ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual a qualidade da sua silagem de milho? Conheça o IQS

ESALQLAB

EM 16/08/2017

2 MIN DE LEITURA

0
4
                                                         Laerte Cassoli – ESALQLab 
Rafael Amaral – Doctor Silage

De repente chega uma notificação no seu celular. Os resultados bromatológicos da sua silagem ficaram prontos: são mais de 20 parâmetros analisados em menos de 2 dias e com um excelente custo benefício. Tudo isso graças a tecnologia que tem democratizado o acesso à informação e facilitado a vida dos gestores na tomada de decisão. 

Aí vem o passo seguinte: você abre o laudo em busca de respostas à algumas perguntas que provavelmente o motivaram a realizar a análise como: Qual a qualidade da minha silagem? Quais parâmetros devo considerar nessa avaliação? Como ela se compara às demais silagens produzidas na minha região e no Brasil?

Encontrar essas respostas nem sempre é algo simples. Uma forma de facilitar esse processo é consolidar as informações relevantes num único indicador. Obviamente não existe um indicador perfeito, mas certamente facilita a análise e comparação entre silagens diferentes.

Pensando nisso foi criado o Índice de Qualidade da Silagem (IQS), uma iniciativa da ESALQLab (Plataforma de análises laboratoriais para o agro do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP) e do Doctor Silage (Canal de informação técnica).

Toda amostra de silagem de milho terá o IQS calculado com base em cinco parâmetros eleitos: MS (matéria seca), teor de amido, KPS (índice de processamento), FDN (Fibra em detergente neutro) e digestibilidade do FDN. Para cada um será atribuída uma pontuação e depois calculada a pontuação final que será o IQS, podendo variar de 50 a 100 pontos. Para o cálculo do IQS foram considerados pesos diferentes entre os cinco parâmetros: MS (30%), Amido e KPS (20%) e FDN e Dig FDN (15%).

De acordo com o IQS, a silagem será classificada em bronze, prata, ouro e diamante e, ao mesmo tempo, será apresentado o ranking da silagem em relação a todas as amostras analisadas na ESALQLab.



O IQS será apresentado no Portal ESALQLab e também nos aplicativos para Android e IOS e sem custo adicional para os usuários a partir de setembro. Enquanto isso, você poderá simular o IQS da sua silagem pelo Simulador IQS.

Confira também nosso vídeo de apresentação do IQS. Clique aqui.

Em breve teremos mais novidades para você! ESALQLab e Doctor Silage, juntos por uma silagem de qualidade.


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures