ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que o queijo canastra tem de diferente? Por que é tão especial?

POR JULIANA SANTIN

EDUCAPOINT

EM 28/10/2022

2 MIN DE LEITURA

1
3

Atualizado em 28/10/2022

Com certeza você já ouviu falar sobre o queijo canastra. Recentemente, o site TasteAtlas, especializado em ingredientes e receitas de todo o mundo, apontou o tradicional queijo mineiro como o melhor do planeta. Dentre os queijos famosos como o grana padano, pecorino e gorgonzola, o canastra foi o mais bem avaliado. Mas você sabe por que ele é tão especial?

Embora há quem pense que canastra é só um tipo de queijo, na realidade trata-se do produto produzido em uma região específica do estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra. A região representa os sete municípios produtores do legítimo Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra. 

Dessa forma, a marca “Região do Queijo da Canastra” foi criada para ajudar a proteger a origem do queijo além da cultura, história e tradição. O produto é produzido de forma artesanal, com leite cru, seguindo a tradição. 

Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro, mas com particularidades muito brasileiras. 

O queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro.  O que proporciona a ele um sabor único, considerado forte, denso e encorpado é justamente o clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra. 

O pasto que alimenta a vaca determina o teor de proteína e gordura do leite. Já a umidade relativa do ar mais baixa da região serrana ajuda a formar aquela casca mais firme e amarelada do canastra. As bactérias e leveduras do ambiente são responsáveis pelo sabor forte e levemente ácido e picante. 

O produto ficou tão famoso que o seu modo de produção é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008.

Tradicionalmente, o queijo canastra amadurece por 21 dias. No entanto, alguns produtores o deixam amadurecer ainda mais, por até 40 dias. Nesse estágio é quando seu sabor se assemelha ao do Grana Padano, um queijo típico da Itália. 

Sua produção

O queijo é constituído do leite dos bovinos da região, uma raça mista (de Bos taurus e Bos indicus) com vários cruzamentos diferentes. O gado é criado principalmente em pastagens e, durante as época de seca, sua alimentação é acrescentada com cana de açúcar, silagem, farelo de soja e milho.

Durante a fabricação, o leite cru é filtrado diretamente em uma cuba, na qual é adicionado o coalho e o pingo (soro de leite do dia anterior). Em geral, demora cerca de 90 minutos para o leite coagular, para então ser quebrado e misturado com um agitador de madeira ou metal.

O soro é então drenado da pasta, que é dividida em porções e transformada em formas de 15 cm de diâmetro. Na forma, a pasta é pressionada manualmente, geralmente com o uso de um pano. Após a pasta ser compactada, é coberta com sal grosso.

Após uma média de 6 a 12 horas, o soro do pingo é coletado e, nesse ponto, o queijo é virado e salgado do outro lado. No dia seguinte, o sal é enxugado e a forma é transformada novamente.

Um ou dois dias depois, o queijo é removido da forma e colocado em uma prateleira de madeira em uma área bem ventilada para maturar. Além da ordenha, todo o processo ocorre na queijaria ou casa do queijo, sob o cuidado de artesãos locais.

Fontes:

Queijo Canastra: origem e fabricação

A saga do queijo canastra - Superinteressante

Queijo Canastra é considerado o melhor do mundo - Estado de Minas

Queijo canastra

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELIA MOREIRA PRATA

EM 03/11/2022

Compro sempre .
Sei que já recebeu duas vezes, na França ,primeiros lugares ,superando os europeus .
É muitíssimo saboroso .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures