ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crédito de carbono: o que é e qual sua relevância para o setor lácteo

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

DAIRY VISION

EM 20/10/2023

3 MIN DE LEITURA

0
3

Cada dia mais as técnicas agrícolas sustentáveis tem tomado conta das produções agropecuárias país afora. Adaptar manejos, trazer novas tecnologias capazes de diminuir as emissões de gases de efeito estufa e otimizar recursos na propriedade em prol do aumento da eficiência, vem sendo a nova realidade da produção leiteira.  

Muitas dessas práticas não só são boas para o planeta, mas também aumentam a eficiência do sistema produtivo. Além disso, apesar de ser algo incipiente, os produtores que utilizarem práticas que reduzam a pegada de carbono poderão eventualmente ter receitas adicionais pela venda desses créditos no mercado.  

É isso mesmo: no futuro, é provável que fazendas leiteiras vendam créditos de carbono, além de leite, oferecendo também oportunidades para os laticínios. 

Uma startup criada nos Estados Unidos é uma das pioneiras nesse mercado. A Athian, incubada pela Elanco e depois investida por empresas como a DSM e a cooperativa de produtores California Dairies, pretende oferecer uma plataforma para que produtores possam comercializar seus créditos de carbono.

O CEO e fundador da empresa, Paul Myer, estará presente no Dairy Vision 2023 e apresentará o “case” da Athian, falando sobre o tema “Créditos de carbono podem ser um negócio relevante para o setor?”, durante o segundo dia (08/11) do Dairy Vision 2023.  

Crédito de carbono e o setor lácteo  

A aplicação de créditos de carbono no setor lácteo, assim como em outros setores, requer um processo de redução das emissões de gases de efeito estufa e a obtenção de créditos para as emissões evitadas.  

Algumas maneiras de como isso pode ser aplicado no setor lácteo são: 

  • Eficiência na produção: Melhorar a eficiência das operações leiteiras, como a gestão do rebanho, a nutrição dos animais e a gestão dos resíduos, pode reduzir as emissões de metano e dióxido de carbono. 

  • Energias renováveis: Usar fontes de energia renovável, como energia solar ou eólica, nas instalações de produção leiteira pode reduzir as emissões de dióxido de carbono provenientes da eletricidade. 

  • Manejo sustentável da terra: Práticas de manejo sustentável da terra, como o reflorestamento e a conservação do solo, podem ajudar a absorver dióxido de carbono da atmosfera. 

  • Tecnologias de digestão anaeróbia: A digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, como esterco de gado, pode reduzir as emissões de metano, enquanto a produção de biogás pode fornecer uma fonte de energia renovável. 

  • Mudança na dieta dos animais: A formulação de dietas para reduzir a produção de metano entérico dos animais pode ser eficaz na redução das emissões. 

  • Sequestro de carbono: A implementação de práticas de sequestro de carbono, como o plantio de árvores ou a restauração de pastagens degradadas, pode compensar as emissões do setor lácteo. 

Depois de implementar medidas que fazem sentido para cada propriedade, as fazendas leiteiras podem quantificar a redução das emissões de GEE e solicitar créditos de carbono por meio de programas de certificação ou regulamentação específicos. Os créditos podem ser vendidos no mercado de carbono para outras empresas que buscam compensar suas emissões. Isso não apenas gera uma receita adicional para as fazendas leiteiras, mas também ajuda a reduzir as emissões globais de GEE. 

Um estudo da consultoria McKinsey & Company divulgado em 2022 indica estimativas de que o Brasil concentra 15% do potencial global de captura de carbono por meios naturais, e que o mercado global de créditos de carbono deve evoluir, até 2030, do patamar atual de US$ 1 bilhão para US$ 50 bilhões.  

É importante destacar que os créditos de carbono no setor lácteo envolvem mudanças e alguns desafios, incluindo a medição precisa das emissões e a conformidade com os regulamentos locais e internacionais. Ter a assistência de especialistas em sustentabilidade e consultores ambientais pode ser um diferencial para facilitar a participação no mercado de carbono.  

É válido destacar que de 30 de novembro a 12 de dezembro, acontece a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP28. A conferência trata de acordos internacionais voltados à preservação do meio ambiente e mudanças climáticas, onde ações são debatidas em busca de mitigar os problemas causados pelas emissões. O mercado de créditos de carbono será um dos temas que permeiam as discussões da COP28. Eventos desse porte ressaltam a importância do assunto que será debatido no Dairy Vision.  

Antecipe-se às tendências e adeque-se a uma produção sustentável e amiga do meio ambiente. Dias 07 e 08 de novembro, A Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, será palco do melhor evento do leite mundial. Clique aqui para conferir os detalhes da programação e fazer sua inscrição.


Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br



dv

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures