ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Efeitos da pré-sincronização e/ou tratamento após a IA com LH suíno ou hCG nas taxas de prenhez em vacas de leite

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 11/07/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0

Já foi apresentado, em radares anteriores, dados de nosso grupo referentes ao efeito do tratamento com GnRH ou hCG, no dia cinco após IA, nas taxas de concepção em vacas Holandesas lactantes durante o verão, e também da melhoria da prenhez quando se utiliza pré-sincronização. Neste radar, estamos apresentando resultados de trabalho apresentado na reunião da American Dairy Science Association, que ocorreu em junho, em Phoenix, Arizona (Effects of presynchronization and/or post breeding treatment with porcine LH or hCG on pregnancy rates in dairy cows, J. Dairy Sci. Vol 86, Suppl. 1, pág 1, 2003).

Vários grupos estão trabalhando visando aumentar a taxa de concepção de vacas Holandesas. São vários os fatores que podem influenciar negativamente no desempenho reprodutivo de vacas leiteiras. A baixa concentração de progesterona (P4) pré e pós IA tem sido citada como um dos fatores que explicam a menor concepção em vacas de leite (VASCONCELOS, 1998). A associação das estratégias de pré-sincronização e de aplicação de LH ou hCG pós IA visa aumentar a concentração de progesterona pré e pós IA.

Os objetivos destes experimentos foram determinar os efeitos da pré-sincronização com análogo da PG e/ou tratamento com LH suíno (pLH) ou hCG pós IA nas taxas de prenhez em vacas de leite. Foram realizados três experimentos, onde se utilizou o protocolo Ovsynch para sincronizar a ovulação em vacas Holandesas em lactação (50-125 dias pós-parto). As vacas receberam injeções intramusculares de 100µg de GnRH (Fertiline; Vetoquinol) nos dias -10 e -1 e 500µg de cloprostenol (Estrumate; Schering Plough) no dia -3, e a IATF foi realizada no dia 0. O diagnóstico de gestação foi realizado por palpação retal entre os dias 45 e 60 após a IA.

No experimento 1, as vacas foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos, e receberam o protocolo ovsynch (n=92) ou pré-sincronização (n=86; 2 injeções de 500µg de cloprostenol, intervalo de 14 dias) seguido do protocolo ovsynch, sendo a primeira injeção de GnRH 12 dias após a segunda aplicação de cloprostenol. As taxas de prenhez foram 35 e 49%, respectivamente (P<0,06).

No experimento 2, as vacas receberam injeções intramusculares de 2 mL de salina, 12,5 mg de pLH (Lutropin-V; Bioniche Animal Health), ou 2500 UI hCG (Chorulon; Intervet) 5 dias após a IATF (41, 41 e 39 vacas). As taxas de prenhez foram 22, 33 e 37% (P=0,32).

No experimento 3 foi utilizado um esquema 2x3 fatorial, sendo os fatores pré-sincronização e tratamento pós-IA (como feito no experimento 1 e 2 respectivamente). Os dados de prenhez referem-se a 86 vacas (dados preliminares), sendo estes colhido em várias propriedades. As taxas de prenhez nos 6 grupos tratados variaram de 40 a 55% (ns). As taxas de prenhez foram 47 e 50% sem e com pré-sincronização, respectivamente e de 42, 48 e 55 % nas vacas tratadas com salina, pLH e hCG, respectivamente (P<0.6).

Conclusão: as taxas de prenhez aumentaram com a pré-sincronização. Tratamento com LH ou hCG 5 dias após IATF aumentou, numericamente, as taxas de prenhez.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures