ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preço, qualidade, informalidade: resumo das pesquisas do MilkPoint

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 08/06/2000

1 MIN DE LEITURA

0
0
Marcelo Pereira de Carvalho

No comentário desta semana, estamos apresentando um resumo das pesquisas realizadas pelo MilkPoint desde o seu lançamento, visando caracterizar o que nossos usuários pensam a respeito dos vários aspectos que abordamos, dando ênfase, nesta oportunidade, naquelas que trataram da qualidade do leite.

PESQUISA 1: O que mais prejudica o preço do leite?

Figura 1


Nossos usuários entendem que os fatores que mais afetam o preço do leite são a informalidade e as importações desleais. Embora haja "quase" um consenso de que as importações são claramente nocivas, o peso da informalidade já é bem mais polêmico. Enquanto há iniciativas sendo formuladas cuja principal missão é combater o informal, há quem considere que o leite sem inspeção não afeta tanto assim o mercado do leite formal, visto que boa parte do leite informal é auto-consumida por pequenos produtores e não vai ao mercado. Quanto ao leite longa vida, há que se considerar que, dado o alto custo de processamento, que nem sempre pode ser repassado ao consumidor, a tendência é que haja redução das margens da indústria ou preços menores ao produtor.

PESQUISA 2: Quem é o principal culpado pela informalidade?

Figura 2


Esta pesquisa apresentou um certo equilíbrio, com preferência para a educação do consumidor como o principal fator, seguido dos baixos preços pagos pelo leite e, por fim, da fiscalização insuficiente. Talvez a análise possa ser feita da seguinte forma: em uma análise mais global, a educação do consumidor realmente é o aspecto preponderante, mas no curto prazo, são os baixos preços do mercado formal que atraem o produtor para a informalidade (baixos preços que, no momento, não são tão realidade quanto há alguns meses). É provável que, com a implantação do PNMQL (programa nacional para melhoria da qualidade do leite), haja também pressão no sentido de aumentar a informalidade em alguns segmentos.

PESQUISA 5: Qual deve ser o principal parâmetro de bonificação ao produtor?

Esta pesquisa indicou que o usuário do MilkPoint entende que a bonificação deve ser ligada à qualidade do produto, seja indicada pelos parâmetros microbiológicos, pela composição nutricional ou pela contagem de células somáticas, vindo em último lugar o volume. Estes resultados mostra que há uma sintonia com os movimentos que estão ocorrendo na cadeia leiteira brasileira, incluindo a granelização e o Programa PNMQL, entre outros fatos relevantes.

Figura 3

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures