ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tripanossomíase: conheça a principal forma de transmissão da doença

EDUCAPOINT

EM 12/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
2

Como o Trypanosoma vivax, protozoário causador da tripanossomíase, é transmitido entre os animais do rebanho?

Compartilhamento de agulhas

Em muitos rebanhos leiteiros, ainda é comum o uso de ocitocina, citado pela grande maioria dos pesquisadores como sendo algo que causa a transmissão imediata do Trypanosoma vivax. Um dos maiores problemas da transmissão é o uso de medicamentos intravenosos em vários animais, quando se compartilham agulhas e seringas.

O responsável pela aplicação retira o produto com a seringa, aplica na veia do animal, um pouco de sangue sobra na seringa e na agulha e isso é injetado no próximo animal junto com o produto. Isso facilita muito a transmissão de Trypanosoma vivax e é um dos maiores problemas observados.

Um animal infectado pode infectar vários outros animais:

 

E a doença se espalha rapidamente:

Do ponto de vista epidemiológico, a manutenção desses animais infectados e a aplicação desse produto de um animal para outro, diretamente na veia, faz com que haja uma expansão muito rápida da doença o rebanho, ao ponto de se o rebanho apresentar mais de 20% dos animais infectados, vamos considerar todo o rebanho infectado.

Moscas hematófagas

Outro fator importante na transmissão dessa doença, é a ocorrência de insetos hematófagos. As moscas hematófagas são muito comuns nos rebanhos, mas a capacidade de transmissão por essas moscas, principalmente a mosca dos estábulos (Stomoyx calcitrans) já foi testada, com alguns pesquisadores dizendo que, se aumentam 500 moscas no rebanho, um animal também será infectado.

Na região Centro-Oeste, a mutuca (Tabanus ssp.) também é citada como grande transmissora do Trypanosoma vivax. Entretanto, a importância da mutuca no Sudeste não está plenamente comprovada.

Mosca dos chifres também tem capacidade de transmitir o Trypanosoma vivax, mas essas moscas não se afastam muito dos animais infectados, de modo que a transmissão dentro do rebanho fica limitada ao contato animal com animal. Essa transmissão não deve ser mais alta do que a feita por agulhas contaminadas.

Além disso, qualquer material ou procedimento que favoreça o contato do sangue do animal contaminado com o de um animal não contaminado vai fazer a transmissão do Trypanosoma vivax. Dessa forma, indica-se que qualquer uso de material que seja contaminado com sangue jamais deve ser compartilhado com outros animais.

Essa aula faz parte do conteúdo do curso online “Tripanossomíase: a doença oculta nos rebanhos” disponível no EducaPoint. O curso é apresentado pelo Dr. Fabiano Antonio Cadioli, professor da UNESP de Araçatuba/SP, com vasta experiência em doenças de grandes animais.

Para ter acesso completo ao curso e saber como evitar os inúmeros problemas causados por essa doença no rebanho, basta assinar o EducaPoint. Com planos acessíveis, os assinantes têm acesso a um portfólio completo de treinamentos que visam aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais que se dedicam à pecuária, auxiliando nos desafios diários. 

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures