ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Hard Skills e Soft Skills: entenda as principais diferenças entre elas e veja exemplos para desenvolvê-las

EDUCAPOINT

EM 22/12/2022

5 MIN DE LEITURA

0
0

Você é um profissional em busca de uma colocação no mercado de trabalho ou é um gestor procurando implantar ou evoluir a cultura de capacitação? Então, você precisa conhecer os conceitos hard skills e soft skills.

Conhecer esses termos é importante para conseguir identificar as habilidades de um profissional e, assim, considerá-las na hora de se candidatar para uma vaga ou mesmo para fazer um processo seletivo. 

Quer entender melhor o que são esses conceitos, principais diferenças e os melhores exemplos de hard skills e soft skills? Então, vem com a gente e acompanhe o nosso artigo!

 


O que são Hard Skills?


Hard skills é um termo em inglês que está relacionado com as capacitações técnicas de um profissional, que são comprovadas por meio de certificados, diplomas, cursos, conhecimento em uma língua estrangeira, títulos e testes. 

Basicamente, hard skills compreende todo o processo de aprendizado que um profissional adquire ao longo da vida, sendo representado por aspectos físicos, como as certificações ou aspectos tangíveis, como falar um idioma estrangeiro. 

Normalmente, essas competências podem ser conferidas em currículos ou em perfis de redes profissionais, como o Linkedin, por exemplo, uma maneira de confirmação técnica da habilidade de um profissional. 

 


O que são Soft Skills ?


Já a soft skills é um termo usado para identificar as habilidades pessoais e que não são tangíveis em um profissional.

Dessa forma, essas características profissionais não podem ser comprovadas, por exemplo, com um diploma ou certificado. As soft skills são confirmadas diariamente no ambiente de trabalho,  durante conversas ou entrevistas de emprego.

Entre elas estão a facilidade de comunicação, flexibilidade, liderança, resolução de conflitos, capacidade de trabalhar sob pressão, empatia, etc. 

 


Quais as principais diferenças entre Hard Skills e Soft Skills?


Entendendo o que é soft skills e hard skills é fácil saber quais como elas se diferenciam. Mas para ficar claro esses conceitos, pense da seguinte forma: hard skills podem ser representados por certificados, diplomas ou testes práticos.

Já as soft skills são habilidades que não podem ser identificadas de forma física, ou seja, são aspectos intangíveis, que podem ser percebidas por meio da convivência. 

 


Como desenvolver habilidades hard e soft skills?


O desenvolvimento das habilidades soft skills e hard skills não são iguais. Enquanto, as hard skills podem ser adquiridas ao longo do tempo por meio de treinamentos, cursos ou capacitações, as soft skills não seguem, necessariamente, a mesma regra.

Isso acontece porque, muitas vezes, essas habilidades são inerentes àquele indivíduo, outras, no entanto, podem ser trabalhadas, como o desenvolvimento de um senso de liderança ou facilidade de se comunicar, por exemplo. 

No entanto, é possível que em ambos os casos, os profissionais possam se desenvolver em diferentes aspectos. Por isso, um profissional que une as habilidades soft skills e hard skills têm muito mais chances de conseguir bons empregos e cargos. 

 


Quais os benefícios de hard skills?


O desenvolvimento de hard skills no ambiente corporativo pode ser benéfico não somente para o profissional, que pode conseguir bons cargos e salários, mas também para as empresas.

Isso porque, o profissional com boas hard skills são capazes de fazer com que as atividades diárias sejam realizadas com mais fluidez e de maneira mais produtiva, obtendo, assim, uma melhor performance e resultados satisfatórios. 

 


Quais os benefícios de soft skills?


Os benefícios do desenvolvimento de soft skills são os mais variados. Profissionais com habilidades, como liderança, facilidade de comunicação, flexibilidade, liderança, resolução de conflitos, capacidade de trabalhar sob pressão, empatia são capazes de trabalhar de forma mais produtiva.

Afinal, ele possui habilidades psíquicas para trabalhar sob pressão, por exemplo. Além disso, um profissional com habilidades soft skills também trabalha com mais foco e tranquilidade, diminuindo a possibilidade de erros durante o trabalho.

Além disso, esses profissionais também conseguem trabalhar melhor em equipe, promovendo um ambiente mais harmônico e leve, fortalecendo, assim, o laço no espaço corporativo. 

Ao ter profissionais mais bem preparados tanto na parte técnica quanto na parte emocional e psicológica, as empresas ganham em diferentes aspectos, como retenção de talentos, alto desempenho, aumento de vendas e, claro, obtêm muito mais lucro. 

 


Como a empresa pode auxiliar no desenvolvimento de Hard e Soft Skills?


Para quem é gestor e procura desenvolver habilidades em seus colaboradores, é importante que você leve em consideração esses três aspectos para ter profissionais com habilidades soft skills e hard skills

 


Treinamento corporativo


Para contribuir com o desenvolvimento das habilidades soft skills e hard skills, a empresa pode propor a realização de treinamentos, capacitação e integrações, que aprimoram as habilidades.

Mas antes é importante que sejam analisados os perfis dos profissionais e suas respectivas necessidades para, assim, propor os treinamentos certos. 

 


Gamificação


Outra estratégia muito eficiente para desenvolver as qualidades de hard skills e soft skills é a gamificação, que utiliza competentes rotineiros de jogos em diversas situações, como onboarding e atividades diárias. 

A proposta é usar estratégias que recompensem os colaboradores na busca por uma meta, por exemplo. É possível usar essa metodologia para o desenvolvimento de hard skills, onde o colaborador absorve ensinamentos por meio de dinâmicas. 

No caso do desenvolvimento das soft skills, é possível desenvolver habilidades diferentes, como trabalho em equipe e motivação. 

 


Utilização de Plataformas Digitais


Para desenvolver as habilidades soft skills e hard skills, use plataformas digitais, como o EducaPoint, que oferece capacitações variadas para profissionais das mais diversas áreas. 

O EducaPoint oferece aulas dinâmicas e gravadas, permitindo que os alunos assistam aos vídeos quando e como quiserem. 

Uma das vantagens de plataformas educacionais, como o EducaPoint, é contar com professores especialistas em várias áreas do agro, como gestão, pecuária e agricultura. 

 


Conclusão


Agora que você já sabe que o desenvolvimento das habilidades soft skills e hard skills é essencial para o sucesso profissional e também para o crescimento das empresas.

Na hora de oferecer e  fazer os melhores cursos, seu lugar é no  EducaPoint. Acesse o site e encontre as capacitações que você ou sua empresa precisa!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures