Na sequência do 15º Fórum MilkPoint Mercado, o bloco 2 contou com nomes de peso e discutiu os Mercados potenciais para os lácteos brasileiros e como a indústria de laticínios pode aproveitar as oportunidades para inovar e atender essas demandas.
Pizzarias: o que a indústria deve saber/fazer para atender melhor este mercado
Na primeira palestra do bloco, Erick Momo, CEO da 1900 Pizzeria, falou sobre o gigantesco mercado de pizzarias no Brasil e a importância dos lácteos como matéria-prima para o segmento, especialmente se tratando dos queijos.
A muçarela desempenha um papel relevante no contexto das pizzarias, representando uma parte significativa do Custo de Mercadoria Vendida (CMV), destacando sua relevância para a operação e lucratividade desses estabelecimentos.
Quanto à periodicidade das compras, a maioria das pizzarias realiza pedidos de muçarela uma ou duas vezes por semana, totalizando 81% das empresas consultadas por Erick. Essa alta frequência de compras reflete a necessidade das pizzarias em manter um contato próximo com seus fornecedores e de buscar estratégias para mitigar a oscilação de preços.
Foto: Erick Momo, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint
Erick também comentou sobre os principais aspectos que o mercado de pizzarias desejam para que a muçarela seja considerada de alta qualidade e agreguem qualidade às pizzas produzidas. Além, de também trazer sugestões de inovações às queijarias, como por exemplo, o comercialização da muçarela em diferentes formatos (cubos, ralado, fatiado, etc) em alternativa ao padrão da muçarela em bloco, o que otimizaria a manipulação do queijo dentro da pizzaria.
Novas tendências para o consumo de muçarela: o snack perfeito
Na sequência do bloco, também falando sobre oportunidades e inovações no mercado de queijos, Ana Paula Forti, Diretora de Processamento da Tetra Pak Brasil, discorreu sobre o potencial dos sticks de muçarela.
Os sticks de muçarela surgem como uma alternativa inovadora para agregar valor aos queijos, atendendo à crescente demanda dos consumidores por produtos saborosos e saudáveis. A muçarela é um alimento muito valorizado por suas características, como sabor delicioso, baixo teor calórico e alto valor nutritivo, sendo uma excelente fonte de cálcio e proteína.
Nesse contexto, a tendência de lanches em casa tende a estimular o consumo de queijos, e os snacks prontos para consumo apresentam um alto potencial de crescimento neste mercado. Os queijos, por sua vez, destacam-se pela sua versatilidade e adaptabilidade na rotina alimentar das pessoas, proporcionando diferentes combinações e possibilidades culinárias.
Foto: Ana Paula Forti, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint
Uma evolução promissora da muçarela é representada pelo surgimento de novos formatos do queijo , mantendo o sabor tradicional com o qual os consumidores já estão familiarizados. Essa inovação visa atender a uma demanda não apenas das crianças, mas também dos jovens, adultos e idosos, ampliando o alcance desses produtos. Esses novos queijos vêm em diversas formas, sabores e cores, proporcionando uma experiência sensorial única aos apreciadores.
Para viabilizar a produção desses sticks de muçarela, a TetraPak apresenta soluções de fornecimento de equipamentos de alta qualidade às indústrias do setor. Os equipamentos oferecidos pela empresa garantem um processo contínuo e desempenho confiável, além de uma capacidade produtiva elevada. Para as empresas que já possuem uma base de produção de muçarela em bloco, a adaptação para a fabricação dos sticks é facilitada, permitindo uma expansão das opções de produtos com um layout reduzido.
Sorvete: o que a indústria deve saber/fazer para atender melhor este mercado
Para fechar o bloco, Eduardo Weisberg, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, falou sobre as características do mercado de sorvetes brasileiro e o seu grande potencial de crescimento.
O mercado de sorvetes e gelatos no Brasil apresenta características marcantes que refletem sua importância econômica. Com mais de 11.000 empresas atuantes no Brasil, o setor apresenta um faturamento de cerca de 14 bilhões de reais por ano. Notavelmente, cerca de 92% dessas empresas são classificadas como micro e pequenas, destacando o papel empreendedor e diversificado do segmento. Eduardo também pontuou sobre a ampla aceitação e popularidade dos sorvetes e gelatos no país, além de destacar o potencial de crescimento e inovação que o mercado ainda possui.
A composição dos sorvetes revela o importante papel dos lácteos na indústria. Leite em pó e leite fluido são os principais ingredientes, respondendo por 13% se utilizado leite em pó ou 70% se utilizado leite fluido, na composição final. O setor lácteo pode aproveitar essa grande importância e demanda crescente ao garantir a qualidade e oferta de seus produtos para a indústria de sorvetes.
Foto: Eduardo Weisberg, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint
Ao contrário das pizzarias que realizam o abastecimento semanal dos queijos, a indústria de sorvetes geralmente faz compras de leite em maiores quantidades, e esse comportamento reforça a necessidade de uma parceria sólida entre as indústrias de sorvete e lácteos, para garantir a disponibilidade dos insumos necessários e evitar possíveis desabastecimentos. Trabalhando de forma conjunta, ambas as partes podem se beneficiar de uma produção mais eficiente e planejada.