ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gerenciar o peso corporal no parto melhora a fertilidade das vacas

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 31/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
4

Vacas com escore de condição corporal ao parto que perdem peso no pós-parto, posteriormente têm altas taxas de problemas de saúde, produzem menos embriões de qualidade e consequentemente apresentam menor fertilidade.

Apesar da noção de longa data de que é aceitável para uma vaca leiteira chegar ao parto com excesso de peso porque ela vai "transformá-lo em leite" quando a lactação começar, porém as pesquisas têm mostrado que a perda de peso pós-parto está relacionada a um pior desempenho reprodutivo e eventos negativos de saúde.

Estudos mostraram que as vacas que perdem peso após o parto têm a qualidade do embrião reduzida e taxa de concepção mais baixas na primeira inseminação. Essas vacas também têm mais problemas de saúde, incluindo taxas mais altas de distocia, retenção de placenta, metrite, cetose e deslocamento de abomaso.

De acordo com a pesquisa, vacas com escore de condição corporal adequado ficam gestantes mais cedo do que suas companheiras de rebanho com sobrepeso. Especificamente para a mudança do peso corporal do parto até 10 semanas após o parto, foi relatado ganharam peso e/ou o mantiveram apresentam melhor de desempenho reprodutivo, do que as que perderam peso corporal. As vacas que perdem peso têm concentrações elevadas de ácidos graxos não esterificados (AGNE), que está relacionado com a produção de mais embriões degenerados e menos embriões melhor qualidade.

Foi mostrado que vacas que perderam escore de condição corporal pós-parto tem diminuição da fertilidade na primeira inseminação. Em um estudo, 789 vacas perderam peso após o parto, 675 vacas mantiveram peso e 423 vacas ganharam peso. Suas respectivas taxas de concepção foram de 25,1%, 38% e 83,5%. Em relação às vacas do grupo que ganhou peso, a concepção foi muito alta, fora da realidade, mas deve-se observar a tendência.

Uma conclusão para se tirar desse resultado é que os rebanhos do estudo foram submetidos ao mesmo programa de reprodução, descartando a percepção comum de que o programa reprodutivo é o culpado pelos problemas reprodutivos dos rebanhos.

A forma mais efetiva para controlar o escore de condição corporal ao parto é emprenhar as vacas rapidamente após o período voluntário de espera. As vacas devem ser inseminadas para terem chances de ficar gestantes e o diagnóstico de gestação deve ser realizado precocemente para que a vaca vazia seja identificada e inseminada novamente.

O objetivo das fazendas deveria ser como fazer as vacas ganharem peso após o parto, ou pelo menos não perder!

 

Este texto é parte do artigo P. M. Fricke, M. C. Wiltbank, and J. R. Pursley. 2022. Minireview: The high fertility cycle. JDS Commun. 2022 Sep 3;4(2):127-131. doi: 10.3168/jdsc.2022-0280.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures