ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Atividade folicular em vacas Holandesas suplementadas com monensina

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 07/02/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0

Este resumo "Ovarian follicular activity in lactating Holstein cows supplemented with monensin" foi publicado no J. Dairy Sci., vol. 85, suppl 1, nº 1055, p.264, 2002).

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da monensina na atividade folicular pós-parto, performance reprodutiva, ingestão de alimento e produção de leite em vacas Holandesas.

As vacas receberam dieta completa de acordo com as recomendações do NRC e foram aleatoriamente distribuídas em grupo controle (n=19) e grupo com monensina (22 ppm, n=18 vacas). As dietas foram oferecidas a vontade, desde 21 dias antes da data prevista do parto até a confirmação de nova gestação (com 40 dias pós-IA) ou com >180 dias pós-parto.

A adição de monensina na dieta não teve efeito no desenvolvimento do primeiro folículo dominante pós-parto ou no número de folículos pequenos.

As vacas do grupo controle tiveram maior número de folículos da classe 4 (>15mm) do que as vacas do grupo que recebeu monensina (P<0,05).

O primeiro folículo dominante ovulou, regrediu ou se tornou cístico em 72,2, 11,1 e 16,7% das vacas do grupo que recebeu monensina e em 68,4, 21,1 e 10,5 das vacas do grupo controle, sem efeito da dieta.

A primeira ovulação pós-parto ocorreu antecipadamente (P<0,05) no grupo que recebeu monensina (27,2 ± 2,1 dias) em relação ao grupo controle (32,4 ± 1,5 dias), porém não houve efeito de tratamento no diâmetro do folículo ovulatório (grupo monensina, 17,3 ± 2,2 mm vs 21,0 ± 2,0 mm no grupo controle).

O tratamento com monensina não alterou a proporção de vacas com 2 ou 3 ondas de crescimento folicular nem o número de folículos por classe, durante o período avaliado.

O momento da ovulação após aplicação de PGF2a não diferiu entre os tratamentos, sendo de 92,4 ± 3,6h no grupo que recebeu monensina e de 94,8 ± 3,9h no controle.

A taxa de prenhez, avaliada por ultra-sonografia entre 28 a 35 dias após a IATF, não foi influenciada pelo tratamento.

As vacas do grupo que recebeu monensina apresentaram menor (P<0,05) concentração de proteína e gordura no leite, apesar da produção total de gordura e proteína não terem sido diferentes.

Este estudo sugere que a adição de monensina na dieta antecipa a atividade ovariana pós-parto, resultando em ovulação antecipada em relação ao grupo controle, e possibilidade de menor intervalo parto - primeira inseminação.

Os resultados em conjunto, do radar anterior e deste, sinalizam que a alimentação com ionóforos antes do parto e durante o período pós-parto pode antecipar a primeira ovulação pós-parto e reduzir o intervalo parto primeira inseminação.

Novamente lembramos que estes resultados são interessantes e devemos apresentar dados de nosso grupo com utilização de monensina na eficiência reprodutiva de vacas Nelore (n=500 vacas) durante o curso em Uberlândia (esperamos mandar o programa do curso ate o final de Janeiro, lembrando que este ano o curso será de 10 a 11 de abril).

Nos encontramos em Uberlândia.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures