ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que animais cruzados apresentam melhor qualidade de carne e maior rendimento de carcaça?

EDUCAPOINT

EM 08/01/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0
Os sistemas eficientes de produção pecuária buscam constantemente atender as demandas do mercado, que se mostra cada dia mais exigente. Uma das exigências que só cresce no mercado atualmente diz respeito à qualidade da carne. Hoje em dia, o consumidor está buscando carne cada vez melhor para seu churrasco de final de semana.

O cruzamento industrial tem sido utilizado como uma destas ferramentas para trazer ganhos ao sistema. A estratégia mais comum dos pecuaristas é o cruzamento entre taurinos e zebuínos, visando uma progênie de maior precocidade e melhor qualidade da carne, entre outras vantagens.

Por que animais geneticamente superiores produzem uma carne de maior qualidade e um maior rendimento de carcaça?

O que as pesquisas mostram é que quanto mais cedo se abater o animal e quanto melhor for seu nível de acabamento, melhor será a qualidade da carne, independentemente da raça.

Assim, se uma novilha Nelore for tratada com altos níveis de suplementação e abatida aos 14 meses com 13 arrobas, com certeza a qualidade da carne desse animal será muito alta, apresentando alta maciez e suculência.

No entanto, poucos animais Nelore são tratados dessa forma no sistema de produção brasileiro. Em contrapartida, quando se tem animais geneticamente melhores, que apresentam capacidades produtivas maiores, ou seja, apresenta maior rendimento e maior ganho de peso, esses são abatidos mais cedo, refletindo em melhor qualidade de carne.

O rendimento dos animais, ou seja, a proporção de componente carcaça após o abate dos animais, é um fator muito importante. Quando se compara uma animal zebu com um animal taurino ou cruzado, encontra-se rendimentos de até 63% para esses últimos, com dados da literatura ainda maiores, chegando a 80%.

Por que no Brasil não se encontra rendimentos tão altos? Porque o modelo de abate no País, ou seja, a forma como os animais passam pelo toalete no frigorífico, refletem em menor rendimento.

No entanto, ao se comparar o rendimento de animais Nelore com animais F1 do cruzamento de Nelore e Angus, considerando o mesmo sistema de produção, os animais cruzados apresentam maior rendimento. O que reflete nessa resposta é são as características que esse animal herdou do seu cruzamento. Isso porque o período de seleção dos animais taurinos é de cerca de 300 anos (início nos anos 1700), enquanto os animais zebu foram selecionados apenas a partir de 1900.

Então quer dizer que o zebu pode chegar a ter essas características com mais tempo de seleção? Provavelmente. É provável que se tenha animais zebu com a mesma habilidade de ganho de peso que o animal cruzado. Mas para que isso aconteça, anos de seleção ainda são necessários.

Por fim, pode-se concluir que a qualidade da carne dos animais F1 (Nelore x Angus) é superior devido a:

- Abate precoce;
- Maior deposição de gordura na carcaça.

Isso garante maciez e suculência, que refletem em maior qualidade de carne.

Você trabalha com cruzamento industrial? Está querendo implantar essa tecnologia no seu rebanho? Aprenda mais sobre isso no curso on-line F1 Nelore/Angus: é viável investir em um animal geneticamente melhor?, do EducaPoint.

Confira artigo relacionado: Quando é viável usar o creep-feeding?
 

O EducaPoint possui uma grande quantidade de cursos on-line voltados para a indústria de carne. Confira aqui as opções. Todos esses cursos (e todos os demais temas oferecidos, com mais de 130 até agora) estão incluídos em uma assinatura única. Saiba como funciona!
 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular


Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures