ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vacas que mamam nelas mesmas: o que fazer?

EDUCAPOINT

EM 15/10/2018

5 MIN DE LEITURA

4
5

As vacas leiteiras vêm sendo criadas nos últimos séculos para produzir mais leite, resultando em muitos problemas de saúde diferentes nos rebanhos leiteiros. Dentre eles está a autossucção, que é quando uma vaca chupa os próprios tetos e geralmente inclui a deglutição de leite.


Figura 1: Vaca fazendo  autossucção. (Fonte da foto: https://g1.globo.com/goias/jornal-do-campo/videos/v/pecuarista-quer-saber-o-que-fazer-para-que-vaca-pare-de-mamar-nela-mesma-em-goias/4910090/ ) 

O ato de sugar os próprios tetos é um problema comportamental entre as vacas leiteiras que resulta em perdas econômicas severas para o produtor devido à redução da produção de leite e ao aumento da necessidade de cuidados veterinários.

Esse comportamento pode causar grandes quantidades de perda de leite, lesões nos tetos, defeitos de formato e como resultado disso, levar a casos de mastite. Às vezes, quando isso acontece nas vacas e novilhas durante o último período da gestação, provoca a formação de colostro precoce, que acabará faltando aos bezerros. Além disso, muitas fazendas fazem descarte precoce de vacas e novilhas devido a esse tipo de defeitos comportamentais.

Tem sido relatado que a grande maioria dos casos de autossucção em gado são observados entre as novilhas. Alguns estudos mostram que as novilhas compreendem 69% dos casos encontrados.

Alguns pesquisadores afirmaram que os animais que fazem autossucção ou mamam em outras vacas do rebanho (outro tipo de problema comportamental encontrado em vacas leiteiras) absorvem cerca de 40 ou 60 litros de leite por dia. De acordo com os dados obtidos neste estudo, determinou-se que, no caso das vacas que fazem autossucção, a absorção normalmente é de pelo menos 32% do seu leite diário.

Como vacas que fazem autossucção aplicam muito mais pressão sobre o úbere por um longo tempo durante a sucção, isso leva a lesões nos úberes. Além disso, como o teto é aspirado em intervalos frequentes, o orifício do úbere permanece sempre aberto, permitindo que os microrganismos entrem no teto, levando a casos graves de mastite.



Figura 2: Lesão nos tetos por causa de autossucção.
 

Outra questão a ser considerada é que a autossucção leva a uma assimetria nos tetos, o que pode prejudicar a ordenha desse animal. Os úberes expostos à autossucção também ficam com tetos mais espessos e defeituosos.



Figura 3: Assimetria nos tetos por autossucção.


Figura 4: Deformação dos tetos por autossucção.

Até agora, os estudos não conseguiram determinar a principal razão que leva a esses comportamentos nas vacas. No entanto, há uma visão comum de que pode ter muitas causas diferentes, de forma que, normalmente, a ênfase é dada no tratamento dos sintomas, em vez de remover a razão real na cura da doença.

O que fazer?

Independentemente das causas do comportamento de autossucção, os animais afetados moldam sua língua como um copo e chupam seus próprios tetos. Esse comportamento anormal resulta em várias complicações sérias no animal afetado.

Várias abordagens estão disponíveis para tratar esta condição. Embora os estudos mostrem que essa é uma condição rara, em fazendas onde o comportamento de autossucção é extensivamente encontrado deve-se procurar um tratamento definitivo e confiável.

Tratamentos conservadores incluem a aplicação de anéis no nariz com pontas, anéis fixados ao freio lingual e aplicação de talas no pescoço.

No entanto, alguns pesquisadores argumentam que tratamentos conservadores não resolvem a condição. Algumas lesões podem resultar de dispositivos aplicados para controlar a autossucção. Um anel no nariz com pontas pode causar ferimentos graves ao animal afetado e a outros animais. As talas do pescoço também causam lesões no pescoço do animal afetado. Além disso, o animal com dispositivo de prevenção de autossucção é facilmente reconhecido e acaba perdendo valor de mercado.


Figura 5: Anel com pontas (Fonte da foto: https://zephyrhillfarm.blogspot.com/2014/03/the-saga-of-my-self-sucking-cow-and-how.html).

Tratamento cirúrgico

Em termos de resultado, a intervenção cirúrgica oferece uma abordagem mais eficaz para a prevenção do comportamento de autossucção do que o uso de tratamentos conservadores, afirmam alguns estudos. Técnicas cirúrgicas incluem glossectomia parcial, transecção da mucosa lingual ventral e glossectomia de espessura total.

A glossectomia parcial envolve a transecção de aproximadamente 5 centímetros de uma porção de espessura total da língua, da ponta ou do aspecto lateral, seguida de incisões de sutura para preservar a forma da língua.

A glossectomia ventral envolve uma incisão elíptica que tem aproximadamente 5 cm na sua parte mais larga, começa rostral à inserção do freio na língua e se estende rostralmente 2,5 cm caudal até a ponta da língua. Ao suturar a elipse, a superfície dorsal da língua torna-se convexa e é incapaz de formar a forma “U” necessária para a autossucção  do teto.

A glossectomia de espessura total envolve a remoção de uma área de espessura total elíptica do aspecto ventral da língua. Este método forneceu resultados semelhantes à glossectomia ventral.

As técnicas de glossectomia mencionadas anteriormente requerem excisão cirúrgica de espessura variável da língua, a fim de romper seu contorno e evitar que a língua se enrole para que a sucção não seja possível. Tais técnicas podem exigir anestesia geral, consomem tempo e envolvem danos nos tecidos com sangramento e riscos de infecção subsequentes.

Técnicas cirúrgicas pontuam alto quando comparadas com as técnicas conservadoras, mas, novas técnicas menos invasivas estão sendo estudadas.

Caso você esteja tendo esse problema em sua fazenda, consulte um médico veterinário para discutir qual a melhor solução no seu caso.

Esse tema foi sugerido por um leitor de nossos blogs. Você também tem alguma sugestão de tema que gostaria de ver aqui no EducaPoint? Mande para nós!

Aproveite para ver quais foram os mais de 120 temas já abordados nos cursos do EducaPoint. Lembrando que a assinatura na plataforma dá acesso a TODOS eles, por um preço bastante convidativo!

Conheça mais sobre os planos de assinatura.   


Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Referências:

El-Sherif MW. Tongue reshaping: a new surgical method to prevent self-sucking in dairy cows. Open Veterinary Journal. 2018;8(2):140-143. doi:10.4314/ovj.v8i2.4.

The Effects of Self-Sucking on Daily Milk Product, Udder Health and the Form of the Teats of Dairy Cows, Jan 2007Journal of Animal and Veterinary Advances.

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para contato@educapoint.com.br.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO ROSA DE AMORIM RIBEIRO GUERREIRO

NOVA LIMA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/04/2020

Tenho uma vaca Santa Rosália e infelizmente TDS os dias tiro entre 2 a 3 litros de leite porém agora ela começou a mama o próprio leite oq fazer para aumentar a produtividade e ela para com isso
ALEXANDRE SANTOS

ITAMARANDIBA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 02/01/2020

Incrível como ela se contorce https://www.youtube.com/watch?v=4PrZyAdzDEk&t=47s
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/10/2018

Creio que no ítem "Alguns pesquisadores afirmaram que os animais que fazem auto-sucção absorvem cerca de 40 ou 60 litros de leite por dia. De acordo com os dados obtidos neste estudo, determinou-se que esses animais absorvem normalmente pelo menos 32% do seu leite diário", haja algum equívoco.
BARBARA DRESSLER

PIRACICABA - SÃO PAULO - EQUIPE AGRIPOINT

EM 27/10/2021

Olá Helton, tudo bem?
Aqui é a Bárbara da equipe EducaPoint. Nós agradecemos muito seu comentário!
Realmente, havia um equívoco nos dados, que já foi alterado. O consumo estimado de 40 a 60 litros de leite em um dia englobava vacas com outro problema comportamental além da auto-sucção, incluindo vacas que consomem o leite de outras vacas do rebanho. O estudo em questão mostrou que as vacas que fazem auto-sucção consumiam, no mínimo, 32% do leite produzido, com alguns casos chegando a mais de 60%.

Ficamos felizes pela sua participação! Obrigada por acompanhar nossas matérias!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures