ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de ECP associado a CIDR para inseminação artificial em tempo fixo em novilhas de corte

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 01/02/2002

4 MIN DE LEITURA

0
0

Devido ao menor custo do ECP em relação ao GnRH, e seguindo a mesma linha de raciocínio desenvolvida pelo grupo do Prof. Thatcher e do Prof. Stevenson, o grupo do Prof. Mapletoft avaliou a utilização de ECP em programas de sincronização de ovulação em tempo fixo em novilhas de corte (Estradiol cypionate (ECP) in CIDR-B based programs for fixed-time AI in beef heifers. Theriogenology, vol. 57 (1) 2002, pg. 371). Este trabalho foi apresentado durante a IETS, em janeiro de 2002, e apesar de ser com novilhas de corte, fornece subsídios para melhor entendermos a ação do ECP em Bovinos de Leite.

Três experimentos foram realizados para estudar a utilização de ECP para sincronização da emergência da onda de crescimento folicular e momento da ovulação em novilhas de corte tratadas com implante de progesterona (CIDR)

O experimento 1 determinou a eficácia do ECP em sincronizar a ovulação.

No dia zero, 30 novilhas receberam implante de CIDR e 5 mg im de estradiol 17B sozinho ou com 100mg de progesterona. No dia 7 removeu-se o implante de progesterona e foi aplicado 25mg de Dinoprost (Lutalyse). As novilhas foram então divididas em três grupos,

Grupo 1: controle
Grupo 2: recebeu 0,5mg de ECP no momento da remoção do CIDR (ECP0)
Grupo 3: recebeu 0,5mg de ECP 24h após a remoção do CIDR (ECP24)

Exames de ultra-som foram realizados a cada 24h entre os dias 0 e 7 e a cada 12h do dia 7 ate a ovulação.

Novilhas que receberam ECP tiveram menor intervalo (P=0,05) entre a remoção do CIDR e a ovulação do que o grupo controle (81,6 ± 5,0, 86,4 ± 3,5, 98,4 ± 5,6h nos grupos ECP0, ECP24 e controle, respectivamente), porem a variância entre os grupos não foi diferente.

Todas as novilhas (exceto 1) dos grupos que receberam ECP ovularam entre 72 e 96h após a remoção do CIDR.

O experimento 2 avaliou o efeito do ECP na emergência da onda folicular e na taxa de prenhez na IA em tempo fixo.

No dia zero, 58 novilhas receberam implante de CIDR e 5mg E 17B + 100 mg P4 ou 1mg ECP + 100 mg P4.

No dia 7, no grupo que recebeu E 17B, ou no dia 9, no grupo que recebeu ECP, removeu-se o CIDR e as novilhas receberam 25mg de Dinoprost (Lutalyse). As novilhas foram novamente distribuídas em três grupos e receberam 0,5 mg de ECP im no momento da remoção do CIDR ou 24h depois, ou 1 mg de benzoato de estradiol im 24h após a remoção do CIDR.

Todas as novilhas foram inseminadas 58h após a remoção do CIDR. Exames de ultra-som foram realizados a cada 24h entre os dias 0 ate a ovulação, e 28 dias depois para diagnóstico de gestação. A emergência da onda folicular foi mais variável (P<0,01) no grupo ECP (4,0 ± 1,4d) que no grupo E 17B (3,3 ± 0,8d). O tamanho do folículo dominante no dia da remoção do CIDR foi maior (P<0,01) no grupo ECP (11,3 ± 2,1 mm) do que no grupo E 17B (9,8 ± 1,5 mm). Não foi detectada diferença na taxa de concepção entre os grupos (media geral = 69%).

O experimento três foi delineado para comparar ECP e GnRH em programa de sincronização de ovulação em tempo fixo com CIDR em novilhas de corte. No dia zero, novilhas (n=491) receberam implante de CIDR mais 100mcg im de GnRH (Fertagyl) ou 1mg de ECP mais 50mg progesterona. A remoção do implante e aplicação de 25mg de Dinoprost (Lutalyse) foi no dia 7 no grupo GnRH e no dia 8,5 no grupo ECP. Novilhas foram redivididas para receberem 0,5mg de ECP no momento da remoção do CIDR ou 24h depois (IA com 58 a 60h após remoção do CIDR) ou uma segunda injeção de GnRH no momento da IA (52 a 54h após remoção do CIDR).

Não houve diferença na taxa de concepção entre os animais que receberam GnRH (276/491, 56%) ou ECP + P4 (277/488, 57%) no dia 0. Entretanto, a taxa de prenhez foi maior (P<0,01) nos animais que receberam ECP 24h após a remoção do CIDR (216/331, 65%) do que no momento da remoção do CIDR (168/320, 52%) ou GnRH no momento da IA (169/328, 51%).

Estes dados permitem concluir que a preparação comercial de estradiol (ECP) e progesterona podem ser utilizados com sucesso em programas de sincronização de emergência da onda folicular e ovulação em programas a base de CIDR, visando IA em tempo fixo em novilhas de corte.

Vale lembrar que as IA neste experimentos foram com 58h após remoção do implante de CIDR e PGF2a, diferente dos trabalhos citados nos radares anteriores, em que as IAs foram realizadas com 72h após a aplicação de PGF2a.
 

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures