FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Quais são as vantagens e desvantagens da zootecnia de precisão na produção de leite?

EDUCAPOINT

EM 13/03/2019

0
1
Em um país como o Brasil, onde há uma diversidade tecnológica muito grande nas propriedades leiteiras, além de diferentes níveis produtivos, é muito importante questionar até que ponto compensa a implementação de um programa de zootecnia de precisão e até onde pode-se chegar com esse programa.

Ao abordar as vantagens e desvantagens relacionadas à zootecnia de precisão que eram levantadas anteriormente, temos como vantagens:

- Melhor interpretação das respostas dos animais;

- Menor tempo de manejo, pois as máquinas e equipamentos auxiliam nesse processo;

- Habilidade de conciliar diferentes demandas produtivas, como densidades dos animais, produção de leite, controle individual do animal, gerenciamento.

Como desvantagem, anteriormente eram citadas as incertezas com relação aos resultados que poderiam ser obtidos, bem como o desenvolvimento de incompleto de tecnologias e a especulação de equipamentos no mercado, o que acabou gerando uma rejeição inicial, como ocorre com toda tecnologia nova implantada no mercado.

No entanto, isso é coisa do passado. No presente, podemos citar como vantagens:

- Identificação eletrônica, garantindo qualidade e rastreabilidade do produto;

- Técnicas avançadas de levantamento de dados precisos, com padrões de bem estar animal e de qualidade.

Já as atuais desvantagens são:

- Pouca percepção do público quanto aos benefícios trazidos pelas técnicas de controle de qualidade, que incluem valor agregado, redução de perdas e diferentes pontos de vista do produtor e do consumidor;

- Bioética e preconceitos quanto ao uso de animais na visão ainda limitada ao setor produtivo.

Por fim, vale destacar a importância da necessidade de profissionais habilitados para trabalhar a grande quantidade de informação gerada nesse sistema. Atualmente, existe tecnologia e equipamentos disponíveis, ótima captura de dados e processamento da informação, mas as tomadas de decisões e análises de informações ainda são dificultadas pela falta de mão de obra.

Cada vez mais é necessário ter exatidão nos controles e processos para garantir o aumento de produtividade e os lucros na produção leiteira. Mas quais são os recursos disponíveis na zootecnia de precisão que podem ser aplicados na propriedade leiteira?

Para ajudar você a responder essa pergunta, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line Zootecnia de precisão na produção de leite. Neste curso o Professor da ESALQ /USP, especialista na área de Zootecnia de Precisão e Ambiência, Dr. Iran Oliveira apresenta os princípios básicos da zootecnia de precisão e como estes conceitos podem ser aplicados para beneficiar a produção leiteira.

O curso aborda questões como importância do uso de sensores, atuadores e controladores na captação e processamento das informações, como a vaca pode ser utilizada como um biossensor para prever situações que necessitam de interferência humana com antecedência que permita melhores resultados no controle dos desafios, além de as opções de automação disponíveis.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Como a zootecnia de precisão pode ser aplicada em etapas de acordo com o nível tecnológico da propriedade, não há limites para sua implantação. Para aprender com profundidade sobre esse tema, acesse o conteúdo completo do curso. Para isso, você precisa assinar a plataforma EducaPoint.

Aproveite que a assinatura garante acesso a TODOS OS CURSOS da plataforma (e já são 140 temas!), além dos novos cursos que são lançados quase toda semana. Clique aqui e saiba como assinar.
 
 
Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.