ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Energia elétrica é essencial para a produção de leite

FABRÍCIO NASCIMENTO

EM 08/01/2021

1 MIN DE LEITURA

15
14

Atualizado em 08/01/2021

Repercutiu muito nas redes sociais alguns dias atrás, o vídeo de um produtor jogando leite no escritório da empresa de energia, ele fez isto em forma de protesto, afinal estava ha dias sem energia e jogando fora o leite. Não sei se resolveu o problema dele, mas chamou a atenção de todos. Este é um fato corriqueiro em todas as regiões do país, algumas mais, outras menos.

Quem nunca teve problema de energia? 

Tem empresas que prestam um serviço mais eficiente e de atendimento rápido, mas tem algumas que são um trauma para o produtor.

Cada sinal de chuva no céu, já cai a luz. Quando é na hora da ordenha, fica terrível. E quando é meia hora antes, talvez seja até pior. Bate aquela ansiedade, aquele nervosismo, aquela insegurança de: será que volta luz pra fazer a ordenha?

Pior ainda é quando os chamados "desligamentos programados " acontecem na hora da ordenha (POR FAVOR EMPRESAS DE ENERGIA NÃO FAÇAM ISSO).

Aí começa às ligações para a fornecedora de energia, que nem sempre te atende rápido, talvez pela demanda de ligações, aí quando atendem prometem uma equipe o mais rápido possível para resolver a situação.

Então as horas não passam, cada segundo é uma eternidade, as vacas já começam berrar, como quem está pedindo para ser ordenhada. E quando falta luz no final da ordenha, aí a preocupação muda, ficamos preocupados com o leite que ainda não gelou... Será que vamos perder? Quantos graus estava? Será que volta logo a luz? 

Quem tem gerador da um jeito de ligar ele, porém, nessa hora o danado resolve não ligar, a gasolina ou diesel nem sempre estão ali disponíveis, é uma manobra até ligar e continuar o trabalho. Lembrando que o gerador não é realidade na maioria das propriedades. E mesmo quem tem gerador, tem para emergência, não para uso contínuo por falta luz recorrente e por longos períodos.

Para quem tem as vacas em galpões a preocupação é ainda maior, os prejuízos causados pela falta de energia, também. 

Sonhamos com um bom serviço prestado em fornecimento de energia, a nível Brasil. Seguimos pedindo, exigindo e ligando sempre para as concessionárias, para que nossa produção não seja prejudicada por falta de energia.

Conta para mim:

- Com que frequência falta luz na sua propriedade?
- A empresa atende rápido? 
- Já perdeu leite por falta de luz? E o sono, já perdeu de medo que a luz não voltasse?

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

15

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JERLEY PORTO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2021

A nossa energia da Cemig na zona rural da cidade de Teófilo Otoni, distrito de Topazio é péssima, picos e oscilações são frequentes, quedas de tensão e queima de equipamentos são corriqueiros, não trabalhamos em paz, a energia Rural da Cemig é uma vergonha!
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2021

Jerley obrigado pelo comentário, no Brasil inteiro esse problema acontece e impacta de forma negativa nossa atividade.
SÉRGIO TEIXEIRA GUIMARÃES

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2021

Pelo menos 2 vezes por mês fico sem energia. E no mínimo 2 dias para voltar. A empresa que não presta os serviços adequados é a CEMIG.
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2021

Sérgio fico imaginando o stres, o prejuízo, e eles não estão nem aí
I
ADIL ALVES VERLINDO

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/01/2021

Felizmente o gerador cobre as faltas. Mas contrário aos demais depoimentos, a concessionária RGE - CPFL energia atende rápido e poucas vezes falta luz, pelo menos aqui em Caxias do Sul.
JAMAR CORREIA CAMARGO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Nesses tempos de chuva falta energia na minha propriedade pelo menos uma vez na semana e algumas vezes demora até 24 horas prá voltar.
A empresa responsável pela minha região é a ENEL e ela não atende rápido, aliás é a pior concessionária do Brasil.
Já perdi leite, equipamentos e o sono várias vezes por falta energia.
JERLEY PORTO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Aqui em Minas Gerais, nós produtores de leite temos um grande inimigo, a Cemig, a pior energia rural do Brasil, se não for do mundo, prejuízos atrás de prejuízos, isso a anos e anos, privativa está porcaria Governador Zema!!
EDSON GONTIJO JUNIOR

NOVA LIMA - MINAS GERAIS

EM 11/01/2021

A CEMIG e a pior concessionaria do brasil. Falta energia pelo menos umas quinze vezes por mes mas o pior e a tensao que chega abaixo do permitido pelas normas gerando com isto queima de aparelhos da ordenha, tanques, etc. No mes de dezembro perdi 6500 litros de leite e varios equipamentos gerando um prejuizo de mais de 25000,00. Estou preparando uma acoa de indenizacao para resarcimento dos prejuizo.
Fizemos um abaixo assinado na nossa regiao com mais de 250 assinaturas reclamando do pessimo fornecimento da energia. encaminhamos para a Cemig, Aneel ,Ministerio Publico de MG nacidade de Entre Rios de Minas e niguem tomou nehuma providencia.
Ficamos situados no lugar chamado AGUIAR Distrito Sao Sebastiao do Gil cidade de Desterro de entre rios.
JERLEY PORTO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Em nossa região vamos entrar com uma ação coletiva de danos contra a Cemig, a queima de equipamentos é absurda na nossa região do vale do mucuri em Minas Gerais, alguma coisa você pede ressarcimento, outras como resfriador de leite, nós não podemos esperar e temos que consertar com urgência, fora medicamentos em geladeiras que se perdem, a Cemig acabou, péssima, horrível, abaixo assinado não vale nada pra eles, tem que ter união dos produtores e entrar todos juntos na justiça, não aguentamos mais, CHEGA!!!
TARLEI TELIO VINHAL

CARMO DO PARANAÍBA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/01/2021

Aqui a empresa e a CEMIG ,péssima tbem quando VC liga raramente se e atendido na maioria das vezes só atendimento virtual já ficamos dias sem energia a impres@o q da e q não tem seres humanos lá só máquinas! Agora coloquei energia solar pra tentar minimizar os custos com energia só q ficou pior ainda quando falta energia da concessionária a solar tem fica parada ,,uma lastima
JERLEY PORTO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Cemig é uma vergonha!!
MARCUS PAULO ABRANCHES BORGES

VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/01/2021

Sou Marcus Borges, Valença - RJ, empresa de energia Light.
Falta luz quase todos os dias, serviço péssimo, prejuízos são vários, não tem manutenção preventiva, já ficamos dias consecutivos sem energia.Tenho um Compost Barn e já viu né. Tenho um gerador mas ainda só suporta ordenha e gasolina 5,00/ litro complica. Muito triste isso, eu e meu vizinhos estamos sem esperanças.
GILMAN ALVES LIMA

PEQUIZEIRO - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Monte um biodigestor daí um motor com gerador usando gás para funcionar nos dias de falta de energia.
EM RESPOSTA A GILMAN ALVES LIMA
JERLEY PORTO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Se o problema se resumisse a falta de energia, está seria um boa solução, mas vai além disso, a energia é de péssima qualidade, picos de tensão a qualquer hora do dia ou da noite, variação de tensão, baixa e alta, enfim, estamos nos desesperando, e é assim o ano todo, se marcar pra chover então, é um Deus nos acuda!!
EM RESPOSTA A JERLEY PORTO
GILMAN ALVES LIMA

PEQUIZEIRO - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/01/2021

Agora você tocou num ponto real acha que é no país inteira aqui aonde eu moro também existe esses problemas a energia está o tempo todo oscilando para cima e para baixo, com constantes queima de elétricos eletrônicas, essas idas e voltas subidas de energia causa no estrago enorme, para melhorar um pouco ou ao menos amenizar é preciso investir em equipamentos de proteção elétrica, como equipamentos que controla o religamento quando a energia cai programadas para ligar após estabilizar, e isso não fica barata mas melhora bastante ao menos quando nossos equipamentos voltam a ligar a energia já controlou um pouco a corrente tensão.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures