de porções menores



À medida que mais pessoas em todo o mundo vivem em centros urbanos congestionados, o tamanho da embalagem é uma consideração importante.

As embalagens maiores funcionam para famílias grandes e suburbanas, mas um número crescente de famílias, especialmente em países desenvolvidos como os EUA, consistem em apenas uma ou duas pessoas. Esses consumidores estão procurando por embalagens menores e individuais.

Os pacotes com múltiplas embalagens permitem que famílias menores desfrutem de uma única porção sem ter que abrir recipientes maiores e sem se preocupar com o prazo de validade do produto após aberto. Embalagens menores também ocupam menos espaço na geladeira.

Outra consideração para os consumidores é o controle de porções. À medida que os clientes, particularmente aqueles em países ocidentais afluentes, estão mais conscientes com relação ao peso, as porções portáteis e individuais de itens como iogurte ou queijo se encaixam em um estilo de vida mais saudável.

4. Soluções on-the-go (em movimento)



Os tamanhos de embalagens menores para produtos lácteos são adequadas à tendência de embalagem on-the-go, ou seja, que podem ser consumidas em movimento. Em uma sociedade cada vez mais móvel, permitir que um consumidor pegue pequenas embalagens de iogurte ou queijo cottage e esteja a caminho do trabalho munido de almoço ou lanche dá a qualquer marca de produtos lácteos uma vantagem competitiva.

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLIAN MILCHEVSKY

CAMPO ALEGRE - TOCANTINS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 28/07/2017

Parabéns pelo post, sou seu fã!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures