ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nordeste: o novo eldorado do leite?

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 20/04/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0

Marcelo Pereira de Carvalho

Foi publicado nesta semana no Suplemento Agrofolha (Folha de São Paulo), que o leilão de liquidação da fazenda paulista Apuana Agropecuária (em Tuiuti) teve como grande "novidade" a presença de compradores do Nordeste, superando os goianos, que vinham sendo a sensação nos últimos anos em eventos desta natureza. Esta informação, que não é a primeira nesta linha, sugere que esteja havendo estímulo à produção de leite na região.

O crescimento (ou pelo menos expectativa de crescimento) da pecuária leiteira do Nordeste se traduz em outros fatos divulgados na mídia, entre eles o Programa de Modernização e Aumento da Produção Leiteira do Ceará, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural local, cuja proposta envolve a aquisição de 40.000 matrizes e 700 reprodutores e investimento total de R$ 141 milhões e o mega-projeto de investidores americanos na região de Barreiras (BA), visando atingir nada menos do que 100.000 vacas em lactação em sua fase plena.

Em função da extensão e da diversidade da região, é impossível caracterizá-la sob uma perspectiva única. Porém, há que se considerar que, em algumas localidades, a disponibilidade de água para irrigação ou a boa precipitação em algumas regiões, a topografia favorável e a baixa latitude favorecem o crescimento e o manejo de espécies forrageiras destinadas ao pastejo, ao passo que, em outras, a baixa umidade relativa do ar, a reduzida precipitação e, em casos específicos, altitude superior a 700m, propiciam uma condição climática favorável à exploração de animais especializados, manejados sob a ótica da alta produção individual (apesar do calor). Desta forma, o NE apresenta regiões nas quais há condições para o alto desenvolvimento vegetal e regiões nas quais há condições para a alta produção animal.

No entanto, a infra-estrutura para produção de leite é em geral escassa: há carência de suprimentos, assistência técnica, mão-de-obra especializada e mesmo pesquisa aplicada às condições locais, implicando em custos elevados e/ou baixos índices de desempenho e qualidade do produto.

Por outro lado, a falta de tradição da região pode se tornar um trunfo no que se refere à adaptação da atividade aos novos tempos de mercado, caracterizados pela não-interferência do governo, concentração de poder na captação e no varejo e segmentação de mercado. Aliás, vários projetos estão surgindo (ou já existem) com o objetivo de atuar em nichos de mercado junto ao consumidor das cidades da região.

Em resumo, pode-se dizer que há espaço para o crescimento da pecuária leiteira no Nordeste, dadas as condições encontradas em várias sub-regiões, o caráter estratégico do leite ao ser gerador de empregos e o empenho governamental em estimular a atividade.

Porém, não se pode deixar enganar pelas aparências, refletidas apenas em linhas de financiamento atrativas para compra de animais/maquinário ou projetos isolados de grandes produtores com capital e projetos verticalizados, que podem ocorrer em qualquer região. Mais do que tudo, apesar do potencial, há muito a ser feito para solidificar a pecuária leiteira no Nordeste.

Gostaríamos de receber comentários de pessoas da região sobre a real situação nas diversas bacias leiteiras no Nordeste.

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures