ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prejuízos causados pela falta de manejo sanitário do rebanho

EDUCAPOINT

EM 02/03/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0
Uma das coisas que limitam os resultados de uma fazenda de criação de bovinos, seja de corte ou de leite, além do manejo nutricional, é a incidência de doenças, como mastite, doenças reprodutivas, doenças de casco, doenças metabólicas, ecto e endoparasitoses, brucelose, tuberculose, entre outras. A falta de controle dessas doenças pode levar a uma alta incidência das mesmas, que levará a sérios danos à produção.
 
Por isso mesmo, é essencial que as propriedades adotem um programa de manejo sanitário do rebanho, que inclui medidas como vacinação, exames, tratamentos profiláticos, tratamentos curativos, entre outros. 
 
Segundo a Embrapa, o manejo sanitário consiste em um conjunto de atividades regularmente planejadas e direcionadas para a prevenção e manutenção da saúde dos rebanhos. Dessa forma, quando se objetiva prevenir a ação dos agentes patogênicos sobre os animais, utilizam-se as medidas de higiene e de profilaxia sanitária (limpeza e higienização das instalações zootécnicas, desinfecção umbilical do recém-nascido, ingestão precoce do colostro), e quando se pretende manter os animais aptos a resistir à ação dos patógenos, são utilizadas as medidas de profilaxia médica (vacinação, vermifugação e banho carrapaticidas). 
 
O programa de manejo sanitário é fundamental também porque melhora a produtividade do rebanho. Para que ele seja implementado, é necessário identificar os fatores de risco aos quais os animais estão expostos. Além disso, é essencial que sejam realizados diagnósticos, deixando de lado a prática do “achismo”. 
 
As boas práticas de manejo também precisam ser instauradas, pois melhoram a saúde e a produção do rebanho. 
 
⇒ Quer aprender mais? Acesse o conteúdo do curso Princípios básicos para controle sanitário em bovinos de corte. Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar por assinar a Plataforma EducaPoint, obtendo acesso a todos os cursos (mais de 170!) por um preço único!
 
A realização do chamado diagnóstico de situação, que consiste na avaliação da região onde a propriedade está localizada e das características inerentes à propriedade particularmente, é um passo essencial para que se estabeleça um programa de manejo sanitário. Isso porque cada região tem suas particularidades e seus riscos específicos, o que precisa ser levado em consideração na hora de se instaurar um programa de manejo sanitário.
 
Lembre-se sempre: para garantir a sanidade animal, é preciso que a fazenda conte com um serviço veterinário adequado. Além de ser capaz de faz detectar precocemente as doenças e adotar as medidas necessárias para seu controle, o veterinário precisa estabelecer programas de erradicação das doenças no rebanho.
 
Para saber se o manejo sanitário está funcionando, é preciso monitorar a eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho. Se estiver funcionando, os índices começaram a melhorar, como por exemplo, ganho de peso, número de vacas prenhes, peso ao desmame, etc. Com isso, a propriedade se torna mais produtiva e mais competitiva, o que se reverte em melhor retorno financeiro ao produtor. 
 
Um manejo sanitário mal feito - ou inexistente - pode levar a prejuízos econômicos à propriedade devidos à mortalidade e consequente perda de material genético, redução de produção de leite, baixa conversão alimentar e ganho de peso, além de custos diretos e indiretos com o tratamento e a profilaxia de doenças infecto-parasitárias. Os problemas sanitários são em geral de difícil controle uma vez que podem ser ocasionados por diferentes agentes etiológicos tais como vírus, bactérias, protozoários, helmintos gastrintestinais e pulmonares, carrapatos, moscas e micotoxinas.
 
Além dos prejuízos econômicos, deve-se ter em mente que a falta de manejo sanitário também pode gerar prejuízos ao bem-estar animal. A dor e o desconforto causados por problemas de saúde afetam o bem-estar de um animal. Os produtores precisam ser capazes de reconhecer corretamente problemas específicos de saúde animal desde o início, a fim de melhorar o bem-estar animal, bem como o status de saúde animal de seu rebanho.
 
Um outro ponto que precisa ser levado em consideração ao se considerar fazer o manejo sanitário em uma propriedade de criação de bovinos é a questão da saúde pública. Isso porque muitas doenças que afetam os animais são transmitidas aos seres humanos. O controle dos riscos em toda a cadeia alimentar é realizado quando se trabalha com o manejo sanitário na fazenda. Quando se tem animais sadios, os produtos derivados, como carne e leite, chegarão à mesa do consumidor ou à indústria de processamento com muito mais segurança. 
 
Para maximizar a produtividade na pecuária o manejo sanitário deve ser realizado considerando as ocorrências das doenças no rebanho, sempre tendo em mente que a produção está alicerçada em quatro pontos chaves: genética, nutrição, sanidade, manejo. A prevenção é sempre preferida ao tratamento. Os protocolos de gestão da saúde do rebanho e de biossegurança podem ajudar a prevenir e conter doenças.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures