FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Sala de espera: como suas vacas estão aguardando o momento de ordenha?

EDUCAPOINT

EM 19/06/2019

0
0
Os bons tratos das vacas no momento que antecede a ordenha e durante o procedimento da ordenha em si são essenciais para que se tenha uma redução no uso da ocitocina e aumento na produção de leite. Todo o processo de condução dos animais até a sala de espera, bem como as condições em que as vacas terão nos momentos que antecedem a ordenha serão determinantes da qualidade e da quantidade do leite produzido.

Atualmente, o gado leiteiro em geral, e especialmente o gado zebuíno, como o Girolando, passa por uma pressão muito grande de aumento da produção de leite. Isso combinado a diversas falhas de manejo, tem levado muitas pessoas a usarem a ocitocina de forma indiscriminada.

O uso desse hormônio na ordenha tem a função de ajudar na descida do leite. No entanto, é muito importante ter em mente o papel fundamental dessa prática na biossegurança nas fazendas, já que uma grande quantidade de doenças são transmitidas entre os animais através das agulhas utilizadas na aplicação da ocitocina.

Assim, é essencial que se esteja muito atento ao comportamento das pessoas. Os ordenhadores precisam sempre estar atentos e bem treinados na questão dos bons tratos dos animais. Não há a necessidade de uso de mangueiras ou quaisquer outros instrumentos para tocar as vacas. Isso porque quando a vaca sente qualquer tipo de ameaça, imediatamente ocorre a liberação de adrenalina, que, por sua vez, dificultará a descida do leite.

É essencial que se tenha em mente que sala de espera e sala de ordenha são lugares onde a vaca precisa se sentir bem!

Novilhas

No caso das novilhas, é importante também entender que elas ainda não conhecem a sala de espera e de ordenha, de forma que precisam ser ensinadas. Dessa forma, essa categoria de animais precisa de um cuidado especial para que aprendam como funciona a ordenha e se sintam à vontade com isso.

As experiências de mudanças de manejo dos animais na sala de espera e de ordenha visando os bons tratos, sem ameaças ou uso de artefatos para tocar as vacas mostram excelentes resultados. As vacas ficam mais tranquilas, entram com mais facilidade nas instalações e nas contenções, o que facilita o manejo e melhora a produção de leite.

Vale destacar que o comportamento dos animais é um reflexo do comportamento das pessoas. Pessoas estressadas acabam levando ao estresse das vacas também.

Assim, o bom manejo na sala de espera e durante a ordenha, mesmo com animais zebuínos, pode eliminar a necessidade do uso da ocitocina. Além disso, vacas bem manejadas e que não estão estressadas produzem mais leite! Isso se reflete no lucro da fazenda.

Portanto, deve-se cuidar sempre para que a sala de ordenha seja um ambiente em que os animais se sintam tranquilos e confortáveis.

Como suas vacas ficam na sala de espera? Você tem utilizado muita ocitocina para tentar compensar alguma falha de manejo? Se você quiser saber mais sobre os equipamentos de ordenha, confira o conteúdo completo do curso on-line Equipamentos de ordenha: do projeto da sala à manutenção técnica, do EducaPoint.

Neste curso, o especialista em gestão da qualidade do leite, Cassio Camargos, explica a importância de se ter um centro de ordenha tecnicamente bem estruturado, permitindo que o processo de ordenha dos animais e de limpeza dos equipamentos seja feito da forma correta, garantindo qualidade do leite e saúde da glândula mamária.

Lembrando que você pode adquirir esse curso individualmente ou aproveitar e assinar a plataforma EducaPoint para  ter acesso a TODOS os 150 cursos oferecidos até agora. Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.