ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importância do treinamento corporativo: conheça os benefícios

EDUCAPOINT

EM 06/06/2023

6 MIN DE LEITURA

0
1

Hoje em dia, a qualificação dos colaboradores é essencial para o crescimento das empresas. Por isso, compreender a importância do treinamento corporativo pode ser o passo decisivo na busca de uma maior competitividade no mercado. 

A vantagem é que a sua companhia pode escolher aquele treinamento que mais se adéqua às necessidades dos colaboradores e dos diversos departamentos. 
 

Quer preparar o capital humano da sua empresa e garantir os melhores resultados? Então, vem com a gente e descubra a real importância do treinamento corporativo.


 

O que é treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é uma ação que visa a educação dos colaboradores nos mais diversos aspectos, como desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, psicológicas e emocionais.

Nesse sentido, os treinamentos corporativos podem acontecer de maneira presencial ou online, com aulas práticas e teóricas, mas sempre tendo como referência o perfil e a função de cada funcionário. 

As capacitações são, normalmente, voltadas para a melhora no desempenho das habilidades e funções dos profissionais.
 

Qual a importância do treinamento corporativo?

Entendendo o que é treinamento corporativo, vamos focar agora na importância e nas vantagens para um negócio. 

Listamos abaixo os motivos para implantar uma cultura de treinamento corporativo na sua empresa agora mesmo. Confira!
 

  • Conteúdo exclusivo ao contexto da sua empresa

Ao implantar uma cultura de treinamento corporativo, é possível ter acesso a um conteúdo exclusivo e direcionado para o contexto da sua empresa.

Você pode selecionar os conteúdos mais adequados aos seus times. Um conteúdo relevante e adequado às necessidades dos colaboradores é fundamental em todo processo de capacitação.
 

  • Engajamento e interação

A rotina de treinamento é extremamente importante, porém, estimular o engajamento é a atitude que irá criar a rotina de aprendizado. 

Lembre-se que trazer um conteúdo relevante é um jeito de engajar. Além disso, oferecer reconhecimento, premiações e gamificação são estratégias que aumentam o engajamento, criando uma rotina, que leva ao aprendizado.

 

  • Melhoria na performance

Conhecimento gera uma melhoria na performance dos colaboradores; afinal, ao aprender sobre assuntos técnicos ou mesmo comportamentais, a tendência é que todo esse aprendizado seja aplicado nas atividades, melhorando a performance.
 

  • Horário flexível e otimização do tempo

Hoje, é possível oferecer treinamentos com horários mais flexíveis, principalmente nas capacitações que acontecem online.

As aulas podem acontecer no dia e horário que for mais conveniente para o funcionário e necessidades da sua empresa. A vantagem é que o colaborador não precisa se deslocar para a instituição de ensino, gerando, assim, uma maior otimização do tempo dos colaboradores que, inclusive, é um recurso cada vez mais escasso.

Claro que tudo isso refletirá também em uma redução de custos de deslocamento, incluindo o transporte, alimentação e hospedagem. 
 

Como desenvolver treinamento corporativo efetivo?

Sabendo a importância do treinamento corporativo, confira como implementá-lo na sua empresa para que ele gere realmente resultados tanto para os colaboradores quanto para a companhia. 

Dá uma olhadinha nas etapas fundamentais:

  • Faça um diagnóstico da empresa

O primeiro passo para estabelecer uma rotina de treinamentos é fazer um diagnóstico completo da sua empresa. A proposta é fazer um mapeamento das necessidades e deficiências de cada setor e colaborador. 

Além disso, essa etapa é importante também para alinhar a rotina de treinamento com os objetivos da sua empresa, além de ajudar a entender quais os problemas, erros e falhas de cada área para propor os temas certos. 
 

  • Planeje o treinamento corporativo

Entendendo a importância do treinamento e a situação da sua empresa, essa etapa é destinada ao planejamento das capacitações. Nessa fase, é preciso levar em consideração as estratégias do negócio, qual o orçamento disponível, quais as modalidades apropriadas para cada área e como o treinamento deve ser feito, periodicidade, etc. 
 

  • Liste os conteúdos importantes

Após desenhar um plano de treinamentos, é preciso listar os conteúdos mais importantes para serem aplicados em determinado período. É importante listar, inclusive, os temas gerais e assuntos específicos. 
 

  • Considere treinamentos online

Se você não pretende investir uma grana alta em treinamentos corporativos ou mesmo criar uma estrutura para capacitações presenciais, uma boa opção são os treinamentos online, os quais são cada vez mais comuns nas empresas, hoje em dia.

A vantagem é que nesse formato, sua empresa pode escolher uma plataforma como a EducaPoint, onde os colaboradores podem ter acesso a aulas com profissionais renomados, em horários flexíveis e com conteúdos exclusivos. 
 

Como avaliar os resultados do treinamento corporativo?

Muito mais do que entender a importância do treinamento corporativo e como implementá-lo na sua empresa, é preciso saber quais são os resultados que essas ações proporcionam.

Sendo assim, listamos os principais aspectos que precisam ser avaliados ao implantar uma cultura de treinamentos corporativos. Confira!

  • Obtenha feedback dos colaboradores

Ao realizar capacitações na sua empresa, é preciso solicitar feedback dos colaboradores em relação ao curso e o nível de aprendizagem. 

Entenda o que pode ser melhorado, se há algum ponto que merece atenção e tudo que puder para tornar esses treinamentos eficientes.
 

  • Fique de olho na taxa de adesão

Outro ponto importante é observar a taxa de adesão dos funcionários. Acompanhe os dados de acesso aos cursos e também solicite ao gestor da área acompanhar de perto os treinamentos e frequência.
 

Quais as competências dos treinamentos devem desenvolver?

A importância do treinamento corporativo também está relacionada com o desenvolvimento das equipes. 

Nesse sentido, essas capacitações devem auxiliar nas mais diversas competências e habilidades, como criatividade, delegação de tarefas, relacionamento interpessoal e feedback, comunicação oral, liderança, autonomia e gestão de pessoas.

Além disso, essa rotina deve proporcionar ainda habilidades de caráter técnico, ou seja, treinamentos direcionados para as tarefas produtivas exercidas no dia a dia. 
 

Conclusão

Agora que você já sabe qual a importância do treinamento corporativo, que tal começar a planejar uma rotina de capacitações na sua empresa?

Se você busca os melhores treinamentos online para seu time, confira as Soluções Corporativas EducaPoint, com projetos personalizados para as necessidades de cada cliente corporativo.

As plataformas corporativas EducaPoint são customizadas. Sua empresa pode selecionar os temas relevantes, incluindo conteúdos exclusivos.

Você consegue ainda personalizar a capacitação por equipes, dividindo os colaboradores em diferentes grupos de treinamento, levando conteúdo qualificado para cada perfil.

Outra vantagem é que o acesso é ilimitado e flexível, facilitando ainda mais o aprendizado.

Para saber mais, acesse as Soluções Corporativas EducaPoint, e ofereça a melhor capacitação para seus colaboradores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures