ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diminuição de custos do protocolo Ovsynch pela utilização de doses reduzidas (50mcg) de GnRH.

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 22/09/2000

1 MIN DE LEITURA

1
0

José Luiz Moraes Vasconcelos

Em radares anteriores discutiu-se a importância da taxa de detecção de estro na eficiência reprodutiva.

Também já foi discutido a utilização do protocolo "Ovsynch" (GnRH - 7 dias - PGF2a - 2 dias - GnRH - 12 a 18h - IA) como estratégia para eliminar a necessidade de detecção de estro e aumentar a taxa de prenhez em vacas leiteiras.

O protocolo "Ovsynch" permite a IA em horário predeterminado, por sincronizar a ovulação em um período de 8 h, entre 24 a 32 h após a segunda aplicação de GnRH, ocorrendo a sincronização da ovulação porque os folículos pré-ovulatórios estão sincronizados no mesmo estádio de desenvolvimento e respondem ao LH liberado em resposta à segunda aplicação de GnRH.

Na implantação do protocolo "Ovsynch" os hormônios representam aproximadamente 80% dos custos, sendo que o GnRH representa em torno de 70% destes custos ou de 55 a 60% dos custos totais.

Visando diminuir o custo e ampliar a utilização do protocolo "Ovsynch", e considerando que o GnRH é o hormônio mais caro, este experimento (Theriogenology 50:1275-1284, 1998) foi delineado para avaliar a eficácia de metade da dose recomendada de GnRH (100 vs. 50mcg) nas taxas de sincronização e prenhez em vacas leiteiras, conforme descrito abaixo.

 

Tabela


Como pode ser observado na Tab. 1, não houve diferenças entre os dois tratamentos em relação aos parâmetros observados (Taxa de sincronização ao 2º GnRH, Taxa de dupla ovulação, Taxa de prenhez aos 28 e 56 dias e Taxa de perda embrionária entre 28 e 56 dias). Estes resultados demonstraram que é possível usar metade da dose (50mcg) de GnRH, com resultados semelhantes quando se usa dose completa ou dose recomendada pelo fabricante (100mcg, Cystorelin, Merial Ltda.).

Tabela 1. Taxa de sincronização e de prenhez em vacas leiteiras que receberam o protocolo "Ovsynch" com duas doses completas (100mcg) ou duas 1/2 doses de GnRH (50mcg).

 

Tabela 1



Esta estratégia diminui o custo do protocolo "Ovsynch" e, consequentemente, o custo por vaca gestante que foi sincronizada, o que pode estimular maior número de produtores e técnicos a utilizar esta tecnologia, visando melhorar a eficiência reprodutiva de seus rebanhos leiteiros.

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXSANDRO CAETANO DA COSTA

PONTALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/10/2015

Estou tentando fazer inseminação em minhas vacas com sistema de protocolos . Mas não tou tendo resultado. Estou perdendo muitos semem. Queria saber quais medicamentos poderia uzar. No momento estou usando Benzoato, Vetegran e sicroforte. Outro vez uzei  Bezoato, vetegran, gestran plus e pluset. Mas na minha região é dificil encontrar esses produto mim de uma orientação.

Obrigado.
MilkPoint AgriPoint