ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Quais as finalidades dos sistemas de cruzamento de raças leiteiras?

EDUCAPOINT

EM 12/04/2018

0
0
O melhoramento genético dos animais domésticos depende, basicamente, da mudança das frequências gênicas, causadas por processos direcionados pelo homem, entre eles,  os cruzamentos entre raças.

Os sistemas de cruzamentos de raças leiteiras têm como finalidade explorar a complementariedade e/ou a heterose. Entenda um pouco mais esses conceitos:

Complementariedade

É a possibilidade de se combinar, em um único animal, as características desejáveis das raças paterna e materna.

Heterose

A heterose, também chamada de vigor híbrido, é a superioridade média dos filhos em relação à média dos pais. A heterose pode ser calculada por meio de uma expressão matemática:



Confira os gráficos abaixo:





Vamos supor que a média da progênie oriunda dos cruzamentos dos indivíduos da raça 1 com a raça 2, do exemplo acima, seja de 4.500 quilos. Veja como fica a fórmula matemática:

H = 4.500 – ½ (5.500 + 2500)
H = 4.500 – 4.000 = 500 kg

A heterose, além de poder ser calculada na unidade da característica, pode ser calculada também como percentual. Confira a fórmula usada:


No exemplo acima, a fórmula fica assim:

%H = (500/4.000) x100 = 12,5%

Quais os principais motivos para expressão da heterose?

- Distância entre as raças;
- Condições de ambiente em que os animais são manejados.

É muito importante ter em mente que a definição do esquema de cruzamento deve ser feita com base não só nos objetivos da exploração, mas também, com base nos recursos genéticos e financeiros disponíveis. Não há a necessidade de vender o gado cruzado para comprar matrizes holandesas e gir, por exemplo. Na realidade, todos os animais que já estão na propriedade podem, em algumas situações, ser utilizados no esquema de cruzamento.

Confira, na videoaula abaixo, todas as explicações dadas pelo pesquisador da Embrapa e especialista em Melhoramento Animal, Dr. Marcos Vinicius G. Barbosa da Silva:
 

 

Esta aula foi extraída do curso online Melhoramento genético em bovinos leiteiros, onde o instrutor ensina as melhores formas para aumentar a eficiência de seleção e os ganhos genéticos do rebanho, obtendo, dessa forma, melhores resultados. Confira aqui o conteúdo completo.

Para participar, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.