ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como identificar os resíduos gerados em propriedades leiteiras

EDUCAPOINT

EM 27/04/2023

4 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 27/04/2023

Como toda produção rural é geradora de resíduos, com a pecuária de leite não seria diferente. Por isso, é preciso compreender quais são eles e como destinar corretamente esses resíduos. Vamos lá?

Quais os resíduos podem ser gerados nas fazendas de leite?

Nas propriedades leiteiras, é comum nos depararmos com:

  • Resíduos orgânicos;
  • Resíduos químicos;
  • Resíduos sólidos;
  • Resíduos líquidos.

Resíduos orgânicos

Os resíduos orgânicos são materiais considerados biodegradáveis, como restos de alimentos, estrume, palha, serragem e entre outros. Uma forma de utilizá-los é através da compostagem, processo que consiste em acelerar a decomposição natural dos materiais orgânicos, transformando-os em um composto rico em nutrientes para as plantas. Esse composto pode ter como finalidade o seu uso em pastagens, aumentando a produtividade e qualidade do solo, por exemplo.

Outra opção interessante, para os produtores de leite, é o uso de resíduos orgânicos na produção de biogás. Através da digestão anaeróbia transforma-se, por exemplo, o estrume em biogás, o qual é uma fonte de energia renovável e pode ser utilizada na propriedade como fonte de eletricidade.

Ressalta-se, assim, que o uso de resíduos orgânicos na produção de leite requer certos cuidados e auxílio de suporte técnico, para evitar contaminações e garantir a segurança alimentar dos animais e das pessoas envolvidas no processo. 

Resíduos químicos

Os resíduos químicos são substâncias que se mantêm após o uso de produtos químicos como, por exemplo, herbicidas, pesticidas, antibióticos e outros produtos utilizados no manejo dos animais e na limpeza de equipamentos.

Nesse cenário, quando for necessário aplicar/administrar algum produto químico-farmacêutico em vacas no período de lactação é preciso de cuidado a fim de evitar resíduos desses produtos no leite. O aparecimento desses resíduos acarretam consequências indesejáveis para a indústria e para o consumidor final. 

Gostaria de entender mais sobre e como evitar resíduos de antibióticos no leite? Clique aqui e acesse ao curso completo no EducaPoint! 

A seguir vai algumas dicas para evitar a presença de resíduos químicos no leite:

  • Consulte o médico veterinário responsável sempre que for preciso administrar produtos químicos-farmacêuticos aos animais em lactação. Assim, ele poderá indicar o tratamento ideal para cada caso e evitar gastos excessivos;

  • Use apenas produtos químicos registrados e recomendados para a produção de leite;

  • Não realize mistura, diluição desses produtos químicos sem a orientação do profissional, isso pode alterar o período de carência do produto. 

O período de carência: é o tempo em dias ou horas, em que o resíduo do produto é liberado no leite, durante e após o término do tratamento ou após a última aplicação. Neste período, o leite deve ser descartado;

  • Em diferentes categorias de animais, não utilizar antibióticos ou carrapaticidas com dosagens que não estejam indicadas na bula. Exemplo: um medicamento destinado às vacas secas não deve ser utilizado em vacas no período de lactação; 

  • Identificar as vacas que estão em tratamento, de modo que facilite a visualização, uma vez que não se deve misturar seu leite ao leite total do rebanho. É preciso de organização, ou seja, registre todas as ocorrências de doenças, os usos de produtos químicos, e antes de liberar o leite para venda ou consumo, consulte essas anotações.

Resíduos sólidos 

Já os resíduos sólidos são os materiais descartados durante a atividade e que não tem mais utilidade, como restos de alimentos, plásticos, embalagens, papel e entre outros. Esses resíduos, caso não sejam gerenciados corretamente, também podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

Portanto, se faz necessário adotar algumas práticas de gestão de resíduos sólidos, incluindo: 

  • Separação: para facilitar o gerenciamento, os resíduos sólidos devem ser separados em diferentes categorias, como orgânicos e não orgânico;

  • Reciclagem ou coleta seletiva: a propriedade deve apresentar medidas para reduzir ou reciclar resíduos como papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico, como por exemplo a implementação de um programa de coleta seletiva de lixo;

  • Os resíduos sólidos que não podem ser reciclados ou compostados devem ser destinados a aterros sanitários licenciados e controlados, que garantam a sua disposição final de forma segura e ambientalmente adequada.

Sendo assim, a implementação de um sistema de gestão ambiental eficiente pode trazer benefícios econômicos e ambientais para os produtores de leite, reduzindo custos e impactos negativos sobre o meio ambiente.

Resíduos líquidos

Os resíduos líquidos são compostos principalmente pelo leite residual, água e produtos de limpezas e detergentes que se utilizam na higienização dos equipamentos e instalações da propriedade. Seu descarte inadequado também são causadores de impactos ambientais significativos como, contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas, além das emissões de odores.

Pensando nisso, é fundamental que os produtores adotem práticas adequadas de gerenciamento de resíduos líquidos. Entre essas práticas, destacam-se a separação de sólidos por meio de decantação, filtração, compostagem e utilização de lagoas de estabilização. Essa última consiste na utilização de lagoas com bactérias aeróbias e anaeróbias para o tratamento dos resíduos. As bactérias consomem a matéria orgânica presente nos resíduos, reduzindo a carga orgânica e a presença de patógenos.

 

Diante desse contexto, podemos perceber a importância de se preocupar com a gestão e o destino dos resíduos em geral advindos das fazendas produtoras de leite. O produtor que colocar em prática as medidas eficientes para evitar a contaminação, contribui positivamente para o meio ambiente e para saúde animal e humana.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures