ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise do desempenho reprodutivo de vacas de leiterias de grandes rebanhos americanos

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

E JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 07/10/2008

2 MIN DE LEITURA

1
0
Este texto é parte do artigo "Analysis of Reproductive Performance of Lactating Cows on Large Dairy Farms Using Machine Learning Algorithms", publicado pelos pesquisadores: Daniel Z. Caraviello; K. A. Weigel, M. Craven, D. Gianola, N. B. Cook, K. V. Nordlund, P. M. Fricke, M. C. Wiltbank em 2006 na revista Journal of Dairy Science, v.89, p.4703-4722.

A fertilidade de vacas leiterias é economicamente importante, mas o desempenho reprodutivo das vacas Holandesas tem declinado nas últimas 3 décadas. A taxa de concepção ao primeiro serviço pós-parto e a probabilidade de prenhez aos 150 dias pós-parto (DPP) são influenciadas por inúmeros fatores.

O objetivo desse estudo foi usar o programa machine learning algorithms para identificar os fatores que afetam o desempenho reprodutivo de vacas Holandesas mantidas em grandes rebanhos.

Foram usados dados de fazendas do programa de teste de progênie avançado da Alta Genetics. Dados de produção e reprodução de 153 fazendas foram obtidos a partir do banco de dados DHI-Plus, Dairy Comp 305 ou do PCDART herd management software. Os dados sobre manejo, instalações, serviço, nutrição, reprodução, seleção genética e produção de leite foram obtidos por um questionário respondido por gerentes de 103 fazendas. O escore de condição corporal foi avaliado em 63 fazendas (um único avaliador por fazenda). Os dados de temperatura ambiente foram coletados em estações climáticas próximas às fazendas.

Ao final do estudo foram analisados os dados de 31.076 lactações, 14.804 vacas e 317 variáveis relacionadas à taxa de concepção ao primeiro serviço e a probabilidade de prenhez aos 150DPP.

O estudo utilizou um programa estatístico (machine learning algorithms) para identificar as variáveis que a afetam à concepção ao primeiro serviço pós-parto e a probabilidade de prenhez aos 150DPP.

Freqüência de casqueamento, tipo de cama no lote de vacas secas, tipo de contenção na inseminação e duração do período voluntário de espera, foram consideradas as variáveis que mais afetam a taxa de concepção ao primeiro serviço pós-parto.

Foram consideradas como variáveis mais importantes que afetam a probabilidade de prenhez aos 150DPP: espaço no cocho por vaca, temperatura de descongelamento do sêmen, porcentagem de vacas com baixo escore de condição corporal, número de vacas no piquete maternidade, estratégia de uso dos touros de repasse e produção de leite na época do primeiro serviço.

O programa também identificou que a característica probabilidade de prenhez aos 150DPP é mais eficiente para descrever o desempenho reprodutivo de um rebanho comercial do que a taxa de concepção ao primeiro serviço.

Quando estamos trabalhando com reprodução, às vezes ficamos muito focados apenas nos fatores que achamos que estão diretamente relacionados, esse estudo nos mostra que temos que olhar a fazenda com um todo, pois características que parecem não estar diretamente relacionadas com problemas reprodutivos podem sim estar relacionados de alguma forma ao problema.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO ENRIQUE MADALENA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 08/10/2008

Prezados,

Nesse trabalho, que pode ser consultado gratuitamente online, a taxa de prenhez no primeiro serviço foi 25,2% e o percentual de vacas prenhas em 150 dias após o parto foi 60,7%, índices lamentáveis e totalmente anti-econômicos. Não tem algoritmo que concerte, é melhor trocar de gado e de sistema de produção, a não ser que se disponha de subsídio aos insumos -e haja subsídio!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures