ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

LINA: instabilidade do leite afeta toda a cadeia produtiva

EDUCAPOINT

EM 10/06/2019

3 MIN DE LEITURA

1
3
A estabilidade do leite é analisada de forma simples, direta e rápida, através do teste do álcool. No entanto, o que acontece é que algumas amostras de leite reagem positivamente ao teste, formando coágulos, mas o leite, na realidade, não está ácido! Neste caso, temos o leite instável não ácido, mais conhecido como LINA.

A instabilidade do leite afeta toda a cadeia leiteira, e não somente o produtor de leite, que tem seu produto rejeitado. Isso porque, quando se trabalha com leite de pior qualidade, os seguintes pontos são afetados:

1) Ganho do produtor, que tem risco do seu leite ser rejeitado

Não é raro escutarmos reclamações de produtores que tiveram o leite produzido em sua propriedade recusado pela indústria, alegando instabilidade da matéria-prima. Ainda, que houve variações na estabilidade em períodos muito curtos de tempo.

Neste caso o produtor pode ser seriamente afetado pela instabilidade do leite. Isso porque o transportador não captou o leite que não passou no teste do álcool, causando um enorme transtorno. O que o produtor pode fazer com esse leite, se ele não pode ser armazenado, já que é um produto perecível?

Além disso, isso gera enormes preocupações para o produtor, em termos de questionar a qualidade do seu produto. Será que seu leite não presta? Será que o leite está ácido?

Ao desconfiar da acidez do leite, o produtor faz o teste da fervura, no qual geralmente o produto não apresenta alteração. Muitas vezes, o mesmo tem sérias dificuldades em encontrar informações sobre o leite instável não ácido para saber como proceder e evitar que esse problema ocorra novamente em sua fazenda.


2) Processamento do leite na indústria

A indústria depende dos produtores de leite, de forma que a ocorrência do LINA, que impede a captação do produto, também afeta diretamente seu processamento. Assim, ocorre uma redução na oferta de matéria-prima.

Outro fator que pode influenciar é que o leite instável pode aumentar os depósitos nos equipamentos industriais, sobretudo os equipamentos destinados a processos térmicos mais severos, como esterilização e produção de leite em pó.

Isso leva à necessidade de fazer limpezas mais frequentes, o que pode gerar prejuízos à industria. No entanto, esse impacto nos equipamentos varia de acordo com o que está sendo produzido.

3) Produtos ao consumidor

O consumidor acaba sendo indiretamente afetado, devido aos prejuízos causados nos processos anteriores da cadeia leiteira, o que acabará afetando a oferta e o preço dos lácteos. Além disso, pode haver diferença na composição do leite instável não ácido,  que poderia afetar a composição dos produtos finais.

No entanto, as pesquisas mostram que as diferenças no teor de lactose, proteína e gordura do leite LINA são muito pequenas com relação ao leite normal, sendo mais pronunciada na questão da lactose.

Assim, é importante ressaltar que melhorar a estabilidade do leite tem um efeito sistêmico, impactando toda a cadeia de produção. Por isso, torna-se muito importante o acesso a informações de qualidade sobre o LINA, para que isso seja evitado e a cadeia leiteira tenha uma melhora como um todo.

Se você quiser ficar muito bem informado sobre esse tema, acesse o conteúdo completo do curso on-line LINA: um problema de qualidade ou manejo, do EducaPoint. Ao longo do curso, a Drª Vivian Fischer, professora da Universidade Federal do Rio Grande Sul, fala sobre diversos aspectos que podem impactar na estabilidade do leite, como a composição da dieta, o ambiente, as práticas de manejo, a sanidade, a raça dos animais, o estádio de lactação, entre outros.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são 150 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2019

Leite Lina não existe, o que existe é um exame de desidratação por álcool que nenhum país sério usa mais, justamente por erros de leitura! Testar estabilidade térmica e ou acidez do leite por alizarol é a mesma coisa que jogar moeda pra cima, cara tá ácido, coroa não está!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures