No cenário corporativo, a realização de treinamentos exerce uma função essencial no desenvolvimento do componente mais importante das organizações: o capital humano. Sendo assim, a qualificação da equipe de trabalho está envolvida diretamente nos resultados da empresa.
Todavia, é preciso ter em mente que as organizações contam com valores, missões e objetivos diferentes umas das outras. Dessa forma ressalta-se a importância de realizar o treinamento customizado, uma tendência que se diferencia dos procedimentos padronizados encaixando-se em diversos contextos e modelos.
Este método de treinamento faz parte do processo de educação corporativa. Tem como vantagem a possibilidade de modificar e customizar o conteúdo e os recursos disponíveis dentro da plataforma digital. Ele exige um pouco mais de conhecimento e acima de tudo planejamento para uma implementação efetiva. No entanto, os resultados obtidos certamente compensam e tornam o aprendizado mais fluido e dinâmico.
As vantagens de um treinamento corporativo customizado são:
1. Conteúdo exclusivo ao contexto da empresa
O treinamento customizado oferece uma metodologia que tem como objetivo o desenvolvimento de uma capacitação adequada ao que a empresa está precisando. Dessa forma o curso, a linguagem, a necessidade e a abordagem devem estar de acordo com o contexto organizacional da empresa.
O conteúdo é selecionado de acordo com o que a empresa necessita, customizado para seu público e contexto.
2. Engajamento e interação
A forma de capacitação customizada tende a ser mais interessante para o time em virtude do contato com aquilo que é relevante e proveitoso e de acordo com a rotina de trabalho. Assim, o aprendizado e o engajamento são maiores.
Portanto, selecionar os treinamentos de acordo com o perfil e interesse do público e abordar temas relevantes, com certeza, irá aumentar o engajamento.
3. Melhoria na performance
Os investimentos em treinamento customizado trazem um resultado positivo, visto que, o engajamento aumenta entre as equipes por se sentirem mais valorizados. Além disso, os espaços disponíveis para solucionar dúvidas auxiliam na melhoria da performance e no esclarecimento das dificuldades encontradas no cotidiano.
4. Horário flexível e otimização do tempo
Este tópico está relacionado com o melhor aproveitamento do tempo. É importante investir em conteúdos com acesso flexível, para que seja possível consumir o treinamento em seu próprio ritmo. Assim, economiza-se tempo e recursos.
Outra forma de otimizar o tempo é com as aulas no formato de “direto ao ponto” que são mais voltadas para soluções e respostas de problemas. Consequentemente, não é preciso introduzir temas teóricos e maçantes.
5. Transferência de aprendizado
Esse termo refere-se à capacidade dos profissionais de aplicarem as habilidades e informações obtidas nos treinamentos em situações reais e práticas. Assim, no treinamento corporativo é fundamental que os alunos retenham conhecimento a médio e longo prazo e que sejam qualificados para aplicar e desenvolver melhor suas atividades.
Diante disso, a customização dos treinamentos torna o processo de aprendizado corporativo muito mais eficiente, mas quando recorrer a essa prática? E qual o momento ideal?
Veja alguns exemplos:
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Mudança no perfil dos produtores que estão cada vez mais cobrando por resultados das empresas fornecedoras;
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Necessidade de qualificar as equipes e capacitar os produtores para as novas tecnologias e serviços;
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Mudanças nas organizações para se adequar a um ambiente cada vez mais complexo, inovador e competitivo;
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Retenção de talentos.
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