ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O aprendizado corporativo começa muito antes do treinamentos dos colaboradores

EDUCAPOINT

EM 17/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 17/01/2022

Um programa de aprendizado corporativo eficiente inicia bem antes do treinamento das equipes

O aprendizado constante já faz parte do dia a dia de muitas corporações e é uma peça fundamental para as empresas manterem as equipes atualizadas e motivadas. Em um ambiente cada vez mais desafiador, a tendência é que a qualificação dos colaboradores e parceiros seja essencial para manter a competitividade das empresas. 

Neste cenário, os gestores devem encontrar formas efetivas para motivar e estimular seus colaboradores na busca de novas habilidades e qualificações, o que nem sempre é simples no dia a dia corporativo. E é aí que entra em cena a andragogia. Andragogia é um conceito que surgiu na década de 70, através do precursor Malcolm Knowles, e se resume  , como a arte e ciência de ensinar adultos a aprender.

Esse conceito parte do pressuposto de que a aprendizagem dos adultos caminha juntamente com suas experiências, que são caracterizadas como oportunidades de aprendizagem. Neste sentido, o adulto basicamente aprende fazendo, vendo o resultado daquilo na prática e qual importância tal ensinamento terá para ele. Esse pressuposto coloca o adulto como principal sujeito da aprendizagem, ao invés de deixá-lo como um objeto da mesma.

O desenho de um bom programa de educação corporativa deve considerar os princípios da andragogia para atingir os resultados desejados. Na verdade, se considerarmos que quem irá receber o aprendizado será o protagonista do processo, um bom programa de capacitação deve começar com a definição correta do problema.

Entender o negócio, a situação atual da empresa, definir prioridades e traduzir essas necessidades para os resultados desejados por todos os envolvidos é a fase mais importante de um processo de aprendizagem bem direcionado.

Envolver os colaboradores e seus gestores no processo de aprendizagem e   selecionar temas relevantes, que todos reconheçam como importantes nos resultados a serem obtidos, com certeza irá motivar e engajar os participantes. A motivação é fundamental para a dedicação no programa, afinal, todos temos um dia a dia atribulado. Sem a priorização do aprendizado pelos protagonistas do processo, com certeza nenhum programa trará resultados satisfatórios. 

A dica de ouro para um programa de aprendizado começar bem é fazer a lição de casa e, antes de mais nada, fazer uma boa pesquisa para levantar as necessidades da empresa e desenhar o programa de aprendizado. Uma boa pesquisa do plano de negócios da empresa, seus objetivos e metas realmente importantes para o time. Aqueles pontos que deixam todos realmente preocupados, as causas de desempenho aquém do esperado, as ineficiências do processo. Essas são as bases para a escolha correta dos temas que irão realmente engajar o time!

 

 

Em resumo, a andragogia nos ensina que devemos criar copropriedade em qualquer projeto de capacitação, envolvendo colaboradores e gestores na seleção dos temas para que a experiência de aprendizagem seja realmente efetiva.

Também é importante salientar que a mudança do ambiente de negócios já é uma realidade e que as necessidades das empresas estão em constante transformação. Desta forma, o mapeamento contínuo das necessidades é primordial para que o processo de aprendizado seja visto como relevante de forma contínua pelos seus protagonistas. Essa é a mágica do processo: mapeamento contínuo, temas relevantes, engajamento contínuo e aprendizado contínuo. 

Sua empresa faz a lição de casa para engajar o time no aprendizado?

Esse conteúdo foi útil? Deixe seus comentários!

Soluções Corporativas EducaPoint
Iuri Marques Vendramini
(19) 99876-1461
iuri@agripoint.com.br

Gabriela Fazio
(19) 99783-4214
gabriela@agripoint.com.br

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint