ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O leite e a inteligência artificial: como é essa relação na prática?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

DAIRY VISION

EM 05/10/2023

3 MIN DE LEITURA

0
3

A relação entre inteligência artificial (IA), robotização, Internet das Coisas (IoT) e a indústria de laticínios é cada vez mais profunda e impactante. Essas inovações tecnológicas estão sendo cada vez mais integradas nas operações, tanto porteira à dentro quanto na indústria, com objetivo de otimizar eficiência, qualidade, sustentabilidade e a transparência do processo produtivo. 

Alguns exemplos de como o leite e essas tecnologias estão interligadas: 

  • Automação e robotização: a robotização desempenha um papel fundamental na indústria de laticínios. Os robôs podem ser utilizados para tarefas nas propriedades rurais, como ordenha de vacas, alimentação automatizada, limpeza de instalações e até mesmo acondicionamento de produtos lácteos. Consonante à robotização, a inteligência artificial trabalha desempenhando um papel crítico no controle desses robôs, permitindo que tomem decisões em tempo real com base em dados como a saúde das vacas, a qualidade do leite e as condições do ambiente. 

  • Monitoramento da saúde do rebanho: a IoT é usada para monitorar o bem-estar e a saúde das vacas leiteiras. Sensores podem coletar dados sobre a atividade das vacas, ingestão de alimentos, temperatura corporal e outras métricas importantes. Esses dados são então processados por sistemas de IA que podem alertar os produtores sobre problemas de saúde potenciais, melhorando o cuidado e a produtividade do rebanho. 

  • Qualidade do leite: a IoT e a IA também são usadas para monitorar a qualidade do leite em tempo real. Sensores podem identificar qualquer alteração nas propriedades do leite, como teor de gordura ou presença de bactérias indesejadas. 

  • Eficiência no fornecimento: a IA pode ser usada para otimizar a cadeia de fornecimento de laticínios, ajudando a prever a demanda, otimizar rotas de distribuição e gerenciar estoques de forma eficaz. Isso reduz custos operacionais e minimiza o desperdício. 

  • Personalização de produtos: a IA pode ser usada para analisar dados de mercado e preferências do consumidor, permitindo que as empresas de laticínios desenvolvam produtos personalizados que atendam às necessidades específicas dos clientes. 

  • Sustentabilidade: a IoT e a IA também podem ser usadas para tornar as operações de laticínios mais sustentáveis, monitorando o consumo de recursos, como água e energia, e identificando oportunidades de redução de desperdício. 

  • Transparência e rastreabilidade para os consumidores: a IoT e a IA podem ser usadas para fornecer aos consumidores informações detalhadas sobre a origem e as práticas de produção dos produtos lácteos, aumentando a transparência e a confiança do consumidor. 

A integração da inteligência artificial, robotização e Internet das Coisas na indústria de laticínios está transformando a forma como os produtos lácteos são produzidos, monitorados e entregues. Essas tecnologias não apenas melhoram a eficiência operacional, mas também contribuem para a sustentabilidade, a qualidade do produto e a satisfação do consumidor, tornando a indústria de laticínios mais adaptada às demandas do mercado atual.  

Sabendo que as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes e com o intuito de trazer ideias e gerar insigths importantes para o setor, o Dairy Vision 2023 apresenta a Sessão 6: Novas ideias para o futuro. Composto por um time nacional e internacional, os especialistas falarão sobre o que há de mais novo para a cadeia. Confira quem estará presente no painel:  

  • Fábio Fachini, PUC/Campinas, Brasil - Inteligência artificial: uma jornada para um resultado real  

  • Anna Flávia Silva, Van Hall Larenstein University of Applied Sciences, Holanda - Metabolômica: o que isso tem a ver com leite? 

  • Espaço Patrocinador 

  • Nicholas Gardner, U.S. Dairy Export Council, EUA - Como os EUA estão trabalhando coletivamente para ser parte do mercado lácteo do futuro? 

  • Monica S. Pucci Simao, Mintel, Brasil 

Não perca a chance de estar junto. Confira a programação completa no site e faça a sua inscrição com os preços exclusivos de primeiro lote. Vamos juntos?   

Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br 

 

DV

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures