ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Programas reprodutivos para novilhas: confira os pontos principais a serem considerados

EDUCAPOINT

EM 16/05/2018

0
0
Os programas reprodutivos para novilhas têm como objetivo obter um animal gestante de maneira eficiente, simples e econômica. Confira abaixo um resumo dos principais pontos que devem ser levados em consideração:

Novilhas devem ser inseminadas quando atingirem um certo grau de desenvolvimento corpóreo. Isso é determinado basicamente em função da proporção do seu tamanho em relação ao genótipo da raça do animal adulto.

No caso de vacas holandesas, a novilha deve ser inseminada com 55% do peso adulto, que vai estar em cerca de 350 a 380 quilos de peso vivo.

Em muitos rebanhos, o uso de prostaglandina de detecção de cio diária é o método mais simples de se aumentar a taxa de inseminação e prenhez.

Vale destacar que, mesmo nesses rebanhos, há a oportunidade de se ganhar um pouco a mais, que, nesse caso, significa reduzir o custo por prenhez, se forem implementados programas de inseminação artifiial em tempo fixo (IATF) para a primeira inseminação desde que não se perca em fertilidade. Com isso, insemina-se todos os animais mais rápido, eliminando mais de 60% da população do pool de animais que precisam ser reavaliados e reinseminados, o que tem um valor econômico para o produtor.

Plano de ação para novilhas

1) Programa de cria e recria

É necessário ter um programa de cria e recria para novilhas. É importante avaliar esse programa para ver se está de acordo – não basta apenas implementar IATF, por exemplo, na reprodução. A boa reprodução em novilha requer um animal que esteja preparado para entrar em atividade produtiva. Para isso, é necessário avaliar a cria e a recria.

2) Controle de doenças

É importante ter controle de doenças, porque isso atrasa o crescimento dos animais.

3) Programa de saúde nutricional

É necessário implementar um programa de saúde nutricional para garantir que o animal ganhe peso adequadamente, atingindo os índices de tamanho, desenvolvimento, peso, altura na idade adequada para a primeira inseminação.

4) Instalações e ambiente adequados

É preciso ter instalações e ambiente adequados para que isso seja avaliado. Além disso, o ambiente adequado permite que a novilha expresse cio, já que a detecção de cio é o principal método para determinar se o animal será inseminado ou não.

5) Avaliação de dados

É necessário usar os dados do próprio rebanho para avaliar se o programa está funcionando ou não.

6) Estratégia reprodutiva

É necessário avaliar dentro do contexto de cada rebanho se há a necessidade de mudança. Muitas vezes, os resultados são bons, de forma que a mudança não é imperativa, mas pode haver uma oportunidade escondida, como por exemplo, reduzir custo por prenhez através da manipulação do programa reprodutivo.

Esse conteúdo faz parte do curso on-line Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção, do EducaPoint. O curso, ministrado pelo o professor José Eduardo Portela da Universidade da Flórida, traz o que há de mais recente nas pesquisas sobre reprodução com manejo de bovinos leiteiros.

Clique aqui e confira o conteúdo programático completo desse curso. Assista os vídeos e aprenda com uma das maiores autoridades no assunto, como melhorar a eficiência reprodutiva de rebanhos leiteiros. Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece em um sistema de assinatura o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os usuários têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 110 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente um trecho dos cursos sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente.


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.