ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que é uma novilha maninha?

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

E JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 18/12/2007

2 MIN DE LEITURA

35
0

É uma novilha Freemartin. Freemartinismo é uma das mais severas formas de anormalidade sexual em bovinos. Essa condição causa infertilidade em fêmeas nascidas de parto gemelar com macho. Quando o feto fêmea divide o útero com um feto macho, eles também dividem as membranas placentárias. Essa junção entre as placentas ocorre por volta do quadragésimo dia de gestação e os fluidos dos dois fetos também se misturam, provocando uma troca de sangue, hormônios e antígenos que carregam características que são únicas para cada sexo.

Nos primeiros meses de gestação, o feto de cromossomos XY (macho) começa a secretar o hormônio masculino testosterona na corrente sanguínea. Como há uma troca natural de fluxos entre as placentas, a testosterona acaba inibindo o desenvolvimento genital do feto feminino. Outro fator é a transfusão de células germinativas do feto masculino (XY) para o feto feminino (XX), produzindo assim um quimerismo XX/XY (isto é, indivíduo com células com cromossomos XX e outras com XY). A ação dessas células com o cromossomo Y no feto feminino também inibe o desenvolvimento do trato genital. Nesses casos, as chances de essa fêmea não reproduzir, ser estéril, são grandes, entre 90% e 95%.

O macho Freemartin apresenta apenas uma redução da fertilidade, porém a maioria das fêmeas é completamente infértil. Devido à transferência de hormônios e de células o desenvolvimento do trato reprodutivo da fêmea freemartin é severamente comprometido e às vezes apresenta elementos do trato reprodutivo do macho.

O Freemartinismo não pode ser prevenido, mas pode ser diagnosticado precocemente pelo exame das placentas dos partos gemelares ou avaliação cromossomal, o que não é muito comum. Mas um exame clínico na vagina é suficiente para perceber que o órgão possui apenas 3 ou 4 centímetros de profundidade - o que se costuma chamar fundo cego -, e não 10 a 15 centímetros, como seria normal. Mesmo com o passar do tempo, o canal da vagina não desenvolve, assim como sua vulva, que continua pequena como a de um animal que ainda não atingiu a fase adulta. Algumas fêmeas Freemartin apresentam o clitóris aumentado e tufos de pelo na vulva. Os ovários da fêmea Freemartin não se desenvolvem adequadamente e não produzem os hormônios necessários para manifestação do comportamento de estro.

A maioria das fazendas prefere criar as novilhas Freemartin, mesmo sabendo que a chance dela ser estéril é muito alta, porque normalmente elas têm aspecto masculinizado, com carcaça mais pesada e musculatura mais definida, podendo ter comportamento de macho, sendo usada como rufião, para auxiliar na detecção do estro.
Por que algumas novilhas mesmo não sendo gêmeas de macho apresentam características de novilha maninha?

Isso acontece porque em alguns casos o feto macho morre na fase inicial da gestação gemelar, mas o tempo que ele permanece viável no útero é suficiente para causar alterações no desenvolvimento da fêmea.

A porcentagem de parto gemelar em bovinos é muito variável, porém em condições naturais, estima-se que ocorre em de 3 a 5% dos partos. Essa condição pode ser provocada por ovulações duplas, dois óvulos são fertilizados, gerando dois bezerros diferentes (do mesmo sexo ou de sexos diferentes), ou então quando um zigoto (oriundo de um único óvulo fertilizado) se divide em dois, gerando fetos idênticos com o mesmo sexo, chamados gêmeos univitelinos. Este último caso representa algo em torno de 10% das gestações gemelares em bovinos.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

35

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 02/02/2021

Prezado PEDRO NOGUEIRA,
Obrigada pela participação!
A novilha já ficou gestante alguma vez???
Para uma melhor avaliação da sua novilha, seria bom voce chamar um medico veterinário.
PEDRO NOGUEIRA

IRACEMA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/02/2021

Bom eu tenho uma novilha gir leiteiro ela entra no cio todos os meses só que não segura a cria, ela não tem irmão gêmeo macho... queria saber se tem como um medicamento ou coisa do tipo fazer com que ela entre no cio e segura a cria
PEDRO NOGUEIRA

IRACEMA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/02/2021

Bom eu tenho uma novilha gir leiteiro ela entra no cio todos os meses só que não segura a cria, o pessoal fica falando que ela é maninha ou tem um gêmeo "macho. Só que ela não tem irmão gêmeo.... queria saber se tem possibilidade dela poder pegar cria. QUAL medicamento necessário
PAULO JOSÉ MAIA

MAR DE ESPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/07/2020

Existe na literatura, vaca que pare filhas estéreis? As filhas ciclam normalmente mas não emprenham.
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/07/2019

Prezado ALEXANDRO PEREIRA DE SANTANA,
Obrigada pela participação!
Se a novilha é irmã gêmea de um macho, as chances dessa fêmea não reproduzir, ser estéril, são grandes, entre 90% e 95%.
Ela tem conformação masculinizada?
O mais recomendado seria voce pedir para um veterinário fazer uma palpação retal, o diagnostico é bem fácil de ser realizado.
ALEXANDRO PEREIRA DE SANTANA

IARAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/07/2019

Muito obrigado Dra. pela informação vou pedir pra fazerem exames nela
ALEXANDRO PEREIRA DE SANTANA

IARAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/07/2019

Bom dia Tenho uma novilha gir da genética gemelar com um macho qual a possibilidade dela enprenha te ...ela tá com 2 anos e 5 mês
JOSÉ ROBERTO MORO

MONTE APRAZÍVEL - SÃO PAULO

EM 02/06/2019

Bom dia, obrigado pela oportunidade.
Um veterinário de minha região que faz atendimento em meus animais e, tendo em vista a ocorrência de 2 casos na propriedade de novilhas inférteis, me foi dito que são casos de incorreções de nascença, na urétra vaginal da novilha. Em tais locais permanecem resíduos da própria urina que passam, depois de algum tempo depositados, a destruir os espermas que por alí passarem.
Foi o que me disse o Sr. Dr. Caetano, médico veterinário do município de Monte Aprazível-SP, onde resido e tenho minha propriedade.
Meu nome é José Roberto Moro e, gostaria, se possível, explicações detalhadas sobre a incongruência das duas teses.
Muito obrigado.
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 02/06/2019

Prezado Jose Roberto,
A causa da infertilidade de suas novilhas é diferente da patologia tratada no artigo. Aqui foi descrito casos de novilhas freemartin, que tem infertilidade devido a ma formação durante a gestação gemelar com macho.
Pelo que entendi da sua descrição, suas novilhas tem uma má formação na vagina e vulva, que faz com que elas acumulem urina no fundo da vagina, o que compromete a fertilidade, portanto um caso diferente.
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/02/2019

Prezado Fabio Ramos,
Obrigada pela participação!
Se a fêmea ja tem uma cria ela não eh maninha. A vaca maninha tem falha na formação do trato reprodutivo, portanto não tem como ela ter uma gestação.
A fêmea pode ter alguma outra patologia que cause infertilidade depois de uma gestação normal.
FÁBIO RAMOS

EM 25/02/2019

Existe caso da vaca ter UMA cria e depois ela pode se tornar maninha?Já tendo um bezerro?
JOHAN LINS DOS SANTOS

SOUSA - PARAIBA - ESTUDANTE

EM 09/08/2018

Tenho uma novilha tem 3,6anos, e nunca ficou prenha o poderia ser, ela é Sadia, gorda, pesa em torno de 420kg viva, será que é maninha ?
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/08/2018

Prezado Johan,
Obrigada pela participação!
A novilha mostra cio? Se ela mostra cio ela provavelmente não é maninha. A melhor forma de fazer o diagnostico é pedir para um veterinário examina-la.
JOHAN LINS DOS SANTOS

SOUSA - PARAIBA - ESTUDANTE

EM 09/08/2018

Tenho uma novilha ela já tem 3,6 anos de idade e ainda não pegou cria, a novilha pesa em torno 400kg, bem cuidada será que ela é maninha ou pode ser qualquer outro problema é qual seria a solução?
JOSÉ CLÉRIO OLIVEIRA

EM 08/05/2018

Tenho uma bezerra que em sua vagina tem um pequeno pense. Isso quer dizer que ela tem os dois sexos e é inrreprodutiva?
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 08/05/2018

Prezado JOSÉ CLÉRIO, obrigada pela participação!
Ficou difícil de entender: bezerra que em sua vagina tem um pequeno pense
Seria um pequeno pênis? Se for semelhante a um pênis, provavelmente ela é infértil.
Se for apenas um pedúnculo de pele (tipo um verriga grande) não terá nenhum comprometimento da fertilidade.
Se for possível me mande uma foto.
JUNIOR MACHADO

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 21/02/2018

Pode ocorrer Freemartismo em gêmeos (fêmea e macho) se forem de origem de transferência de embriões?
HEIDI ZIMMER

CABO FRIO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/01/2018

Olá! A vaca da escola agrícola que dou aula pariu gêmeos - um macho e uma fêmea em 2017. Achei super útil saber do exame da vagina, pois estávamos na dúvida se a mantínhamos até a idade reprodutiva para saber se era fértil ou não.
Ela tem os botões das tetas, mas está bem musculosa - linda, mas infelizmente deve ser estéril.
Obrigada!
Heidi Zimmer
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 24/04/2017

Prezado Ademazinho Filho, obrigada pela participação!!

No caso do nascimento de duas fêmeas não há comprometimento da fertilidade.


FILHO ADEMAZINHO FILHO

EM 23/04/2017

É nó caso de nascer duas fêmeas idêntica, qual a possibilidade delas ser estéreo??,
JULIANO MARCELO BORGES

ITAGUARA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2016

quais sao as causas e os tipos de infertilidade de uma vaca.

outra pergunta o bezerro macho de parto gemelar na fase adulta ele pode ter problemas para se reproduzir
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/06/2015

Prezada Alessandra,

Não. A vaca maninha da qual estamos falando é um caso de freemartinismo, ela tem todo o desenvolvimento do trato reprodutivo comprometido durante a formação.

Se a fêmea teve uma cria e depois não conseguiu mais emprenhar, ela provavelmente tem uma infertilidade adquirida, não relacionada com o desenvolvimento do trato reprodutivo.

Obrigada pela participação,
ALESSANDRA TABONE

TRÊS LAGOAS - MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 29/06/2015

Existe caso da  vaca ter uma cria e depois ela pode se tornar maninha?Já tendo um bezerro?
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 16/06/2015

Prezado Caio Cesar,

Infelizmente não é possível, pois todo o trato reprodutivo da novinha maninha é comprometido. O problema ocorre durante do desenvolvimento e ela não desenvolve nem o útero, nem os ovários, portanto é impossível aproveita-la como receptora ou doadora de embriões.
MilkPoint Logo MilkPoint Ventures