ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O resultado das eleições pode afetar a Portaria 56 ?

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 20/09/2002

3 MIN DE LEITURA

1
0
Considerando que, hoje, as novas normas foram finalmente publicadas no Diário Oficial da União, tornando-se efetivamente válidas (obs: a primeira versão desse comentário, para quem a leu, lembrava que as mesmas ainda não haviam sido publicadas), vale a pena perguntar o que ocorrerá com elas dependendo do resultado das eleições presidenciais. Existe possibilidade de novas alterações caso haja uma mudança considerável no direcionamento politico-econômico do País ? Em português mais claro, caso Lula vença as eleições, a aposta mais provável no momento, há "risco" de mudanças também nas novas regulamentações para produção de leite ?

A colocação não tem o objetivo, de forma alguma, de criar um sentimento negativo em relação a esta ou aquela candidatura de oposição, mesmo porquê as próprias normas de qualidade não são unanimidade no setor, havendo quem as defenda e quem delas discorde. Aliás, pela nossa enquete semanal - até de forma surpreendente - um terço dos respondentes são céticos em relação aos benefícios das normas para o produtor de leite:



O levantamento da questão da provável vitória de Lula afetar, de alguma forma, o cenário que hoje se descortina a partir da aprovação das normas, baseia-se no fato de ser o candidato mais identificado com a chamada importância social do campo, onde a fixação da população rural e a geração de empregos podem sobrepujar em importância o aumento de escala e a competitividade do setor.

Se isso é bom ou é ruim, depende muito do prisma de análise. Há países, como a Índia, onde a preocupação com a função social da produção de leite vem em primeiro lugar, ao passo que, em outras economias, como a norte-americana, o aumento da escala de produção e da eficiência produtiva são a tônica principal. Como somos a "Belíndia", mistura de Bélgica e Índia, como bem definiu Edmar Bacha há tempos atrás, é difícil apontar um caminho único a seguir, o que gerou e ainda gera posições conflitantes entre os vários integrantes da cadeia do leite.

Há alguns pontos que precisam ser colocados e que podem influenciar na questão que levanto nesse artigo. O primeiro ponto é que, a partir das reclamações dos pequenos produtores, houve flexibilização no texto da legislação, o que deve ter acomodado os interesses de todos, tanto é que os protestos cessaram a partir de 30 de abril (data da audiência pública) e, hoje, todos se antecipam em dizer que a adaptação às novas normas será relativamente fácil em seus respectivos Estados. Desta forma, faz sentido dizer que as normas não são tão excludentes como antes eram consideradas. A implantação de tanques comunitários, os financiamentos para aquisição de equipamentos e os prazos dilatados são aspectos favoráveis à corrente que considera a legislação adequada à realidade nacional.

O segundo ponto tem a ver com a própria caracterização recente da candidatura Lula, com um discurso que, não raro, é confundido com o discurso do próprio governo atual, falando-se de estímulo às exportações e outras estratégias que, até pouco tempo, não faziam parte das principais bandeiras do candidato. Até que ponto houve de fato uma alteração na forma de pensar do candidato, é algo que veremos caso seja eleito, mas não se pode deixar de notar que o "Lulinha paz e amor", que inclusive tem sido recebido de forma positiva por banqueiros e empresários, é algo novo no cenário político.

Com tudo isso, pode ser que nada efetivamente ocorra em relação a esse tema e que, em 2005, teremos finalmente implantadas as novas normas. Porém, não é descabido considerar que, se com Pratini de Moraes, a aprovação das normas resultou em um processo longo e penoso para os seus articuladores, ao menos em teoria, com Lula a discussão em torno desse assunto não deve ser facilitada.

Vale reforçar que esse artigo não tem o objetivo de lançar dúvidas sobre a candidatura Lula em relação ao setor leiteiro. Já que estamos falando de conjecturas, há até espaço para uma contrapartida na análise: considerando a maior identidade do candidato com a questão social e admitindo que o setor leiteiro se reveste de grande importância nessa questão, é também possível esperar que, caso a eleição de Lula se confirme, o setor leiteiro passe a ter voz mais ativa no cenário político.

PS 1: há a questão da legitimidade de uma possível interferência na lei. O próximo ministro da agricultura teria essa prerrogativa ? Isso é algo que gostaria de saber.

PS 2: muitos leitores solicitaram o texto atualizado das novas normas. No início da próxima semana (23/09) disponibilizaremos a Instrução Normativa aos usuários.

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELENA A. SETELICH BAADE

OUTRO - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 02/10/2002

Sou leitor assíduo do MilkPoint e quero expressar a opinião de que não é momento para levantar dúvidas quanto à posição de um candidato apenas à presidência da república. Este questionamento deveria ter sido feito a todos os candidatos há muito tempo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures