ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como ocorre o desenvolvimento do rúmen no bezerro leiteiro?

EDUCAPOINT

EM 19/03/2020

7 MIN DE LEITURA

0
3
 

O bezerro leiteiro começa sua vida como um simples animal ostomizado, mas passa a maior parte de sua vida como um ruminante cuja digestão depende em grande parte da fermentação. A mudança de um método digestivo para outro é um processo chamado desenvolvimento ruminal.

Uma vaca leiteira possui um sistema estomacal em quatro partes, constituído por retículo, rúmen, omaso e abomaso. Os dois primeiros compartimentos compõem um grande tanque de fermentação, o terceiro é um órgão de aparência incomum que absorve água e minerais da digesta que sai do rúmen, e o quarto é o estômago verdadeiro, que funciona como o estômago dos monogástricos (incluindo porcos e pessoas).

Todos esses quatro compartimentos estomacais estão presentes no nascimento; no entanto, apenas o abomaso é totalmente desenvolvido e funcional. Os outros compartimentos, principalmente o retículo e o rúmen, são essencialmente subdesenvolvidos no neonato. O retículo e o rúmen são estéreis ao nascer e, muitas vezes, são necessárias várias semanas para que uma população bacteriana constante seja estabelecida, semelhante à população bacteriana de um ruminante adulto.




Alimentação de bezerros

Quando pensamos em alimentar os bezerros, a primeira coisa que vem à mente é provavelmente o leite ou o substituto do leite. As dietas líquidas são a principal fonte de nutrientes para os bezerros nas primeiras semanas de vida e contornam o retículo e o rúmen através do fechamento do sulco esofágico. A formação do sulco esofágico envia alimentos líquidos diretamente para o compartimento do estômago, que os digerem melhor - o omaso seguido rapidamente pelo abomaso.

Quando oferecemos alimentos líquidos densos em nutrientes, eles fornecem os nutrientes necessários para a manutenção e crescimento de bezerros jovens. No entanto, o leite e o substituto do leite não permitem muito crescimento ou qualquer maturação do retículo e do rúmen à medida que passam direto. A ração, principalmente a ração seca, deve permanecer no rúmen para iniciar o seu processo de desenvolvimento. A ração seca, como starter de bezerro (mistura de grãos) ou forragem, não passa pelo sulco esofágico e, portanto, flui do esôfago para o retículo-rúmen, onde a digestão começa.

As figuras abaixo mostram o desenvolvimento ruminal em bezerros com 6 semanas de idade alimentados com várias combinações de leite, feno e grãos. Um rúmen saudável tem uma coloração escura devido a grandes vasos sanguíneos e maior massa de tecido. As papilas devem ser numerosas e capazes de serem observadas sem um microscópio. É fácil ver a diferença no comprimento e no número de papilas e cores entre os bezerros que recebem várias dietas. É importante observar que a ingestão de forragem sozinha também resultará no desenvolvimento normal das papilas; no entanto, os concentrados podem estimular o crescimento das papilas em maior grau do que as forrageiras no início da vida.



⇒ Saiba mais sobre esse tema acessando o conteúdo completo do curso Princípios do aleitamento de bezerras. Adquira o curso individualmente ou assine a plataforma EducaPoint, obtendo acesso a TODOS os curso oferecidos por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.

Como um rúmen se desenvolve

As bactérias que colonizam o rúmen são oriundas do meio ambiente, outros animais com os quais o bezerro entra em contato e bactérias encontradas nos alimentos. O leite é frequentemente uma das primeiras fontes de bactérias no rúmen.

Quando o alimento seco entra no rúmen, ele absorve a água consumida pelo bezerro. Isso, junto com o ambiente anaeróbico (ausência de oxigênio) do rúmen, fornece um local perfeito para o crescimento de bactérias. À medida que essas bactérias crescem e metabolizam nutrientes, elas produzem ácidos graxos voláteis. Os ácidos graxos voláteis primários produzidos no rúmen são os ácidos acético, propiônico e butírico. Essa produção de ácido diminui o pH do rúmen e estabelece um ambiente ainda melhor para as bactérias continuarem seu crescimento, especialmente para as bactérias que digerem amido e produzem ácidos propiônicos e butíricos.

Os alimentos starter para bezerros contêm carboidratos na forma de amido, fermentado por bactérias que produzem ácidos propiônico e butírico. Quando as forragens são digeridas, devido às diferentes espécies de bactérias que digerem as fibras, o produto final primário é o ácido acético.

O ácido acético e propiônico são absorvidos pela parede do rúmen e absorvidos pelo sangue e passam pelo fígado para serem transformados em metabólitos que podem ser usados? como fonte de energia pelo bezerro. No entanto, o ácido butírico não é absorvido através da parede do rúmen, e as células da parede do rúmen têm um processo metabólico alternativo que permite que o ácido butírico seja convertido em uma fonte de energia para uso das células na parede do rúmen.

Assim, o ácido butírico produzido no rúmen fornece principalmente energia para o crescimento da parede do rúmen. Os ácidos acéticos e propiônico fornecem energia para todo o bezerro, parte do qual é compartilhada com a parede do rúmen, mas, em geral, comparado ao ácido butírico, são usados muito menos ácidos acético e propiônico para estimular o desenvolvimento do rúmen.

Desenvolver o rúmen antes de desmamar os bezerros

A pesquisa mostrou que, uma vez que uma quantidade significativa starter ou grão é consumida pelo bezerro todos os dias (aproximadamente 0,11 a 0,18 quilos por dia), leva cerca de 3 semanas para desenvolver o rúmen até o ponto em que esse órgão digestivo possua um população microbiana estabelecida e capacidade de absorção suficiente para permitir que o bezerro continue o crescimento normal assim que o leite ou o substituto do leite for interrompido (desmame). Se os alimentos líquidos forem removidos antes que o desenvolvimento do rúmen ocorra, o bezerro não crescerá e poderá até perder peso corporal por 1 a 3 semanas até o momento em que o rúmen é desenvolvido.

Portanto, a digestão das fontes de amido é um componente importante do desenvolvimento do rúmen, e os criadores de bezerros devem fornecer alimentação, alojamento e práticas de manejo que incentivem a ingestão de bezerros e, portanto, o desenvolvimento do rúmen.

Muitos estudos diferentes em países do mundo confirmaram a alimentação e as práticas de manejo que inibem a ingestão de bezerros. Classicamente, umas instalações ruins que criam bezerros doentes reduzirão o apetite e a ingestão. Leite em excesso ou substituto do leite (> 14% do peso corporal por dia) reduz o apetite dos bezerros por grãos secos. Rações starter com sabor desagradável, empoeirados ou mofados também reduzirão a ingestão de bezerros. É necessária água de livre escolha, bem como baldes limpos para fornecer água e grãos. Sempre que notar bezerros de 2 semanas que não comem grãos, pare e determine por que eles não estão comendo. Se eles não estão comendo cerca de 225 gramas por dia até as 4 semanas de idade, procure novamente a causa.

O ganho de peso corporal oriundo da ração starter de bezerros sempre será mais barato que o do leite, mas ambos são necessários no bezerro jovem. Programas de desmame precoce (35 dias ou menos) requerem muita atenção à ingestão starter, pois o rúmen não estará totalmente desenvolvido quando o fornecimento de leite for reduzido; no entanto, com um bom manejo, esses programas podem ser muito bem-sucedidos. Se altos níveis de leite são fornecidos, o que restringe a ingestão de grãos, ainda pode levar mais 3 semanas de alta ingestão de grãos para que o desenvolvimento do rúmen ocorra, mesmo se o bezerro for desmamado às 8 a 10 semanas de idade.

Sempre que avaliamos o custo de alimentação e manejo de um animal de reposição em um rebanho leiteiro, o bezerro pré-desmamado é sempre o mais caro por dia (principalmente trabalho e ração), enquanto o primeiro grupo após o desmame é o animal de reposição muito mais barato. Assim, a idade do desmame e a economia da novilha andam de mãos dadas. Obviamente, o desmame em uma idade razoável é apenas parte da equação, pois queremos que os bezerros continuem crescendo em todos os estágios. Assim, o desenvolvimento ruminal é a chave.

Os bezerros nascem com rúmen não desenvolvidos, mas passam a grande maioria de suas vidas como ruminantes. Nosso trabalho é permitir que os bezerros façam a transição com facilidade e em tempo hábil, para que se tornem consumidores de forragem com boa relação custo-benefício, que são animais eficientes e produtivos.

* Baseado no artigo Rumen Development in the Dairy Calf, de Jud Heinrichs - Pennsylvania State University, publicado na Dairy Herd Management.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fonte consultada:

Rumen Development in the Dairy Calf (https://www.dairyherd.com/article/rumen-development-dairy-calf-1)
Considerations for Rumen Development in Weaned Calves (https://www.angusbeefbulletin.com/extra/2015/11nov15/1115hn-rumen-development.html#.XmD1WHHPzIU)

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures