ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fórum MilkPoint Mercado: mercados potenciais para os lácteos brasileiros

POR MATHEUS NAPOLITANO

FÓRUM MILKPOINT MERCADO

EM 02/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
1

Na sequência do 15º Fórum MilkPoint Mercado, o bloco 2 contou com nomes de peso e discutiu os Mercados potenciais para os lácteos brasileiros e como a indústria de laticínios pode aproveitar as oportunidades para inovar e atender essas demandas.

Pizzarias: o que a indústria deve saber/fazer para atender melhor este mercado

Na primeira palestra do bloco, Erick Momo, CEO da 1900 Pizzeria, falou sobre o gigantesco mercado de pizzarias no Brasil e a importância dos lácteos como matéria-prima para o segmento, especialmente se tratando dos queijos.

A muçarela desempenha um papel relevante no contexto das pizzarias, representando uma parte significativa do Custo de Mercadoria Vendida (CMV), destacando sua relevância para a operação e lucratividade desses estabelecimentos.

Quanto à periodicidade das compras, a maioria das pizzarias realiza pedidos de muçarela uma ou duas vezes por semana, totalizando 81% das empresas consultadas por Erick.  Essa alta frequência de compras reflete a necessidade das pizzarias em manter um contato próximo com seus fornecedores e de buscar estratégias para mitigar a oscilação de preços.

Fórum MilkPoint Mercado
Foto: Erick Momo, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Erick também comentou sobre os principais aspectos que o mercado de pizzarias desejam para que a muçarela seja considerada de alta qualidade e agreguem qualidade às pizzas produzidas. Além, de também trazer sugestões de inovações às queijarias, como por exemplo, o comercialização da muçarela em diferentes formatos (cubos, ralado, fatiado, etc) em alternativa ao padrão da muçarela em bloco, o que otimizaria a manipulação do queijo dentro da pizzaria.

Novas tendências para o consumo de muçarela: o snack perfeito

Na sequência do bloco, também falando sobre oportunidades e inovações no mercado de queijos, Ana Paula Forti, Diretora de Processamento da Tetra Pak Brasil, discorreu sobre o potencial dos sticks de muçarela.

Os sticks de muçarela surgem como uma alternativa inovadora para agregar valor aos queijos, atendendo à crescente demanda dos consumidores por produtos saborosos e saudáveis. A muçarela é um alimento muito valorizado por suas características, como sabor delicioso, baixo teor calórico e alto valor nutritivo, sendo uma excelente fonte de cálcio e proteína.

Nesse contexto, a tendência de lanches em casa tende a estimular o consumo de queijos, e os snacks prontos para consumo apresentam um alto potencial de crescimento neste mercado. Os queijos, por sua vez, destacam-se pela sua versatilidade e adaptabilidade na rotina alimentar das pessoas, proporcionando diferentes combinações e possibilidades culinárias.

Ana Paula
Foto: Ana Paula Forti, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Uma evolução promissora da muçarela é representada pelo surgimento de novos  formatos do queijo , mantendo o sabor tradicional com o qual os consumidores já estão familiarizados. Essa inovação visa atender a uma demanda não apenas das crianças, mas também dos jovens, adultos e idosos, ampliando o alcance desses produtos. Esses novos queijos vêm em diversas formas, sabores e cores, proporcionando uma experiência sensorial única aos apreciadores.

Para viabilizar a produção desses sticks de muçarela, a TetraPak apresenta soluções de fornecimento de equipamentos de alta qualidade às indústrias do setor. Os equipamentos oferecidos pela empresa garantem um processo contínuo e desempenho confiável, além de uma capacidade produtiva elevada. Para as empresas que já possuem uma base de produção de muçarela em bloco, a adaptação para a fabricação dos sticks é facilitada, permitindo uma expansão das opções de produtos com um layout reduzido.

Sorvete: o que a indústria deve saber/fazer para atender melhor este mercado

Para fechar o bloco, Eduardo Weisberg, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes,  falou sobre as características do mercado de sorvetes brasileiro e o seu grande potencial de crescimento.

O mercado de sorvetes e gelatos no Brasil apresenta características marcantes que refletem sua importância econômica. Com mais de 11.000 empresas atuantes no Brasil, o setor apresenta um faturamento de cerca de 14 bilhões de reais por ano. Notavelmente, cerca de 92% dessas empresas são classificadas como micro e pequenas, destacando o papel empreendedor e diversificado do segmento. Eduardo também pontuou sobre a ampla aceitação e popularidade dos sorvetes e gelatos no país, além de destacar o potencial de crescimento e inovação que o mercado ainda possui.

A composição dos sorvetes revela o importante papel dos lácteos na indústria. Leite em pó e leite fluido são os principais ingredientes, respondendo por 13% se utilizado leite em pó ou  70% se utilizado leite fluido, na composição final. O setor lácteo pode aproveitar essa grande importância e demanda crescente ao garantir a qualidade e oferta de seus produtos para a indústria de sorvetes.
 


Foto: Eduardo Weisberg, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Ao contrário das pizzarias que realizam o abastecimento semanal dos queijos, a indústria de sorvetes geralmente faz compras de leite em maiores quantidades, e esse comportamento reforça a necessidade de uma parceria sólida entre as indústrias de sorvete e lácteos, para garantir a disponibilidade dos insumos necessários e evitar possíveis desabastecimentos. Trabalhando de forma conjunta, ambas as partes podem se beneficiar de uma produção mais eficiente e planejada.

 

Patrocinadores Fórum MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures