ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vantagens da capacitação digital nos treinamentos corporativos

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 01/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 31/10/2022

A dinâmica no cenário corporativo está em constante mudança devido ao desenvolvimento tecnológico acelerado, ao crescente volume de informações e ao aumento da demanda por treinamentos corporativos. É nesse contexto que a capacitação online, conhecida também como e-learning, surge como uma alternativa de obter agilidade, baixo custo e eficiência.

Atualmente neste processo de aprendizado, as ferramentas de Ensino à distância - EAD, permitem às empresas suprimir algumas dificuldades como por exemplo, entraves na logística e custos elevados de programas de treinamento presencial. Além de solucionar tais obstáculos, o EAD mostra-se como uma opção de capacitação contínua e permite que o colaborador revise o conteúdo sempre que for preciso.

Empresas bem sucedidas geralmente são fruto de uma boa gestão aliada de um conjunto de profissionais qualificados e satisfeitos. A fim de fortalecer essa ideia, práticas como cursos corporativos online são bem vistas, afinal de contas, atualizam o conhecimento técnico das equipes e ao mesmo tempo elevam a motivação dos seus membros, que passam a se sentir valorizados pela empresa.

Para elucidar o entendimento sobre capacitação digital no contexto empresarial, veja as vantagens dessa ferramenta:

Vantagens da capacitação digital nos treinamentos corporativos:


1. Alcance dos colaboradores independente da localização

Uma vantagem clara é que os membros da equipe poderão ter acesso ao mesmo conteúdo independentemente de onde estejam, uma vez que o treinamento independe da localização geográfica do time. Com isso é possível reduzir o tempo de deslocamento, que pode ser utilizado para as demais atividades da empresa.

Além dessa flexibilidade, se houver a disponibilização de recursos adicionais, como aplicativos que permitem visualização offline em smartphones, o alcance da capacitação fica ainda maior.

2. Acesso flexível e estudo no ritmo individual

Outra vantagem essencial da capacitação digital é poder consumir o conteúdo em qualquer horário e lugar que tenha rede de internet. As plataformas de treinamento funcionam, em sua maioria, com aulas gravadas, permitindo que o acesso seja de acordo com a disponibilidade do aluno. 

Soma-se ainda, que cada aluno tem seu tempo para absorver as informações e essa ferramenta online permite que cada um assista no seu tempo, com a possibilidade de revisão do conteúdo. Dessa forma, é possível alcançar melhores resultados e formar equipes de alta performance. 

3. Otimização dos custos

Além da otimização do processo de aprendizado, que é realizado pelas plataformas de ensino, os custos também são otimizados. Nessa realidade, não há a necessidade de gastos com deslocamento, hospedagem e com estrutura física. Além disso, o material educacional elaborado pode ter um alcance de larga escala. 

4. Diminuição do turnover

A falta de atualização ou possibilidade de adquirir novos conhecimentos pode resultar no aumento da rotatividade do pessoal, ou seja, do turnover. Uma das estratégias utilizadas para mudar esse cenário é  o investimento em capacitações consistentes e constantes com o objetivo de trazer melhorias expressivas ao clima organizacional e assim, diminuir o turnover.  

5. Desenvolvimento de habilidade profissional e pessoal

O processo de capacitação digital permite o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais como:

  •  Organização;
  •  Automotivação;
  • Autonomia 
  •  Gerenciamento do tempo.

6. Promover o engajamento 

Engajar pessoas é uma tarefa necessária, porém desafiadora. Nas organizações, para manter uma cultura organizacional consolidada, focada nos objetivos e na produtividade é necessário um plano de ação para engajamento. Dessa forma, há algumas dicas para realizar um planejamento de sucesso: 

  • Entender e ouvir os colaboradores;
  • Definir objetivos e metas;
  • Estabelecer estratégias e possuir uma comunicação interna efetiva;
  • Inclusão do feedback;
  • Recompensa e comemoração das conquistas. 

Uma estratégia de aprendizado que está aliada a capacitação digital é a gamificação. Esta metodologia visa aumentar o engajamento e construir um ambiente mais leve para o aprendizado. Além disso, também contribui para estimular a motivação, fortalecer o conhecimento, persistência e a proatividade. 

7. Acompanhamento dos dados

Um ponto importante da capacitação online é a possibilidade de acompanhar as atividades e desempenho dos usuários. O acompanhamento de dados é muito importante para o desenvolvimento e sucesso dos projetos de capacitação, pois permite ajustes e constante adequação aos objetivos da empresa.

Diante de diversos benefícios, que tal implementar esta ferramenta de sucesso e investir em seu time? O EducaPoint Corporativo pode fazer parte da sua solução.  Entre em contato com o nosso time para saber mais.
















 

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures