ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Arla Foods busca patentear método de produto lácteo semelhante a tofu

DAIRY VISION

EM 13/01/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Arla Foods requisitou patentear um método para produzir um produto semelhante ao tofu, mas feito com leite bovino e proteína do soro do leite.

O método produz um produto com “consistência, sabor e aparência similares e é adequado para as mesmas aplicações que o tofu feito à base de soja”, informa a requisição de patente, registrada pela Arla Foods em julho de 2014.

O tofu, que é amplamente consumido na Ásia, é feito coalhando o leite de soja, pressionando o produto em um bloco e o resfriando. A Arla acredita que o tofu feito à base de leite bovino pode ter um apelo junto aos consumidores de tofu.

“O tofu é um ingrediente básico na dieta de muitos países e seria desejável produzir o produto à base de leite com o mesmo apelo a esses consumidores. Além disso, o leite pode ser considerado como um produto com maior valor nutricional, à medida que contém mais aminoácidos essenciais que o tofu”.

 O pedido de patente internacional, publicado no começo da semana passada, detalha um método “melhorado” passo a passo para a produção desse produto lácteo que pode ser fatiado, “onde um mix de ingredientes é embalado enquanto na forma líquida e solidifica quando aquecido na embalagem”. 

Primeiro, um mix líquido de ingredientes contendo leite, proteína do soro do leite, um ácido comestível e cloreto de sódio e/ou hidróxido de sódio, é preparado, depois levado à temperatura de não mais de 70oC, que ajusta o pH para entre 5,5 e 8. O sal é adicionado opcionalmente e o mix de ingredientes é homogeneizado – o processo quebra os glóbulos de gordura em gotas menores de forma que ficam suspensos no leite.

O mix homogeneizado é, então, colocado em uma embalagem e aquecido entre 90oC e 155oC por entre 30 segundos e nove horas, tempo em que forma um “produto lácteo que pode ser fatiado com um prazo de validade longo sem o uso de conservantes”.

Fonte: Dairy Reporter.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures