FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Quais os híbridos mais adequados para fazer silagem de grãos úmidos?

EDUCAPOINT

EM 25/03/2019

0
2
Um ponto muito importante da silagem de grãos úmidos é a definição da umidade com a qual os grãos serão colhidos. Para que não haja erro, a lavoura precisa ser monitorada e quando os grãos atingirem entre 32% e 35% de umidade, eles precisam ser colhidos.

Isso porque, se os grãos forem colhidos com uma concentração de umidade inferior a 30%, existe o risco da fermentação não se consolidar adequadamente e se isso não ocorrer, não haverá a quebra da matriz proteica, necessária para o processo de produção da silagem.

Dito isso, qual o critério para escolher o melhor híbrido para a produção de silagem de grãos úmidos?

É interessante escolher híbridos que tenham fácil debulha. Isso porque a colhedora de grãos foi desenvolvida para colher grãos um pouco mais secos, tendo uma certa dificuldade de separar os grãos do sabugo.

Dessa forma, os híbridos que possuem debulha mais fácil provocam uma menor contaminação de sabugo no conteúdo. A alta contaminação por sabugo impacta diretamente o valor nutritivo da silagem. A maior presença de sabugo significa maior presença de fibra e menor quantidade de amido.

Estrategicamente, isso pode ser interessante, quando se formula a dieta, já que o nutricionista pode corrigir isso. Dessa forma, não pode-se dizer que isso seja exatamente um problema, mas se a propriedade está interessada em maximizar a produção de amido com um mínimo de sabugo, a escolha do híbrido é muito importante.

Se você quiser saber mais sobre silagem de grãos úmidos, aproveite e confira uma super dica no nosso canal do YouTube. Clique na imagem abaixo para ver:



 
Aproveite e se inscreva no canal e ative as notificações para ficar por dentro de todas as novidades postadas lá! Compartilhe esse vídeo com seus amigos também!

Se quiser saber mais sobre produção e uso de silagem de grãos úmidos, confira o conteúdo completo do curso on-line Produção e uso de silagem de grãos de milho: grãos úmidos, reconstituídos e espigas do EducaPoint. No curso, o professor Thiago Bernardes, da Universidade Federal de Lavras, aborda os principais fatores técnicos que devem ser cuidadosamente executados para o sucesso do uso das silagens de grãos no plano alimentar dos animais.

Esse é um dos mais de 140 cursos oferecidos pela plataforma EducaPoint. Apenas uma assinatura na plataforma garante o acesso a TODOS os cursos! Clique aqui e saiba como assinar.
 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.