ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Integração lavoura-pecuária-floresta: por que a Fazenda Boa Fé investiu nesse sistema?

EDUCAPOINT

EM 07/05/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1
A Fazenda Boa Fé, em Conquista, MG, produz cerca de 10.500 litros de leite por dia, com 380 vacas em lactação. Dentro de seu sistema, há 38 hectares dedicados à integração lavoura-pecuária-floresta. Por que a fazenda investiu nesse sistema?

Conceito básico

O projeto de integração lavoura-pecuária-floresta da Fazenda Boa Fé nasceu dentro de um conceito muito importante, alinhado com a missão da propriedade, que é produzir alimentos, genética e tecnologias, transformando vidas e proporcionando de forma longeva e sustentável qualidade de vida para as pessoas.

A Fazenda Boa Fé decidiu, então, estender essa qualidade de vida não apenas para as pessoas que trabalham e se relacionam com a empresa de alguma forma, mas também, para o meio-ambiente, além de estender para os elementos produtivos desenvolvidos para a agricultura e para a pecuária.

Assim, foi com o conceito de proporcionar qualidade de vida para todos que nasceu esse projeto de integração lavoura-pecuária-floresta da Fazenda Boa Fé.

Conceito técnico

Há também um conceito mais técnico. O conceito da integração lavoura-pecuária-floresta consiste em alcançar flexibilidade e versatilidade no uso do solo para produção agrícola, pecuária e a exploração de espécies florestais, na linha de tempo definida pela espécie florestal, que no projeto dessa fazenda é de 12 anos.

Aspecto econômico

Há também um ponto muito importante: o nível de rentabilidade que a integração lavoura-pecuária-floresta proporciona para a fazenda.

Considerando a exploração das culturas agrícolas que foram instaladas e que podem ser instaladas ainda, somando-se com a rentabilidade da exploração pecuária, seja para leite ou para corte, como também a exploração das espécies florestais, nesse caso, o eucalipto, no horizonte de 12 anos, a rentabilidade líquida anual é maior no sistema integrado do que quando se explora cada uma dessas atividades individualmente.

Objetivos práticos do projeto

1) Proporcionar uma exploração integrada das três atividades, lavoura-pecuária-floresta, que proporcionasse maior rentabilidade por hectare.

2) Permitir cobertura permanente do solo, por meio do sistema de plantio direto, melhorando a fertilidade do solo.

3) Ter um sistema de produção eficiente e que proporcione bem-estar animal.

Confira abaixo o engenheiro agrônomo, Jônadan Ma, gerente da Fazenda Boa Fé, explicando em detalhes todos os motivos que levaram a fazenda a aderir ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta:

 

Esse vídeo faz parte do curso online que mostra com detalhes toda a rotina da Fazenda Boa Fé.

Assista a este treinamento e conheça todos os setores produtivos da fazenda Boa Fé, desde o manejo das vacas em produção (em compost barn e free stall), passando pela criação de bezerras e novilhas, manejo reprodutivo (100% TETF), programas sanitários, condicionamento de novilhas pré-parto, até um detalhamento sobre a gestão financeira e econômica do sistema, com riqueza de detalhes quanto a índices produtivos, custos de produção e metas futuras. Confira!

Para participar desse treinamento, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 110 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures