ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia: como utilizar na gestão de propriedades rurais?

EDUCAPOINT

EM 27/09/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Brasil é um grande produtor pecuário, com mais de 218 milhões de cabeças, segundo dados do IBGE. O país tem uma grande extensão territorial e apresenta enormes diferenças no perfil pecuário por ser composto por várias regiões.

Além disso, os pecuaristas têm suas atividades direcionadas aos grandes centros, muitas vezes com a própria gestão da fazenda localizada a quilômetros de distância. Diante deste cenário e da urgente necessidade de aumentar a produtividade, o uso de tecnologias são consideradas ferramentas essenciais para a gestão das propriedades rurais.

Existem indicadores como taxa de lotação, desempenho das vacas, intervalo entre partos, aumento do peso à desmama e entre outros que precisam ser trabalhados para melhorar a eficiência do sistema produtivo. Não adianta ter um rebanho extenso, se a taxa de conversão desses animais em dinheiro for baixa. 

Tecnologia não é caro e complexo?

Quando se pensa em tecnologia para gestão de propriedade rural, pode vir à cabeça ferramentas caras e complexas, que exigem um grande investimento financeiro e o treinamento de pessoas, sendo, dessa forma, impeditivas para propriedades de menor porte. 

Porém, isso não é verdade. Tecnologia é tudo aquilo que de alguma forma auxilia a fazenda a alcançar melhores resultados e de forma mais eficiente. Uma simples planilha do Excel contendo dados coletados do rebanho é uma tecnologia acessível e que pode fazer uma grande diferença nos resultados finais da fazenda.

Assim, a tecnologia ideal é aquela que resolve o problema daquela propriedade rural em questão, não tendo relação direta com preço e complexidade. Cada propriedade precisa avaliar seus números e suas condições para decidir qual tecnologia utilizar.

A tecnologia vem avançando de forma muito rápida. Hoje, praticamente 100% das pessoas têm um smartphone ou um tablet conectado na internet e com uma grande quantidade de recursos que podem e devem ser usados a favor do negócio. A forma como as informações são coletadas e compartilhadas hoje faz toda a diferença, sejam informações técnicas, sejam de gestão da propriedade. 

 Por exemplo, um proprietário que não reside na fazenda pode obter relatórios diários, em áudio e vídeo via WhatsApp de seus funcionários e fazer, dessa forma, uma gestão muito eficiente à distância, coisa que era impensável há alguns anos. 

Hoje também temos o sistema de armazenamento de dados em nuvem, o que torna o sistema extremamente seguro e acessível, pois as informações podem ser acessadas de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Como decidir qual tecnologia usar?

Para você saber qual o caminho que precisa percorrer para alcançar os resultados que deseja, é preciso primeiro saber onde você está. Não tem como alguém responder à pergunta “como faço para chegar em São Paulo?” sem saber onde a pessoa está. Isso vale para a fazenda. Se você quer saber qual tecnologia usar, é preciso primeiro fazer um diagnóstico da situação.

Se você quer, por exemplo, aumentar o peso à desmama, é preciso antes de tudo coletar e registrar todos os dados relevantes para alcançar os resultados esperados para este indicador na sua fazenda hoje. Quanto está o peso atualmente e para quanto quer aumentar? Quais são os gargalos envolvidos nesta atividade e que precisam ser trabalhados?

A partir do momento em que você tem claro o cenário atual da sua fazenda é possível, então, traçar as metas a serem alcançadas. Tenha em mente que a meta precisa ser desafiadora, mas não impossível. Seja realista e paute-se nos dados coletados e nas informações disponíveis.

Feito isso, você deve, então, estruturar o caminho para chegar onde deseja e, para isso, utilize-se de todas as ferramentas disponíveis: busque informações e estudos sobre o tema, converse com outros pecuaristas que já tenham alcançado as metas que você almeja para aprender com ele, contrate consultoria técnica, busque parcerias. No entanto, tenha sempre em mente que a tecnologia escolhida deve caber no bolso da sua propriedade rural. Faça todos os cálculos e planeje com cuidado.

Por fim, não se esqueça de medir os resultados das tecnologias aplicadas e de ir ajustando as metas ao longo do caminho, pois nem sempre acertamos de primeira. Tenha em mente que não há mágica e soluções milagrosas. Cada caso é um caso. 

Felizmente, a tecnologia está disponível para todos e a tendência é que isso avance cada vez mais rapidamente, de forma que o produtor que busca fazer uma boa gestão pode e deve lançar mão dessas tecnologias para alcançar os melhores resultados.  Para saber mais sobre esse tema, clique aqui! 

Imagem: freepik.com

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures