Meiji relança lácteos com lactobacillus capazes de reduzir o ácido úrico

A Meiji está relançando dois produtos, um iogurte e uma bebida contendo lactobacilos, como Food with Function Claims (FFC) no Japão.

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A Meiji está relançando dois produtos, um iogurte e uma bebida láctea contendo lactobacilos, como Food with Function Claims (FFC) no Japão.

A empresa afirma que os dois produtos chamados “Meiji Probio Yogurt PA-3” e “Meiji Probio Yogurt PA-3 Drink”, suprimem os níveis crescentes de ácido úrico com 5,6 bilhões de unidades de lactobacillus gasseri PA-3 como ingrediente ativo.

Continua depois da publicidade

O PA-3 reduz os níveis de ácido úrico metabolizando a purina - um precursor do ácido úrico. "Desta vez, a fim de informar mais clientes de suas funções únicas como bactérias lácticas, uma notificação de rotulagem funcional foi submetida e aceita", disse a empresa.

Figura 1

Os dois produtos, que foram lançados em abril de 2015, destinam-se a homens entre 30 e 60 anos e as novas versões já estão disponíveis desde o dia 27 de maio. A dose recomendada é um pote ou uma garrafa de iogurte por dia.

Continua depois da publicidade

O Japão tem cerca de 600 mil a 1 milhão de pessoas que sofrem de gota, de acordo com um estudo apresentado no Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão no ano passado. O estudo também mostrou que a prevalência da doença se deve ao  não tratamento devido a complicações existentes em pacientes que podem ocorrer durante o tratamento.

Para abordar a prevalência da gota, a FANCL também lançou um suplemento de cápsula para reduzir os níveis de ácido úrico, também aprovado como FFC no mês passado. Por outro lado, o sistema FFC no Japão está em seu quarto ano este ano, com 1.785 produtos ganhando aprovação.

De acordo com os testes do produto, o lactobacilo PA-3 é capaz de reduzir os níveis de ácido úrico em duas semanas. Catorze homens com níveis séricos de ácido úrico de 4,0 a 7,0 mg / dL foram recrutados para o estudo. Eles foram então divididos em dois grupos: um consumia o iogurte contendo lactobacilos PA-3 e o outro um grupo placebo. Ambos os grupos foram obrigados a tomar em 498g de purina por dia.

Seus níveis séricos de ácido úrico foram então medidos durante o intervalo de 30, 60, 90 e 150 minutos após o consumo. Verificou-se que, após duas semanas, o grupo que consumiu o lactobacilo PA-3 viu o seu nível de ácido úrico diminuir, com declínio mais acentuado aos 30 e 60 minutos.

As informações são do Dairy Reporter, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Material escrito por:

Juliana Santin

Juliana Santin

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?