Novas técnicas para inseminação artificial em búfalas

A inseminação artificial é tecnologias capaz de melhorar a genética de vacas leiteiras. Saiba mais sobre a técnica neste artigo, acesse!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Por Leandro F. Gofert1

A criação de búfalos é uma alternativa bastante interessante no cenário da pecuária brasileira.

Animais rústicos e adaptados a regiões onde os bovinos não conseguem bons desempenhos produtivos, capazes de converter alimentos fibrosos de baixo valor nutritivo de maneira eficaz, apresentam ainda uma boa qualidade de carne e leite.
Essas qualidades tornam a bubalinocultura uma atividade viável economicamente em várias regiões.

Dessa forma, tecnologias capazes de disseminar a genética de animais melhoradores, visando o aumento de produtividade, como a inseminação artificial, por exemplo, tornam-se necessárias.

Mas algumas características reprodutivas das fêmeas bubalinas tornam a utilização da inseminação artificial um desafio nessa espécie.

As fêmeas bubalinas são estacionais, ou seja, apresentam atividade reprodutiva (ciclos estrais) durante o período de outono e inverno, e durante a primavera e verão entram em anestro, cessando a atividade ovariana. Esse fato faz com que a produção de leite e carne seja estacional também.

Além disso, o comportamento estral da fêmea bubalina é diferente da fêmea bovina, apresentando cios mais curtos e de difícil detecção por parte dos tratadores, pois as búfalas não apresentam comportamento homossexual, ou seja, outras fêmeas do rebanho não montam naquelas que estão em cio, exigindo a presença de rufiões.

Assim sendo, a detecção de cio e a estacionalidade reprodutiva são fatores limitantes à utilização de inseminação artificial em búfalas.

Visando melhorar essa situação, pesquisadores da área de reprodução animal vêm trabalhando em tecnologias capazes de contornar esses problemas e viabilizar a utilização de inseminação artificial em búfalas.

Uma alternativa que têm apresentado bons resultados é a sincronização da ovulação através do protocolo Ovsynch.

A utilização do Ovsynch durante a estação reprodutiva de búfalas possibilita a eliminação das falhas de detecção de cios nessas fêmeas e têm apresentado resultados satisfatórios em relação a taxas de prenhez:

Protocolo Ovsynch:



Dia 0 (16:00 hs): Aplicar GnRH (IM)
Dia 7 (16:00 hs): Aplicar Prostaglandina (IM)
Dia 9 (16:00 hs): Aplicar GnRH (IM)
Dia 10 (8:00 hs): Inseminação


Mas, em períodos de anestro estacional, não existem respostas ao Ovsynch, pois nessa fase a liberação de LH pela hipófise da fêmea bubalina é totalmente inibida, impossibilitando o crescimento folicular e ovulação.

Assim, novos protocolos utilizando progesterona e gonadotrofinas exógenas foram testados, visando obterem-se gestações em períodos de anestro estacional, viabilizando produções de carne e leite durante o ano todo.

Atualmente, o protocolo que têm apresentado melhores resultados nessa situação é:

D0 (18:00 hs): Inserir disp. de Progesterona + 2 ml de Benzoato de Estradiol


D9 (18:00 hs): Retirar disp. + 2 ml Prostaglandina + 400 UI de eCG


D11 (18:00 hs): Aplicar 1000 UI de hCG ou 7 mg de LH.


D12 (8:00 hs): Inseminar.




Esse protocolo têm apresentado boa taxa de prenhez, e consegue ser viável economicamente, pois as búfalas que se apresentam vazias no início do período de anestro estacional teriam de esperar até 6 meses para voltarem a ciclar e emprenhar, alongando o intervalo entre partos e diminuindo a eficiência produtiva.
Com essa tecnologia, isso não é mais necessário, podemos utilizar os avanços tecnológicos recentes na área de reprodução animal para obtermos melhores resultados.

Pesquisador consultado: Pietro S. Baruselli - Prof. Associado do
Depto. de Reprodução Animal - FMVZ-USP

________________________________________________________

1Médico Veterinário, Tecnopec.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

MARIA LUCIA MELO BRAZAO
MARIA LUCIA MELO BRAZAO

MACAPA - AMAPÁ

EM 21/05/2017

SENHORES, SOMOS PECUARISTAS EU E MEU FILHO, EM MACAPA E CRIAMOS BUFALO E GOSTARIAMOS DE VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE REALIZARMOS A TECNICA DE INSEMINAÇAO ARTIFICIAL APESAR DE TERMOS CONSCIENCIA DE QUE NOSSAS INSTALAÇOES SAO RUSTICAS, QUE NAO DISPOMOS DE NENHUMA TECNOLOGIA, MAS GOSTARIAS DE UMA EXPLICAÇAO, POR GENTILEZA.

MARIA LUCIA MELO BRAZAO

AV. HENRIQUE GALUCIO, 1534, BAIRRO CENTRO, MACAPA.

EMAIL  marilubrazao@gmail.com
Qual a sua dúvida hoje?