ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tempo é dinheiro, inclusive no leite

FABRÍCIO NASCIMENTO

EM 13/02/2023

2 MIN DE LEITURA

6
17

A gestão de tempo é um assunto que está em alta. Mas, como administrar um dos ativos mais valiosos de uma pessoa? 

No mundo empresarial, estuda-se muito para encontrar a melhor maneira de aproveitar o tempo. Cursos, treinamentos, imersões, mentorias e horas a fio de dedicação para descobrir, dentre tantos caminhos, qual o melhor e mais eficiente.  

Na atividade do leite, mesmo não tendo a tradição de focar em tais ferramentas, está na hora de começar a trabalhar em cima desse tema. Afinal, não é novidade para ninguém que o produtor de leite é mega-atarefado, exerce várias funções — muitas vezes ao mesmo tempo — e trabalha por horas a fio sem intervalo.

 

Como seria possível mudar isso?

A ideia de facilitar a vida das pessoas, desburocratizar processos, agilizar e aliviar o trabalho, deve estar sempre presente para que se consiga mudar algo.

Uma das coisas interessantes de se aplicar é a terceirização, muitas tarefas que roubam muito tempo e causam estresse, podem ser terceirizadas. Desta maneira, o produtor alivia suas responsabilidades e ainda ajuda outras pessoas.

Por muito tempo eu pensava que para as tarefas ficarem bem feitas, somente eu poderia realizá-las. Até que um determinado dia sofri um acidente e fiquei sete meses sem poder trabalhar. Ali aprendi que ninguém é insubstituível, e que o outro poderia fazer meu trabalho, muitas vezes melhor que eu inclusive.

Desde então, realizamos a terceirização de muita coisa na propriedade. A produção da silagem de milho é terceirizada, e melhorou muito depois disso. Além de agilizar o processo, facilitou o trabalho, reduziu o estresse e aumentou significativamente a qualidade.

Outro exemplo é a declaração de renda. Muitos falam ser fácil de fazer, é só entrar no site e preencher. Pode até ser fácil, mas ao pensar no tempo gasto para realizar essa tarefa, penso que utilizar esse intervalo realizando alguma tarefa porteira adentro, o resultado será muito melhor. Além de que um contador, que estudou para isso, certamente realizará o trabalho com maior eficiência. 
 

Foco na atividade é um diferencial

Um dia, eu comprando uma melancia na cidade, fui abordado por um homem que me disse "mas que vergonha mora no interior e não planta uma melancia". Eu educadamente respondi que eu produzo e vendo leite, para poder comprar melancia de quem produz e vende, assim como eu compro Arroz, feijão e outros produtos que outros produtores produzem. 

Tudo poderia ser produzido dentro da minha propriedade, porém, a nossa escolha foi por produzir leite. Sendo assim, precisamos focar e nos especializar na nossa atividade, sem deixar que outras coisas tirem o foco e a gente vire produtor de tudo que é coisa, e não faça nada bem feito.

Não queira abraçar o mundo, você não tem obrigação de fazer tudo, cuide do seu tempo, do seu corpo, da sua mente, e viva melhor, estando bem com você mesmo, você se tornará um produtor preparado para o sucesso.
 

E, falando em sucesso, utilizar as ferramentas corretas e treinar a mentalidade para ser um produtor com alta eficiência é o tema da palestra de Fabrício Nascimento, autor deste texto, no Interleite Sul. Não perca a oportunidade de estar no melhor evento e feira de negócios do leite destinado ao leite sulista. 

Não poderá ir a Chapecó? Não se preocupe. Inscreva-se e participe ativamente na versão online do Interleite Sul 2023. O evento contará com transmissão online e ao vivo em plataforma exclusiva para os participantes.

Faça agora a sua inscrição com os valores do primeiro lote. Não fique de fora dessa experiência. Clique aqui para acessar o site oficial do Interleite Sul 2023, conferir a programação completa e fazer a sua inscrição.

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELSON BARBOSA DA SILVA

SÃO FÉLIX DO XINGU - PARÁ - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 14/02/2023

Eu preciso fazer isso , porque estou nesse grupo que quer produzir tudo ao mesmo tem , mas não sai nada bem feito.
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2023

Muito obrigado pelo comentário Elson!
Aos poucos você vai mudando a rotina e conseguindo focar mais no que realmente quer fazer.
ELISABETE CASTANO

RESENDE - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2023

Muito boa matéria. Concordo plenamente, ninguém consegue fazer tudo, e quando você terceiriza, você faz a roda girar e todos ganham.
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2023

Muito obrigado Elisabete!
Levei tempo para entender isto, e hoje procuro repassar para os colegas para que não cometam os mesmos erros que cometi.
MARIANA HARTMANN ARPINI

GUARACIABA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2023

Muito bom, eu estou em uma fase de mudanças na minha vida, da minha família e na propriedade. Uma leitura que realmente vale a pena👏🏻👏🏻
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2023

Muito obrigado Mariana?
Fico feliz em ter contribuído, no que precisar e eu puder ajudar, estou sempre à disposição.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures