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Novo ingrediente é "o maior avanço nutricional nos últimos 100 anos", diz fundador

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 06/10/2017

3 MIN DE LEITURA

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Rico em lactoferrina e imunoglobulinas, um novo produto no mercado trará aos fabricantes de produtos terminados uma proteína em pó que é nutricionalmente mais próxima do leite cru, afirma o fabricante.

Mas por que alguém quer isso? "Quando a pasteurização é usada [para remover patógenos prejudiciais] no leite, ela também remove muitos de seus nutrientes", de acordo com Bob Comstock, CEO e fundador da Tamarack Biotics.

Engenheiro mecânico, o começo de Comstock na indústria alimentar foi fabricando sabores e corantes solúveis em água. Ele então desenvolveu um sistema que "limpa" o leite cru de seus agentes patogênicos sem a necessidade do calor elevado, mantendo intactos os compostos sensíveis ao calor, como as imunoglobulinas.

O ingrediente de estreia da Tamarack Biotics, um concentrado de proteína do leite chamado TruActive 85, finalizou seu processo GRAS (Geralmente reconhecido como seguro) auto-afirmado conduzido pelo Burdock Group há apenas duas semanas, após quase seis anos de pesquisa e preparação do produto para lançamento no mercado.



A Comstock disse que sua empresa fez o "maior avanço nutricional nos últimos 100 anos". Com GRAS, a empresa está esperando uma carta de sem objeções do Food and Drug Administration (FDA).

O TruActive vai ser lançado em um mercado onde a demanda por produtos lácteos está em declínio, enquanto o interesse em bebidas vegetais está crescendo. Mas quando se trata de proteína na alimentação esportiva, o soro de leite ainda faz uma grande parte da venda, de acordo com dados da Euromonitor.

Por isso, a Comstock disse que o ingrediente será posicionado primeiro para a nutrição esportiva, porque os consumidores nesta categoria tendem a ser adotantes precoces e também pelo perfil nutricional do ingrediente. "Os compostos que foram testados em nutrição esportiva por muito tempo, como imunoglobulinas, nós temos em altas concentrações", disse ele.

Outro exemplo é a lactoferrina, que pode ser encontrada no colostro, "que é realmente caro, e nosso produto tem tudo isso, mas com um preço relativamente baixo".

A síntese de proteínas musculares, a recuperação e até mesmo o apoio imunológico para atletas estão entre os benefícios do ingrediente, disse Comstock.

Estudo preliminar sugere o benefício do suporte imunológico do ingrediente

Embora um dos dois estudos sobre o ingrediente ainda esteja aguardando a publicação científica, Comstock disse que os resultados preliminares sugerem que o ingrediente é adequado para apoio imunológico e nutrição esportiva.

Um dos primeiros estudos sobre o ingrediente foi realizado na Universidade da Califórnia, Davis. Tratava-se de um estudo randomizado e controlado por placebo, onde participantes de 60 a 84 anos consumiram 7,5 g de proteína de soja ou TruActive duas vezes ao dia durante quatro semanas.

"Então eles tomaram uma vacina, e depois mais quatro semanas de consumo e um exame de sangue. Nós analisamos o desenvolvimento de anticorpos, e a razão pela qual fizemos isso foi porque os anticorpos são um bom preditor de resposta imune".
“Todo mundo fala sobre suporte imunológico, mas não há uma boa maneira de medir a atividade imune ou o quão saudável é seu sistema imunológico. Então, o que estamos tentando provar é que nosso produto tornaria os sistemas imunológicos dos idosos mais responsivos.”

Resposta melhor do que o soro de leite

O estudo foi um acompanhamento dos pesquisadores da UC Davis que estudaram a mesma proteína de soja usada neste estudo há dez anos, mas comparou-a ao soro. Naquela época, eles descobriram que o soro de leite melhorava a resposta da vacina em 17% mais do que a soja.

"Esperávamos fazer 20% a 25% melhor do que o soro do leite. Para nossa surpresa, os resultados chegaram em 120% de melhora, então mais do que o dobro dos anticorpos se desenvolveram em média. Isso é muito mais do que esperávamos que pudéssemos fazer.”

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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